sábado, março 31, 2007

Agronomia - 28; Direito - 27


Introdução:

Grande expectativa para o confronto entre o 1º e o 2º classificado do Campeonato Nacional de Honra, a Agronomia e o Direito respectivamente. O vento continuava a soprar forte e na Tapada essa situação verificava-se com mais intensidade ainda. Antes do jogo começar houve uma pequena cerimónia de homenagem aos jogadores de ambas as equipas, que levaram Portugal ao Campeonato do Mundo.

O resultado por vezes diz muito sobre o jogo e por outras vezes é uma mentira total ao que se passou efectivamente em campo. Neste caso, o resultado traduz de facto o que se passou em campo com um jogo equilibrado, onde a posse de bola no meio campo adversário foi repartida em ambas as partes já que o vento foi claramente um factor determinante, mas foi igualmente determinante a forma desconcentrada como a Agronomia entrou em campo (jogando a 1ª parte contra o vento) contrastando com a forma como o Direito entrou no jogo. Valeu à Agronomia a excelente reacção na 2ª parte, que apesar de estarem com o vento a favor, foram muito mais agressivos no ataque e na defesa, mas valeu também os 3 pontos conquistados na 1ª Parte através de uma penalidade aos postes!
A Agronomia vinha de uma vitória bem expressiva frente ao Cascais e queria continuar a igualar o números de jogos realizados com vitórias. Conseguiu de forma bem "suada" mas fizeram por isso, principalmente pela forma como conseguiram reagir na 2ª Parte à desvantagem (3-22). O vento era de facto forte e ainda por cima jogavam contra ele na 1ª Parte, mas não se compreende como é que a Agronomia entrou tão mal a defender, principalmente nas linhas atrasadas. De referir que 2 dos 3 ensaios marcados na 1ª Parte por parte do Direito, foram por falhas claras nas placagens dos jogadores da casa ao homem que transportava a bola. Com Cardoso Pinto a titular a Agronomia não conseguia fazer uso do seu belo pontapé, aliás, os Agrónomos só viriam a marcar uma penalidade aos postes na 1ª Parte, que apesar de tudo foi fundamental nos "números" da vitória! De referir que a Agronomia não perdeu nenhuma "melee", mas sentiram muitas dificuldades nessa formação estática, já que eram claras as dificuldades de Luís Pissara em abrir a bola para os 3/4. Vimos muitas das vezes o poderoso nº8 Conrad a ter que ser ele próprio a sair com ela, embora por vezes era opção táctica! Na 2ª Parte a Agronomia ficou com o vento a favor, mas talvez o intervalo tenha sido o maior responsável pela reviravolta, pois a Agronomia parecia claramente outra equipa, fizeram muita pressão na saída de bola dos "advogados". Souberam aproveitar os erros do adversário já que os dois primeiros ensaios marcados foram conseguidos através de uma bola perdida do Direito nos seus "22" e de uma "Touche" perdida do Direito também nos seus "22". Além disso os pontapés de Cardoso Pinto começaram a criar dificuldades nas linhas atrasadas do Direito que punham poucos homens nas partes mais recuadas do terreno. Por outro lado a equipa ganhou claramente uma maior agressividade a defender, mas também atacar já que na 1ª Parte o jogo ofensivo da Agronomia era lento, com erros e era muito denunciado, aliás os "turn overs" que o Direito conseguiu, foram quase todos na 1ª Parte (8 no total). Um último comentário para os Avançados que na 2ª Parte conseguiram defender melhor e conseguiram também melhorar nos "ruck's" com especial destaque para Conrad e Jacques Roux, um nº8 e um "asa" muito difíceis de placar, com Conrad a entrar mais "baixinho" como há tempos tinha alertado que se ele o fizesse causava ainda mais dificuldades! De referir ainda que a Agronomia perdeu 5 "Touches" em 13 (1 das quais nos "22" do Direito), falhou 8 placagens em 38 (duas das quais deram ensaio ao Direito), mas conseguiu por 5 vezes conquistar a bola nos seus "22".

O Direito entrou no jogo com o objectivo claro da vitória. Na moeda ao ar o capitão do Direito escolheu campo, ou seja, quis começar a jogar com o vento a favor. Talvez não esperassem tantas facilidades no inicio do jogo, pois aos 17 Minutos já tinham feito o resultado da 1ª Parte. O Direito entrou de forma muito concentrada "fechando" muito bem as linhas de passe do adversário e defendendo com muito apoio nas linhas atrasadas. Depararam-se com uma Agronomia muito "mole" a defender, mas não se pode tirar o mérito a uma equipa que trabalhou muito bem nos Avançados com a transição da bola a ser muito bem feita nas linhas atrasadas com vários jogadores a surgirem "lançados". Como já aqui foi dito o Direito "mandou" nas "melee's" com uma primeira linha a entrar muito "baixinho". Por outro lado conseguiram anular os "ímpetos" ofensivos da famosa 3ª linha da Agronomia. Foram muito inteligentes nesse capítulo bem como nas jogadas ofensivas aproveitando uma certa desorganização da Agronomia. Mas nem tudo são "rosas", pois ainda na 1ª parte não conseguiram nos últimos minutos dilatar a vantagem pois falharam algumas bolas nos "22" do adversário e o exemplo disso são as 5 bolas conquistadas nessa área por parte dos homens da casa. Na 2ª Parte além da reacção do adversário e do vento "contra" a equipa pareceu "adormecer" um pouco apesar de nos primeiros minutos ter conseguido afastar o jogo do seu meio campo. Mas após uma bola "perdida" nos seus "22" e uma "Touche" perdida o Direito permitiu ao adversário aproximar-se de forma muito rápida. Apesar de tudo o Direito consegue reagir à desvantagem com os Avançados novamente muito bem a trabalhar o ruck, depois de jogar uma penalidade à mão perto da linha dos "22" da Agronomia, mas não conseguiram resistir ao vento e ao "pontapé" de Cardoso Pinto que começava aparecer no jogo. De referir ainda que o Direito perdeu duas bolas nos seus "22" (como já aqui foi dito, uma dessas perdidas deu ensaio da Agronomia), perdeu 7 "Touches" em 13 (2 nos "22" da Agronomia e 1 que deu ensaio dos Agronomos) e por outro lado conseguiu ganhar por 7 vezes a bola nos seus "22". Apesar de tudo o Direito leva para casa 2 pontos de bónus já que marcou 4 ensaios e perdeu apenas por 1 ponto!



Resumo do Jogo:


O vento jogava a "favor" do Direito e como tal aos 4 minutos o Direito marca o seu primeiro ensaio após instalar-se no meio campo do adversário com o jogador da Agronomia a falhar a placagem ao homem que viria a marcar o ensaio. O Pontapé foi convertido. Aos 8 minutos a Agronomia reage e consegue converter uma penalidade aos postes com uma das poucas jogadas de ataque bem conseguidas das linhas atrasadas que assistimos na 1ª Parte. Aos 11 minutos o Direito consegue converter uma penalidade aos postes. Aos 14 minutos o Direito volta a marcar ensaio com os Avançados a trabalharem bem no "ruck" criando vários pontos de fixação antes de o jogo ser aberto até à "ponta". O pontapé foi convertido. Aos 17 minutos uma "auto-estrada" aberta pelos homens da casa permite ao Direito fazer o seu 3º Ensaio. O pontapé não foi convertido.


Fim da 1ª Parte: Agronomia - 3; Direito - 22


Agora era a vez da Agronomia jogar com o vento a favor. Aos 50 minutos e após os homens do Direito perderem uma bola nos seus "22" os Agrónomos conseguem chegar ao seu primeiro ensaio. O pontapé foi convertido. Aos 55 minutos os homens da casa aproveitam uma "Touche" perdida do Direito nos seus "22" para reduzir a diferença marcando mais um ensaio. O pontapé não foi convertido. Aos 61 minutos e já a pensar no resultado a Agronomia beneficia de uma penalidade aos postes que Cardoso Pinto converte. Aos 67 Minutos a Agronomia passa para a frente do marcador com a marcação de um ensaio, após jogar penalidade à mão. O pontapé foi convertido. O Direito reage logo a seguir e aos 69 minutos após uma falta no "ruck" por parte de um jogador da casa o Direito joga à mão a penalidade e consegue passar novamente para a frente do marcador. O pontapé não foi convertido. Aos 71 Minutos Cardoso Pinto daria a vitória aos da casa com a conversão de uma penalidade aos postes. Ainda antes do fim do jogo há uma tentativa de "drop goal" por parte de Cardoso Pinto (76 Minutos) e duas penalidades aos postes não convertidas 77 minutos e 81 minutos respectivamente pelo mesmo jogador!


Fim da 2ª Parte: Agronomia - 25; Direito - 5


Fim do Jogo: Agronomia - 28; Direito - 27



Estatística:



Agronomia Geral Direito
28 Resultado 27
3 Ensaios 4
2 Conversões 2
3 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
3 1ª Parte 22
25 2ª Parte 5

Agronomia Situações de Jogo Direito
10 "Melee Ganhas" 8
0 "Melee Perdidas" 1
8 "Touches" Ganhas 7
5 "Touches Perdidas" 6
20 Penalidades Concedidas 10
6 Penalidade "à Mão" 2
9 Penalidade "à Touche" 7
5 Penalidade "Postes" 1
3 "Mauls" Ganhos 2
30 Placagens bem sucedidas 33
8 Placagens falhadas 13
79% % Placagem 71.7%
4 "Turn Overs" 8
8 Erros 9
4 Vantagem 4
0 Vantagem "progressão" 2
4 Vantagem não aproveitada 2
0 Bola Perdida "22" 2
5 Bola Ganha "22" 7



Ao Minuto:



Inicio do Jogo: 16h04

4 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Direito
Penalidade "Postes" Convertida - Agronomia
8 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Agronomia
11 Minutos - Penalidade "Postes" convertida - Direito
14 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Direito
17 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Direito

Fim da 1ª Parte: 16h44

Inicio da 2ª Parte: 16h50

42 Minutos - Substituição - Direito
50 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Agronomia
53 Minutos - Substituição - Direito
55 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Agronomia
61 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Agronomia
64 Minutos - Substituição - Agronomia
67 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Agronomia
69 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Direito
71 Minutos - Penalidade "Postes" convertida - Agronomia
76 Minutos - Drop Goal não convertida - Agronomia
77 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Agronomia
81 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Agronomia

Fim do Jogo: 17h31


P.S. Foto retirada do blog do CDUL (www.cdul.blogspot.com) onde poderão ver mais fotos deste jogo!


CDUL - 19; Técnico - 17


Introdução:

Estava um inicio de tarde muito "ventoso" em Lisboa e em particular no Estádio Universitário, o que me levava a pensar que isso poderia prejudicar o jogo em si, obrigando as equipas a jogar à muito à mão contra o vento, o que acabaria por ser benéfico para o CDUL e jogar muito ao pé se estivessem a favor do vento, ideal para o pontapé do nº15 do Técnico, Joe Gardener. Felizmente para o espectáculo, o vento acalmou minutos antes da partida iniciar, mas mesmo assim ele fez-se sentir algumas vezes.
Foi um jogo extraordinariamente bem disputado em que o CDUL ganhou com toda a justiça já que teve mais posse de bola no meio campo contrário (perto de 42 Minutos de posse de bola total, com 65% a ser no meio campo do Técnico) que o adversário. Apesar de tudo foi o Técnico que quase no final esteve à beira de ganhar o jogo, ou seja tivemos resultado incerto até ao último minuto dos descontos (6 minutos, segundo as minhas contas; um exagero convenhamos!)

O CDUL vinha de uma vitória muito importante frente ao Benfica e queria continuar a somar pontos para manter o 3º lugar no Campeonato de Honra. Sem poder contar com alguns jogadores importantes do seu plantel (em Hong Kong com a Selecção de Sevens) esperava-se um CDUL com menos fulgor ofensivo e com menos "força" nos Avançados. As ausências não se fizeram notar muito já que o CDUL esteve muito bem, principalmente nas linhas atrasadas onde os seus jogadores fizeram excelentes movimentações que por vezes baralhava completamente a equipa contrária, com especial destaque para os "centros" e o arriere que subiram muito no terreno ultrapassando por diversas vezes a linha da vantagem. Aliás metade dos ensaios do CDUL foram obtidos assim, com especial atenção para o 2º ensaio em que os jogadores do CDUL jogaram desde a sua linha dos "22" até à linha de validação com a "bola sempre a jogar". Apesar de tudo o Técnico estava avisado para essa movimentações e conseguiram em muitas situações travar essas movimentações e como tal os jogadores do CDUL foram inteligentes e "atacaram" mais a "ponta" do lado aberto já que o 2º centro e "ponta" adversário "subiam" de forma lenta na defesa. No ataque já percebemos que o CDUL esteve muito bem, apesar de nalgumas situações falhar o último passe, principalmente nos "22" do adversário onde o Técnico ganhou por 9 vezes a bola! Jogaram a 1ª Parte contra o vento e portanto esse jogo à mão foi mais visível com jogadas de muito belo efeito. Em termos defensivos estiveram seguros exceptuando nos rucks, onde permitiram ao adversário roubar a bola por algumas vezes. Por outro lado sofreram o primeiro ensaio por um jogador falhar uma placagem. Jogaram os últimos minutos da partida com menos um jogador e aí, apesar do Técnico já estar desgastado fisicamente, defenderam com "unhas e dentes" o resultado, quase sempre no seu meio campo, conseguindo ganhar nesse período quase metade das bolas conquistadas nos seus "22" durante o jogo todo (5 no total). Por fim e ainda no aspecto defensivo estiveram muito bem a defender os pontapés do Joe Gardener, apesar de terem contado com uma tarde pouca inspirada do mesmo, mas não se pode tirar o mérito a uma equipa que colocava 3 jogadores muito recuados, nessas situações.
O Técnico vinha de uma vitória muito moralizante, pois era a sua primeira nesta época. Com a equipa claramente a subir de forma e com as ausências de jogadores do CDUL o Técnico vinha ao Estádio Universitário com a esperança de ganhar mais um jogo e tentar sair do último lugar da classificação. Conseguiu apesar de tudo o ponto de bónus, já que perdeu por uma diferença inferior a 8 pontos. Começou a jogar com o vento a favor e esteve os primeiros minutos instalados nos "22" do adversário em diversas acções ofensivas com os Avançados a trabalharem muito bem o "ruck". Apesar de tudo desorientaram-se logo a seguir com o 1º ensaio do CDUL, pois as suas linhas atrasadas não conseguiram defender as belas movimentações do adversário. Contundo e a partir daí voltariam a pegar no jogo aproveitando o facto de estarem a jogar com o vento a favor, com o destaque para Joe Gardener que teve o seu melhor período. Na segunda parte sentiram mais dificuldades, pois além de estarem a jogar contra o vento, depararam-se com um CDUL mais pressionante e viram-se obrigados a jogar ao pé e com a acção do vento a bola não avançava muito metros. Nas poucas vezes que subiram até aos "22" do adversário conseguiram marcar um ensaio e daí até aos 73 minutos foi defender, e bem, sempre no seu meio campo, com o CDUL a falhar muitas bolas. Ainda nas linhas atrasadas o Técnico sentiu algumas dificuldades aqui já referidas, no sentido em que o 2º centro e o "ponta" do lado aberto não souberam "subir" tanto na defesa como a restante equipa. Nos Avançados apesar de continuarem a sentir dificuldades na "melee" melhoraram em relação a jogos anteriores, mas nas "Touches" estiverem claramente em dia não (7 "Touches perdidas" em 15 "Touches" totais). Mesmo assim de referir que o CDUL só beneficiou de 2 penalidades, o que demonstra bem a forma correcta como o Técnico jogou e neste caso particular defendeu. Já no final da partida e com mais um jogador em campo (cartão amarelo para o jogador do CDUL) o Técnico não teve a frescura física necessária para ir ao Ensaio além de que, Joe falhou uma penalidade aos "postes" a 50 metros e um "drop goal". Apesar de tudo há que dar os parabéns aos jogadores do Técnico pela forma como jogaram!


Resumo do Jogo:

O vento forte que se fazia sentir "beneficiava" a equipa do Técnico. Como tal e após os Avançados das Olaias jogarem bem nos "22" do CDUL o Técnico tem uma penalidade aos "postes" que Joe iria converter. Estavam decorridos 12 minutos. O CDUL responde com o seu jogo ofensivo nas linhas atrasadas e consegue marcar um ensaio de belo efeito aos 14 Minutos. O pontapé foi convertido! O Técnico volta a mandar no jogo e tenta converter uma nova penalidade aos postes quando estavam decorridos 18 minutos mas desta vez o pontapé saiu ao lado. Aos 26 minutos o Técnico beneficia de uma placagem falhada de um jogador do CDUL e consegue chegar ao seu primeiro ensaio. O pontapé não foi convertido. O CDUL acelera o jogo, mas o Técnico consegue defender muito bem excepto no momento do jogo já no final da 1ª parte em que os jogadores do CDUL conseguem transportar a bola dos seus "22" até à linha de validação utilizando acima de tudo o jogo de "linhas atrasadas", para a marcação do ensaio. O pontapé não foi convertido.


Fim da 1ª Parte: CDUL - 12; Técnico - 10


O CDUL iria agora jogar favor do vento e aos 45 Minutos conseguia chegar ao ensaio após o Técnico perder uma "Touche" nos seus "22" com o CDUL a jogar "largo" até à ponta. O pontapé foi convertido. O Técnico sentia grandes dificuldades, mas apesar de tudo aos 49 minutos e após as linhas atrasadas jogarem bem nos "22" do CDUL conseguindo manter a posse de bola, acabariam por marcar um ensaio com o pontapé a ser convertido. A partir daqui e até aos 73 minutos estivemos com a "cabeça virada" para o meio campo do Técnico já que o CDUL esteve sempre instalado aí. Foi precisamente aos 73 minutos que o Técnico tentou mudar o jogo, mas já era tarde, apesar de uma penalidade aos postes não convertida ( a 50 metros dos postes) e uma tentativa de "drop goal" aos 77 Minutos.


Fim da 2ª Parte: CDUL - 7; Técnico - 7


Fim do Jogo: CDUL - 19; Técnico - 7



Estatística:



CDUL Geral Técnico
19 Resultado 17
3 Ensaios 2
2 Conversões 2
0 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
12 1ª Parte 10
7 2ª Parte 7

CDUL Situações de Jogo Técnico
12 "Melee Ganhas" 4
1 "Melee Perdidas" 1
10 "Touches" Ganhas 8
4 "Touches Perdidas" 7
2 Penalidades Concedidas 10
1 Penalidade "à Mão" 2
1 Penalidade "à Touche" 4
0 Penalidade "Postes" 4
8 "Mauls" Ganhos 4
29 Placagens bem sucedidas 24
13 Placagens falhadas 7
69.1% % Placagem 77.4%
3 "Turn Overs" 9
5 Erros 12
5 Vantagem 8
2 Vantagem "progressão" 3
3 Vantagem não aproveitada 5
0 Bola Perdida "22" 1
5 Bola Ganha "22" 9


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 14h00

12 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
14 Minutos - Ensaio e Pontapé convertido - CDUL
18 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Técnico
26 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico
40 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - CDUL


Fim da 1ª Parte: 14h42

Inicio da 2ª Parte: 14h48

42 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Técnico
45 Minutos - Ensaio e Pontapé convertido - CDUL
46 Minutos - Substituição - Técnico
46 Minutos - Substituição - Técnico
49 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico
52 Minutos - Substituição - CDUL
58 Minutos - Substituição - CDUL
59 Minutos - Substituição - Técnico
60 Minutos - Substituição - Técnico
65 Minutos - Substituição - Técnico
67 Minutos - Substituição - CDUL
73 Minutos - Cartão Amarelo - CDUL
73 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Técnico
77 Minutos - Drop Goal não convertida - Técnico

Fim do Jogo: 15h34


P.S. Foto retirada do blog (www.cdul.blogspot.com) onde pederão ver mais fotos do jogo!







sexta-feira, março 30, 2007

Jogos de 31 de Março e 01 de Abril, alvo de análise


Este fim de semana mais uma jornada, desta feita a 10ª, do Campeonato Nacional de Honra com o grande destaque para o confronto entre a Agronomia e o Direito, o primeiro e segundo classificado respectivamente. Destaque também para o CDUL - Técnico no Estádio Universitário e para o CDUP-Benfica. O Belenenses recebe o Cascais em Monsanto num jogo em que os azuis do Restelo provavelmente irão ganhar, apesar da última derrota em casa do Técnico.

Também se joga este fim de semana as finais do Campeonato Nacional da I Divisão onde a Académica é a grande favorita ao título e consequente subida à divisão principal do Rugby Português.

No Campeonato Nacional da II Divisão jogam-se também as finais, com o Vitória de Setúbal e a Agrária de Coimbra a lutarem pelo título. Uma última nota para o Rugby Feminino com o jogo da meia final entre a Agrária e o Técnico a ser disputado no Domingo, dia 1 de Abril, em Coimbra!

Caso não haja alterações nos horários e em aspectos pessoais, os jogos a ser alvo de análise serão os seguintes:


Dia 31:



14h00 - CDUL - Técnico - no Eul1 - jogo da 10ª Jornada do Campeonato Nacional de Honra



16H00 - Agronomia - Direito - na Tapada da Ajuda - jogo da 10ª Jornada do Campeonato Nacional de Honra

quarta-feira, março 28, 2007

Alguns resultados deste fim de semana

Foi um fim de semana com muito rugby e com muitas alegrias com o grande destaque a ir claramente para Portugal que conseguiu pela primeira vez o apuramento para um Campeonato do Mundo. Os "Lobos" estão assim de parabéns! Mas houve também as finais do campeonato de Júniores e de Juvenis com sortes distintas, ou seja, com o CDUL a festejar o título nos Júniores e o Belenenses a festejar o título nos Juvenis. No campeonato de Honra jogaram-se dois jogos relativos à 9 ª jornada e um jogo da 14ª jornada com especial destaque para a primeira vitória do Técnico no Campeonato. No dia 31 de Março jogam-se as finais do Campeonato Nacional da I Divisão com a Académica a ser a principal favorita! Por fim, houve jogos da Taça no Rugby Feminino. Esta semana provavelmente estarei ausente de Lisboa e portanto não vou poder assistir a jogos! Vamos aos resultados:

Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2007 (2ª Mão)

Uruguai - 18; Portugal - 12*,1*
(1* - no total das duas mãos: Uruguai - 23; Portugal - 24)


Campeonato Nacional de Honra - 9ª Jornada (jogos em atraso)

Técnico - 26; Belenenses - 7 *

CDUL - 32; Benfica - 29


Campeonato Nacional de Honra - 14ª Jornada (jogo em antecipação)

Agronomia - 64; Cascais - 11


Classificação Actual:

1. Agronomia - 41 pontos
2. Direito - 27 pontos. 1
3. CDUL - 21 pontos.
4. CDUP - 20 pontos. 1
5. Benfica - 20 pontos.
6. Belenenses - 18 pontos.
7. Cascais - 10 pontos.
8. Técnico - 7 pontos.
1 - com menos um jogo


Campeonato da I Divisão - 1/2 Final (1º ao 4º lugares)

AAC - 28 ; Lousã - 14

CR Évora -13; CRAV - 08


Campeonato da I Divisão - 1/2 Final (5º ao 8º lugares)

Vilamoura XV - 19; RC Caldas RC - 07

Belas RC -07; AA UTAD - 09


Campeonato Nacional de Júniores - 7º e 8º lugares

Cascais - 14; Lousã - 0


Campeonato Nacional de Júniores - 5º e 6º Lugares

Direito - 24; AAC - 15 *


Campeonato Nacional de Júniores - 3º e 4º Lugares

CDUP - 5; Agronomia - 26*


Campeonato Nacional de Júniores - Final

Belenenses - 10; CDUL - 20*


Classificação Final do Campeonato de Júniores:

- CDUL
- Belenenses
- Agronomia
- CDUP
- Direito
- Académica
- Cascais
- Lousã


Campeonato Nacional de Juvenis - Final - Não Apurados

CDUL B - 18; Benfica - 19


Campeonato Nacional de Juvenis - Final

Belenenses - 10; CDUL - 0 *


Rubgy Feminino:

Técnico - 27; Agronomia - 12

Agrária - 13; Benfica - 0

* - Jogos já analisados neste blog

segunda-feira, março 26, 2007

Técnico - 26; Belenenses - 7


Introdução:
Depois da ressaca de Sábado e com a mudança de hora desloquei-me às Olaias para acompanhar o jogo da 9ª Jornada, que opunha o Técnico ao Belenenses. Depois da tal polémica sobre a não realização do jogo, nada como jogar efectivamente o jogo e foi isso que acabou por acontecer.


Tratou-se de um jogo equilibrado em que não querendo tirar o mérito ao Técnico que está claramente a subir de forma, o Belenenses foi uma sombra de si próprio com as linhas atrasadas a falharem bolas sucessivas e a darem autênticos brindes ao adversário que de forma muito segura foi aumentando a vantagem graças sobretudo pela acção do excelente "arriere"e o seu famoso pontapé.
O Técnico não tinha ganho ainda qualquer jogo e precisava urgentemente de pontos para fugir ao último lugar. Conseguiu contra o Belenenses a tão ambicionada vitória, que aliás conquistou com todo o mérito pois, foi uma equipa bem organizada que conseguiu muitas vezes progredir no terreno, graças ao excelente pontapé do seu "arriere". Aliás o número de "Touches" que o Belenenses conquistou (26, ganhando 22) foi um excelente exemplo disso. Por outro lado os jogadores do Técnico depararam-se com uma defesa algo desconcentrada, situação que foi aproveitada pelos homens da casa para ultrapassar a linha da "vantagem" por diversas vezes. Sentiram maiores dificuldades com o bloco de Avançados do Belenenses, pois as vezes que os azuis do Restelo se instalavam no meio campo do Técnico, eram através do forte jogo desse sector. Apesar de tudo o Técnico teve um grande espírito de sacrifício e conseguiu sacudir a pressão ganhando inclusive por 8 vezes a bola nos seus "22". Faltou nalguns casos a progressão devida nos "22" do adversário já que o Belenenses conquistou por 7 vezes a bola nos seus "22". Em termos comparativos com o jogo que o Técnico efectuou contra o Direito, as melhorias são muito significativas, ou seja a equipa está a subir de forma, conseguiu jogar de forma mais apoiada, os seus Avançados foram mais rápidos a "cair" na bola e o apoio nas jogadas ofensivas foi mais visível, ou seja, existe uma maior mobilidade dos seus jogadores e houve também uma maior agressividade a defender.
O Belenenses foi como já aqui referi uma sombra de si próprio. As linhas atrasadas falharam muitas bolas é um facto, mas os próprios Avançados pareciam estar um pouco adormecidos. Por 8 vezes o Técnico consegui roubar a bola ao Belenenses e o jogo nos 3/4 além de lento e denunciado era feito sem organização, já para não falar nos aspectos defensivos, pois algumas vezes vimos o "arriere" ,e não só, a subir no terreno sem ninguém a travá-lo. Apesar de ter perdido poucas "Touches" (4 em 26) houve duas "Touches" (nos seus "22") perdidas que originaram dois Ensaios do Técnico. O Belenenses conseguia ter mais posse de bola e posicionamento no terreno mas não conseguia furar a defesa do Técnico e quando abria o jogo para as linhas atrasadas o seu jogo ofensivo morria com um "turn over" do adversário ou com um erro de algum jogador do Belenenses. Conseguiram jogar algumas vezes a vantagem mas por uma vez apenas conseguiram a progressão da mesma.



Resumo do Jogo:


Aos 6 Minutos o Técnico aproveita uma penalidade para tentar os "postes" mas o pontapé não foi convertido. Um minuto depois o Técnico tenta novamente os "postes" mas desta vez o pontapé foi convertido. O Técnico defendia bem e fazia pressão logo na saída da bola do Belenenses que jogava de forma lenta e aos 12 Minutos o Técnico chega ao ensaio depois de efectuar um "turn over" os jogadores do Técnico dão muito apoio ao transportador da bola que consegue soltar a mesma no momento exacto. O Pontapé foi convertido. O Belenenses a não jogar bem, apesar de tudo consegue reagir aos 18 Minutos marcarcando um ensaio com o pontapé a ser convertido em local bastante complicado. Aos 23 Minutos o Belenenses perde uma "Touche" em cima da área de validação e o Técnico aproveita para marcar mais um ensaio. O Pontapé não foi convertido pelo "arriere" que continuava a causar muitas dificuldades ao Belenenses. Aos 27 Minutos o Técnico ganha uma nova penalidade aos "postes" que iria ser convertida. O Belenenses reage com os seus Avançados mas não consegue traduzir o domínio de campo e de posse de bola em ensaio. Aos 41 minutos é mostrado um cartão amarelo a um jogador do Técnico.


Fim da 1ª Parte: Técnico - 18; Belenenses - 7


A 2ª Parte começa com o Técnico a jogar com menos um, mas ao 44 Minutos e aproveitando o facto de ter um belo chutador o Técnico ganha mais uma penalidade aos "postes". O pontapé foi convertido. Aos 47 Minutos o Técnico tem mais uma penalidade aos "postes" mas desta vez o pontapé saiu ao lado. O Belenenses "carrega" e empurra o adversário para a sua zona defensiva, o ensaio esteve quase iminente para o lado dos azuis do Restelo, mas não conseguiam marcar efectivamente o tal desejado ensaio. Aos 71 Minutos o Belenenses volta a perder mais uma "Touche" nos seus "22", só que desta vez ,o Técnico após bom trabalho dos Avançados no "maul" abre o jogo para os 3/4 com destaque para o grande passe do "arriere" no último instante ao "ponta" nº11 que acabaria por marcar o ensaio. O pontapé não foi convertido. O Técnico acabava o jogo instalado no meio campo do adversário e tentava o ponto de bónus, mas o resultado não sofrereria mais alterações.


Fim do Jogo: Técnico - 26; Belenenses - 7




Estatística:





Técnico Geral Belenenses
26 Resultado 7
3 Ensaios 1
1 Conversões 1
3 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
18 1ª Parte 7
8 2ª Parte 0




Técnico Situações de Jogo Belenenses
5 "Melee Ganhas" 6
2 "Melee Perdidas" 1
9 "Touches" Ganhas 22
4 "Touches Perdidas" 4
13 Penalidades Concedidas 18
1 Penalidade "à Mão" 5
7 Penalidade "à Touche" 13
5 Penalidade "Postes" 0
3 "Mauls" Ganhos 4
31 Placagens bem sucedidas 22
12 Placagens falhadas 6
72.1% % Placagem 78.6%
8 "Turn Overs" 1
9 Erros 11
4 Vantagem 8
0 Vantagem "progressão" 1
4 Vantagem não aproveitada 7
2 Bola Perdida "22" 1
8 Bola Ganha "22" 7



Ao Minuto:



Inicio do Jogo 15h03

6 Minutos - Penalidade "Postes" não convertido - Técnico
7 Minutos - Penalidade "Postes" convertido - Técnico
12 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico
18 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Belenenses
23 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Técnico
27 Minutos - Penalidade "Postes" convertido - Técnico
41 Minutos - Cartão Amarelo - Técnico

Fim da 1ª Parte: 15h46

Inicio da 2ª Parte: 15h53

44 Minutos - Penalidade "Postes" convertido - Técnico
47 Minutos - Penalidade "Postes" não convertido - Técnico
50 Minutos - Substituição - Belenenses
50 Minutos - Substituição - Belenenses
56 Minutos - Substituição - Técnico
62 Minutos -Substituição - Belenenses
67 Minutos - Substituição - Técnico
71 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Técnico
72 Minutos - Substituição - Belenenses
79 Minutos - Cartão Amarelo - Técnico
80 Minutos - Cartão Amarelo - Belenenses
83 Minutos - Cartão Vermelho - Belenenses

Fim do Jogo: 16h40
P.S. Foto retirada do Blog do Belenenses (http://belenenses15.blogspot.com/)

Uruguai - 18; Portugal - 12


Introdução:

Depois de uma tarde bem passada no Estádio Nacional, peguei no carro e "voei" para casa de um amigo meu para ver o grande jogo da tarde. Felizmente para mim, a grande batalha iniciou-se com algum atraso o que me permitiu instalar-me confortavelmente e tomar algumas notas. Nem sempre era fácil, pois estar na pele de adepto é sempre mais complicado em termos emotivos e a racionalidade perde-se.
Tal como em Lisboa, o Uruguai dominou grande parte da partida em termos de posse de bola e domínio territorial, mas o momento do jogo foi aos 2 Minutos quando de forma completamente inqualificável o 2ª linha do Uruguai, o nº4, só poderia levar um cartão vermelho. Apesar de tudo não foi nada fácil para Portugal manter os tais preciosos 7 pontos, mas a sua garra, o seu espírito de sacrifício e a sua experiência deram ao Rugby Português uma grande alegria. Antes de mais os parabéns de um país a toda a equipa técnica e seus jogadores!
O Uruguai já em Lisboa tinha demonstrado que era uma boa equipa com um "pack" de Avançados muito forte, especialmente na 3ª linha e utilizava muito o "maul" dinâmico para criar dificuldades ao conjunto português. Os dois cartões amarelos mostrados aos jogadores portugueses tiveram como justificação a falta nesse mesmo movimento e portanto as dificuldades forma evidentes. Por outro lado o Uruguai joga como todos sabemos às margens da lei, mas aos 2 minutos o nº4 teve um comportamento inqualificável, agredindo ao pontapé um jogador português quando este estava no chão. Foi claramente uma tentativa provocatória de desorientar a equipa nacional mas não tiveram sucesso. Ainda no "maul" jogaram de forma diferente do que em Lisboa e isso colocou ainda mais dificuldades à nossa Selecção. No entanto as linhas atrasadas não estiverem tão bem como em Lisboa pois o seu jogo estava algo lento e apesar do ponta nº11 ter marcado um ensaio foi claramente um jogador com dificuldades no que respeita ao jogo defensivo.
Portugal teve acima de tudo muita maturidade num jogo de nervos e muito táctico onde o mais importante era claramente marcar pontos e guardar a bola. Nos últimos minutos da partida conseguiram instalar-se no meio campo adversário fazendo um jogo claramente de paciência com uma "garra" impressionante dos seus Avançados. Conseguiram não reagir às provações do adversário e conseguiram também manter sempre a distância no marcador com Cardoso Pinto claramente inspirado na hora de chutar aos postes. De referir que na 1ª Parte jogaram contra o vento que por vezes era forte, pelo menos foi a impressão que me deu ao ver as imagens na televisão. Tivemos algumas dificuldades a defender o "maul" pois deu a sensação que estavam à espera de outro tipo de movimentação por parte dos Uruguaios, mas nos últimos minutos da 2ª Parte conseguiram de forma inteligente que o Uruguai fosse "apanhado em obstrução". Nunca estivemos em desvantagem e se isso por um lado deu alguma tranquilidade a Portugal, causou claramente muito "nervosismo" ao adversário. Conseguiram fazer sempre muita pressão nas linhas atrasadas do adversário errando apenas no ensaio do Uruguai.

O sonho tornou-se realidade com muito sofrimento, mas também é assim que as coisas dão mais gozo!


Resumo do Jogo:

O jogo inicia-se com um atraso de 14 minutos. Aos 2 minutos é mostrado um cartão vermelho ao nº4 do Uruguai por agredir ao pontapé num "ruck" um jogador português. Na origem dessa situação Portugal tenta uma penalidade aos "postes" mas o pontapé sai torto. Apesar de estar com menos um, o Uruguai faz do jogo de Avançados a sua principal arma e consegue aos 10 minutos uma penalidade aos postes que acaba por ser convertido. Aos 13 Minutos é mostrado um cartão amarelo a João Correia por fazer falta no "maul". Na origem dessa falta o Uruguai tenta novamente os postes mas desta vez o pontapé não é convertido (bate no poste). Aos 16 minutos há uma tentativa de Drop Goal por parte do Uruguai, mas a bola passa ao lado dos postes. Aos 19 Minutos o Uruguai ganha nova penalidade aos postes e consegue converter o pontapé. Portugal entretanto consegue equilibrar a partida mesmo jogando contra o vento e consegue aos 22 minutos uma penalidade aos postes que Cardoso Pinto converte reduzindo assim a diferença no marcador. Aos 32 Minutos Portugal empata a partida com mais uma penalidade aos "postes". Continuamos a sentir muitas dificuldades no "maul" dinâmico do adversário e já em descontos, aos 42 minutos, Marcelo D'Orey vê um cartão amarelo e novamente por falta no "maul". Essa situação dá origem mais uma vez a uma penalidade aos "postes" por parte do Uruguai que felizmente para nós não viria a ser convertida, chegando assim ao intervalo com um empate.

Fim da 1ª Parte: Uruguai - 6; Portugal - 6

A 2ª Parte começa com ambas as equipas com 14 jogadores. Aos 42 Minutos uma desatenção das linhas atrasadas de Portugal permite o ensaio ao nº11 do Uruguai. O pontapé não foi convertido. Apesar de tudo Portugal consegue aos 46 Minutos uma penalidade aos "postes" que Cardoso Pinto consegue converter. Aos 50 Minutos Portugal consegue traduzir o bom momento que atravessava em mais uma penalidade aos "postes" convertida, passando assim para a frente do marcador. Aos 51 Minutos há uma tentativa desastrada de Drop Goal por parte de Miguel Portela e aos 64 Minutos o Uruguai trabalha bem nos Avançados, após ganhar uma "Touche" nos "22" do adversário, conseguindo chegar ao ensaio. O pontapé foi convertido e o Uruguai ficava apenas a 1 ponto de empatar a eliminatória. Mas Portugal conseguiu não só aguentar essa pressão como jogar os últimos minutos no meio campo adversário.


Fim do Jogo: Uruguai - 18; Portugal - 12


Estatística:



Uruguai Geral Portugal
18 Resultado 12
2 Ensaios 0
1 Conversões 0
2 Penalidades "Postes" 4
0 Drop Goal 0
6 1ª Parte 6
12 2ª Parte 6

Uruguai Situações de Jogo Portugal
6 "Melee Ganhas" 3
2 "Melee Perdidas" 1
16 "Touches" Ganhas 11
6 "Touches Perdidas" 4
12 Penalidades Concedidas 8
0 Penalidade "à Mão" 0
8 Penalidade "à Touche" 3
4 Penalidade "Postes" 5
5 "Mauls" Ganhos 1
27 Placagens bem sucedidas 32
6 Placagens falhadas 7
81.8% % Placagem 82.1%
1 "Turn Overs" 2
6 Erros 8
10 Vantagem 6
1 Vantagem "progressão" 4
9 Vantagem não aproveitada 2
1 Bola Perdida "22" 0
2 Bola Ganha "22" 4


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 18h44*

2 Minutos - Cartão Vermelho - Uruguai
2 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Portugal
10 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Uruguai
13 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Uruguai
13 Minutos - Cartão Amarelo - Portugal
16 Minutos - Drop Goal não convertida - Uruguai
19 Minutos - Penalidade "Postes" convertida - Uruguai
22 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Portugal
32 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Portugal
42 Minutos - Penalidade "Postes" não Convertida - Uruguai
42 Minutos - Cartão Amarelo - Portugal

Fim da 1ª Parte: 19h27*

Inicio da 2ª Parte: 19h40*

42 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - Uruguai
46 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Portugal
47 Minutos - Substituição - Uruguai
50 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Portugal
52 Minutos - Drop Goal não convertida - Portugal
55 Minutos - Substituição - Uruguai
58 Minutos - Substituição - Uruguai
64 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Uruguai
65 Minutos - Substituição - Portugal
74 Minutos - Substituição - Portugal

Fim do Jogo: 20h24*


* - hora de Portugal

domingo, março 25, 2007

Belenenses - 10; CDUL - 20 - Júniores


Introdução:

Depois dos juvenis era a vez dos Júniores lutarem pela final do Campeonato da sua categoria. O Belenenses tentava fazer a "dobradinha" do dia e o CDUL tentava ganhar o único troféu da tarde. Antes de mais dar os parabéns ao Miguel Rodrigues pelo excelente programa que preparou com a informação detalhada das duas equipas, desde resultados duarante a época, a equipa técnica, jogadores e o programa das "festividades" do Estádio Nacional. Trata-se de uma informação muito importante para quem como eu, assiste aos jogos.
Tenho acompanhado os Júniores do CDUL e o que melhor se consegue verificar, é que a palavra evolução faz todo o sentido, pois foi isso que acabou por acontecer e provaram neste último jogo que conseguiram ganhar esse título com todo o mérito, contra uma equipa que tem de facto excelentes jogadores. Assistiu-se a uma grande final, principalmente na 1ª Parte, já que na 2ª Parte ambas as equipas não conseguiram produzir tanto e o jogo conheceu alguns erros e falhas de ambas as partes.
O Belenenses é como já aqui referi, uma equipa muito equilibrada visto que tem um bloco de avançados muito bom e uma linha de 3/4 muito interessante, com o claro destaque para o "abertura" que não teve muito inspirado no pontapé aos postes, mas demonstrou ter boa visão de jogo, pois aproveitou na 1ª parte com o vento a favor, para jogar ao pé, mas fez-lo com plena intenção aproveitando um certo adiantamento dos "pontas" do CDUL. O Belenenses só conseguiu reagir nos últimos 5 minutos da 1ª Parte em que marcou dois ensaios de belo efeito, mas os seus Avançados estiveram numa tarde nada inspirada, talvez não estivessem à espera do jogo de Avançados do CDUL. Por outro lado nas linhas atrasadas, só o médio de abertura conseguia criar dificuldades ao adversário, aliás os dois ensaios foram marcados graças às suas acções, no primeiro a furar entre os defesas do CDUL e no 2º depois de uma penalidade, ao abrir longo o passe para o "ponta". Apesar de tudo conseguiram sempre pressionar muito o adversário mas deparam-se com uma defesa muito bem organizada e o exemplo disso são as 7 bolas conquistadas do CDUL nos seus "22", quase todas na 1ª Parte. O Belenenses até conseguiu ter mais posse de bola e domínio do campo mas nunca conseguiu traduzir em pontos esse domínio. Na 2ª Parte os papeis inverteram-se com o Belenenses a defender muito no seu meio campo.
O CDUL foi uma equipa impecável no que diz respeito à eficácia, principalmente na 1ª Parte, visto que na 2ª Parte o CDUL instalou-se quase sempre nos meio campo adversário mas não conseguiu traduzir em pontos (apenas 3, através de uma penalidade frontal aos postes, já no final do jogo) esse domínio que tinha pertencido ao Belenenses na 1ª Parte. Mais um grande jogo do médio de abertura, adaptado a médio de formação, João Pinto Magalhães, que além de ter marcado um ensaio de belo efeito (o 3º) esteve muito bem a guiar os "maul's" dos seus Avançados e a sua visão de jogo no uso do seu bom pontapé. Uma palavra de apreço também para o médio de abertura, que apesar de se ter agarrado nalguns casos em demasia a bola, esteve muito bem a defender e no jogo de impacto. Os Avançados do CDUL estiveram muito bem e os exemplos disso são as "Touches" Ganhas (14 em 15), os Maul's ganhos (7, dois dos quais deram ensaio) e estiverem muito bem a defender o jogo ofensivo do Belenenses.

O CDUL está assim de parabéns pela brilhante conquista do Campeonato, mas o Belenenses foi um digno vencido já que os seus jogadores nunca desistiram de tentar dar a volta ao resultado. Julgo que tanto nos Juvenis e nos Júniores há recursos humanos para um dia mais tarde Portugal continuar a sonhar com outros voos no Rugby!


Resumo do Jogo:

Logo no 1º minuto da partida e após os Avançados do Belenenses progredirem vários metros no terreno há uma tentativa de Drop Goal por parte do seu médio de abertura mas a bola acabaria por sair ao lado. O CDUL responde e consegue aos 4 Minutos o seu primeiro ensaio depois de ganhar uma "Touche" nos "22" do adversário com os Avançados a trabalharem muito bem o "maul". O Belenenses aproveita o vento a favor e joga muito ao pé com claro destaque para o seu médio de abertura que aos 7 minutos falha uma penalidade aos postes. Aos 13 Minutos o CDUL responde com uma penalidade aos postes mas o pontapé acabaria por sair ao lado. Aos 21 minutos o CDUL conseguia marcar mais um ensaio graças a uma excelente jogada com o apoio a surgir ao homem que transporta a bola. O pontapé foi convertido. O CDUL continuava a defender muito, mas conseguia através de um jogo muito apoiado criar alguns calfrios à defesa do Belenenses e aos 26 minutos o CDUL marcaria mais um ensaio com a bola a passar entre vários jogadores até à ponta, após o CDUL ter ganho uma "Touche" nos "22" do adversário e os seus Avançados terem trabalhado muito bem o "maul". Apesar de tudo fiquei com a sensação que o último passe foi "avant". O pontapé não foi convertido. O Belenenses tem uma reacção muito boa e consegue marcar dois ensaios ainda antes do intervalo. O primeiro aos 29 Minutos com o médio de abertura a furar entre os defesas do CDUL e o segundo após jogar penalidade à mão com um passe longo à ponta. Em ambos os ensaios o pontapé não foi convertido.

Fim da 1ª Parte: Belenenses - 10; CDUL - 17

Esperava-se um Belenenses a pressionar os jogadores do CDUL tal como na 1ª Parte, mas os papeis inverteram-se com os jogadores do CDUL a falharem algumas oportunidades e com os jogadores do Belenenses a tentarem surpreender no "contra ataque". Só houve alteração no marcador aos 65 Minutos quando João Magalhães deu a tranquilidade de pontos ao CDUL com uma penalidade aos "postes" convertida. Ainda antes aos 62 Minutos o médio de formação terá sentido alguma pressão e falhou uma penalidade aos postes que era fácilmente convertida.


Fim do Jogo: Belenenses - 10; CDUL - 20


Estatística:



Belenenses Geral CDUL
10 Resultado 20
2 Ensaios 3
0 Conversões 1
0 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
10 1ª Parte 17
0 2ª Parte 3

Belenenses Situações de Jogo CDUL
10 "Melee Ganhas" 9
0 "Melee Perdidas" 0
8 "Touches" Ganhas 14
1 "Touches Perdidas" 1
7 Penalidades Concedidas 12
3 Penalidade "à Mão" 2
3 Penalidade "à Touche" 7
1 Penalidade "Postes" 3
2 "Mauls" Ganhos 7
23 Placagens bem sucedidas 24
8 Placagens falhadas 7
74.1% % Placagem 77.4%
7 "Turn Overs" 6
9 Erros 11
8 Vantagem 6
1 Vantagem "progressão" 2
7 Vantagem não aproveitada 4
2 Bola Perdida "22" 0
6 Bola Ganha "22" 7


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 16h54


1 Minuto - Drop Goal não convertido - Belenenses
4 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUL
7 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Belenenses
8 Minutos - Substituição - CDUL
13 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida" - CDUL
21 MinutosEnsaio e pontapé convertido - CDUL
26 MinutosEnsaio e pontapé não convertido - CDUL
29 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Belenenses
33 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Belenenses

Fim da 1ª Parte: 17h29


Inicio da 2ª Parte: 17h34


41 Minutos - Substituição - CDUL
43 Minutos - Substituição - Belenenses
61 Minutos - Substituição - CDUL
62 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida" - CDUL
65 MinutosPenalidade "Postes convertida" - CDUL
69 Minutos - Substituição - CDUL e Belenenses
70 Minutos - Substituição - CDUL


Fim do Jogo: 18h12


P.S.1. Foto retirada do Blog do CDUL (www.cdul.blogspot.com)


P.S.2. Amanhã crónica do Uruguai - 18; Portugal - 12 e

Técnico - 26; Belenenses - 7

Belenenses - 10; CDUL - 0 - Juvenis


Introdução:

O Estádio Nacional começava a encher-se de adeptos das duas equipas visto que a final de Juvenis e a final de Júniores iria ser disputada pelos mesmos conjuntos. Muitas pessoas de facto presente para assistir a estes dois jogos que tiveram muita emoção e cada equipa pôde levar pelo menos um troféu para casa, já que o Belenenses ganhou o campeonato em Juvenis e o CDUL ganhou o Campeonato em Júniores. Mas vamos em primeiro lugar aos Juvenis.

Foi um jogo muito equilibrado em termos de resultado mas em termos de jogo o domínio foi do Belenenses que instalava-se frequentemente no meio campo adversário. Deparou-se com uma defesa muito bem organizada. Por outro lado e tratando-se de uma final o jogo teve fases menos bem jogadas devido algum nervosismo de ambas as partes.

O Belenenses foi uma equipa que conseguiu ter muita posse de bola e acima de tudo um posicionamento no terreno muito confortável já que esteve quase sempre no meio campo do CDUL. Na 1ª Parte foram várias as vezes que os homens do CDUL ganharam a bola nos seus "22" através de boas manobras defensivas mas por outro lado o Belenenses "falhou" na última bola. Mesmo assim o Belenenses provou que tem uma equipa muito equilibrada com um "pack" de Avançados muito interessante e com os 3/4 muito bem nas combinações ofensivas. Faltou mesmo foi o último passe, a última corrida e a última jogada pois acabaram por sofrer muito ,sem grande necessidade. A posse de bola foi conseguida muitas das vezes com alguns roubos de bola bem conseguidos no "ruck" e de forma correcta. Apesar de tudo e para um jogo de Juvenis, o Belenenses demonstrou muita maturidade na forma de jogar e assistimos nalguns casos a jogadas dignas dos mais "velhos" que por vezes parecem ser mais novos!

Antes deste jogo o CDUL tinha ganho ao Cascais, um jogo em que tive a oportunidade de ver. O CDUL foi como aqui já foi referido uma equipa que se viu obrigada a um grande desgaste físico pois teve que defender praticamente em todo o jogo. Apesar de tudo conseguiu na primeira parte equilibrar a partida com belos movimentos ofensivos com a equipa bem "esticada" no terreno de forma a jogar com passes curtos tentando criar assim várias linhas de passe, mas deparou-se com um Belenenses muito atento a esse jogo. Mas o tal desgaste que sofreu na 1ª Parte teve os seus efeitos e na 2ª Parte, apesar do Belenenses só se ter adiantado no marcador aos 49 Minutos e através de uma penalidade aos postes, o CDUL não consegui jogar na forma como eu acho que gosta de jogar. Apesar de tudo deu para ver que tem jogadores de grande qualidade, como os Asas e grande parte das linhas atrasadas.

O Belenenses está assim de parabéns pelo tão ambicionado título, mas o CDUL também está de parabéns pois além de ter sido um digno vencido é uma equipa com futuro!



Resumo do Jogo:


Não é muito fácil comentar a 1ª parte, pois o nulo entre as duas equipas faz com que não tenha muita coisa a dizer senão aquilo que já foi referido anteriormente, ou seja, um jogo em que praticamente estamos com a "cabeça virada para um lado só", isto é, para o meio campo do CDUL e com os jogadores do Belenenses a ter o domínio no que diz respeito à posse de bola.


Fim da 1ª Parte: Belenenses - 0; CDUL - 0


A 2ª Parte começa com o CDUL a fazer uma substituição e com o Belenenses a instalar-se largos minutos no meio campo adversário, mas a não conseguir traduzir esse domínio em ensaio. Como tal e com o tempo a passar o Belenenses tem aos 49 Minutos a 1ª oportunidade para se adiantar no marcador através de uma penalidade aos postes que acabaria por ser convertida. O CDUL tenta responder na mesma "moeda" aos 53 Minutos mas o pontapé sai torto. Já em cima do final do jogo e após ganhar uma "melee" nos "22" do adversário o Belenenses consegue chegar finalmente ao ensaio tão desejado. O pontapé viria a ser convertido.


Fim do Jogo: Belenenses - 10; CDUL - 0


Estatística:



Belenenses Geral CDUL
10 Resultado 0
1 Ensaios 0
1 Conversões 0
1 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
0 1ª Parte 0
10 2ª Parte 0

Belenenses Situações de Jogo CDUL
12 "Melee Ganhas" 9
0 "Melee Perdidas" 0
3 "Touches" Ganhas 4
3 "Touches Perdidas" 2
13 Penalidades Concedidas 7
6 Penalidade "à Mão" 3
6 Penalidade "à Touche" 3
1 Penalidade "Postes" 1
0 "Mauls" Ganhos 2
15 Placagens bem sucedidas 16
6 Placagens falhadas 4
71.4% % Placagem 80%
6 "Turn Overs" 3
6 Erros 7
5 Vantagem 7
2 Vantagem "progressão" 3
3 Vantagem não aproveitada 4
2 Bola Perdida "22" 1
2 Bola Ganha "22" 7


Ao Minuto:


Inicio do do Jogo: 15h42

16 Minutos - Substituição - CDUL

Fim da 1ª Parte: 16h12

Inicio da 2ª Parte: 16h17

34 Minutos - Substituição - CDUL
49 Minutos - Penalidade "postes" convertida - Belenenses
51 Minutos - Substituição - Belenenses
51 Minutos - Substituição - Belenenses
53 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - CDUL
60 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Belenenses

Fim do Jogo: 16h48


P.S. Foto retirada do Blog do CDUL (http://www.cdul.blogspot.com/)


CDUP - 5; Agronomia - 26 - Júniores

Introdução:

Depois de um almoço rápido desloquei-me novamente ao Estádio Nacional para assistir ao jogo que iria definir o 3º e 4º lugares do Campeonato Nacional de Júniores. Devido ao elevado número de jogos disputados no mesmo dia o jogo iria começar com um ligeiro atraso.
Tratou-se de um jogo de sentido praticamente único e para a Agronomia que conseguiu ter mais posse de bola e esteve quase sempre instalada no meio campo adversário. O CDUP nunca conseguiu ser uma equipa que incomodasse muito o adversário apesar de ter começado a 2ª parte muito bem, tentando com isso equilibrar a partida mas acabou por não conseguir fazê-lo.
A Agronomia vinha de uma derrota com o CDUL e tentava com este jogo redimir-se de algumas falhas, nomeadamente na falta de eficácia dos Avançados em jogar a "Touche" mas também a pouca mobilidade dos 3/4. Conseguiram, na minha opinião, melhorar em certa medida estes dois aspectos, pois perderam menos "Touches" e conseguiram jogar de forma mais eficaz com as linhas atrasadas. O adversário também ajudou mas não se pode tirar o mérito à evolução dos Agrónomos. Na 1ª Parte a Agronomia jogou contra o vento e por vezes as linhas atrasadas sentiram algumas dificuldades, pois o CDUP tentou por algumas vezes chutar a bola para as suas costas, mas felizmente, para os Agrónomos, os homens do CDUP nunca conseguiram aproveitar essa situação para criar dificuldades. Apesar de algumas melhorias já aqui referidas, os avançados perderam algumas bolas nos "22" do CDUP e o exemplo disso foi o primeiro ensaio dos Agrónomos que só apareceu aos 19 Minutos depois de terem estado praticamente o jogo todo no meio campo adversário. Nunca tiveram que defender muito e nem o ensaio sofrido na 2ª Parte causou "calafrios" a uma equipa que conseguiu sempre controlar o jogo. Aliás o exemplo disso foi que logo a seguir a esse ensaio a Agronomia voltou a instalar-se no meio campo adversário.
O CDUP vinha de uma derrota com o Belenenses. Infelizmente não posso fazer comparações pois não vi o jogo que disputaram com a equipa do Restelo. Na 1ª Parte como aqui já foi referido o CDUP teve muito tempo nos seus "22" a defender o ensaio eminente do adversário. Por vezes conseguia fazê-lo de forma muito eficaz com grande união e espírito de sacrifício de todo o grupo, por outras vezes, beneficiava da tal falta de eficácia por parte dos Agrónomos que não conseguiam de forma alguma passar a linha da "vantagem". Com o vento a favor foi frequente o jogo ao pé, com destaque para o seu médio de formação que além de ter um bom "chuto" conseguiu por diversas vezes "ler" bem o jogo e com isso avançar largos metros no terreno, aproveitando o "adiantamento" do "ponta" da Agronomia. Sofreu alguns ensaios por mérito do adversário mas também por ter cometido algumas falhas e exemplo disso é o segundo ensaio em que o CDUP perde uma melee nos seus "22". Por outro lado tiveram algum azar numa jogada em que deixaram a bola cair para a frente já quando estavam mesmo em cima da linha do ensaio, mas a "guerra" de avançados foi ganha pelo adversário com um "pack" mais robusto e não souberam jogar em apoio nas linhas atrasadas onde poderiam ter criado mais desiquilibrios a uma Agronomia que de facto não tem aí o seu ponto forte.



Resumo do Jogo:

Depois de ter começado o jogo praticamente nos "22" do adversário a Agronomia tenta aos 7 Minutos uma penalidade aos postes que não iria conseguir converter. O jogo era de sentido único e aos 19 minutos a Agronomia consegue finalmente chegar ao ensaio após jogar largos minutos nos "22" do adversário. O pontapé não foi convertido. Aos 27 minutos a Agronomia consegue ampliar a vantagem no marcador com mais um ensaio deste vez aproveitando uma "melee" perdida do CDUP e uma placagem falhada. O pontapé foi convertido. Até ao intervalo o marcador não sofreria mais alterações.

Fim da 1ª Parte: CDUP - 0; Agronomia - 12


O inicio da 2ª Parte trouxe um CDUP mais enérgico e a tentar criar mais pressão nas linhas atrasadas da Agronomia. Aos 42 Minutos conseguem finalmente chegar ao ensaio após jogar uma penalidade à mão com o jogo a ser aberto até à ponta. O pontapé não foi convertido. A Agronomia reage e volta a instalar-se no meio campo adversário e consegue aos 50 minutos marcar mais um ensaio traduzindo assim o seu domínio em campo. O pontapé foi convertido. Até ao final do jogo os Agrónomos viriam a marcar mais um ensaio desta vez foi aos 67 Minutos após trabalhar bem a "melee" nos "22" do adversário. O pontapé foi convertido.


Fim do Jogo: CDUP - 5; Agronomia - 26



Estatística:




CDUP Geral Agronomia
5 Resultado 26
1 Ensaios 4
0 Conversões 3
0 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
0 1ª Parte 12
5 2ª Parte 14
CDUP Situações de Jogo Agronomia
6 "Melee Ganhas" 8
2 "Melee Perdidas" 0
4 "Touches" Ganhas 8
2 "Touches Perdidas" 4
13 Penalidades Concedidas 12
7 Penalidade "à Mão" 4
5 Penalidade "à Touche" 8
1 Penalidade "Postes" 0
3 "Mauls" Ganhos 3
23 Placagens bem sucedidas 17
12 Placagens falhadas 6
65.7% % Placagem 73.9%
6 "Turn Overs" 4
5 Erros 9
4 Vantagem 7
0 Vantagem "progressão" 0
4 Vantagem não aproveitada 7
6 Bola Perdida "22" 0
6 Bola Ganha "22" 3


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 14h16

7 Minutos - Penalidade "postes" não convertida - Agronomia
19 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Agronomia
27 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Agronomia

Fim da 1ª Parte: 14h52

Inicio da 2ª Parte: 14h56

42 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUP
50 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Agronomia
51 Minutos - Substituição - Agronomia
67 Minutos -Ensaio e pontapé convertido - Agronomia



Fim do Jogo: 15h34
P.S. Foto retirada do blog (http://www.agronomiafotos.blogspot.com/)

sábado, março 24, 2007

Direito - 24; AAC - 15 - Júniores


Introdução:


Estava uma manhã algo "ventosa" no Estádio Nacional. Discutia-se o 5º e 6º lugar no Campeonato de Júniores, o que por si próprio não é muito motivador e talvez por isso as equipas em campo acabaram por não fazer um grande jogo. De realçar o bom estado do relvado que iria ser muito "mal tratado" derivado aos inúmeros jogos que se iriam realizar aí.

Foi um jogo algo esquisito, pois aos 2 minutos já tínhamos assistido a 2 ensaios e esperava-se portanto que iria haver muitos mais na 1ª Parte, mas isso não se verificou já que o jogo foi confuso. Na 2ª Parte o Direito acelerou o jogo e conseguiu distanciar-se de uma Académica que nunca conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos.

O Direito entrou completamente a dormir, pois no primeiro minuto da partida abriu uma "auto estrada" ao "ponta" da Académica que aproveitou esse "brinde" para fazer o ensaio. Por outro lado esse ensaio terá servido como despertador para uma equipa que acabou por reagir muito bem, pois no minuto a seguir conseguiria igualar a partida, apesar de alguma passividade da equipa adversária. Apesar de tudo o Direito acabou por dominar a partida com bastante posse de bola e com os 3/4 a trabalharem muito bem no jogo ofensivo. Mas o Direito teve muitas "bolas" perdidas e o exemplo disso são as 7 bolas perdidas nos seus "22", mas teve a sorte de encontrar pela frente uma equipa que não soube aproveitar essas oportunidades. Na 1ª Parte o Direito conseguia ter muita posse de bola mas os seus jogadores não eram eficazes no apoio ao homem que transportava a bola. Por outro lado os Avançados perderam alguns "rucks" apesar dos esforços do médio de formação que demonstrou qualidades. Os 3/4 estiveram bem a defender, excepção feita ao 1º ensaio sofrido pois além da "auto estrada", falharam duas placagens e no 2º e último ensaio com o "arriere" a falhar a placagem, isto já na 2ª Parte. No 2º Período o Direito melhorou em todos os sectores e acelerou mais o jogo conseguindo com isso aumentar ainda mais a vantagem. Destaque ainda para o "abertura" com um excelente pé esquerdo que aproveitou o vento a favor na 2ª parte para colocar os jogadores da Académica em dificuldades.

A Académica entrou bem no jogo aproveitando um brinde do Direito, mas não conseguiu encontra-se. Foi uma equipa muito ansiosa pelo "avanço" no terreno e com isso perderam algumas bolas, pois faltava o apoio nas jogadas ofensivas. Como já foi aqui referido não souberam aproveitar as bolas perdidas do adversário e por outro lado o adversário ganhou pelas mesmas 7 vezes a bola nos "22", o que demonstra bem a falta de eficácia da Académica. Apesar de tudo vimos alguns movimentos interessantes nos 3/4 com os jogadores a tentarem combinar jogadas, com destaque para o "abertura" e os centros que a defender não estiveram tão bem. Na 2ª Parte foram abaixo fisicamente, mas também psicologicamente pois em 8 Minutos sofreram dois ensaios. Souberam reagir e tentar conquistar terreno ao adversário e os dois ensaios marcados já nos últimos 10 minutos da partida foram um excelente exemplo disso, mas já era um bocado tarde e o jogo acabaria com a vitória do Direito, que jogou para a merecer.



Resumo do Jogo:


Ainda mal tinha aberto o meu caderno de apontamentos e a Académica entrava praticamente a ganhar. Culpas para os 3/4 do Direito que permitiram ao jogador da Briosa correr muitos metros isolado. O pontapé não foi convertido. Aos 2 minutos o Direito reage e consegue marcar um ensaio de belo efeito com o "arriere" a furar entre os 3/4 da Académica que mostraram também alguma passividade. O pontapé não viria a ser convertido e portanto o jogo estava empatado.


Fim da 1ª Parte: Direito - 5; Académica - 5


A 2ª Parte inicia-se com o Direito claramente ao ataque. Aos 37 minutos e após ganhar uma "Touche" nos "22" os Avançados trabalham muito bem o "ruck" e o ensaio surge com alguma naturalidade. O pontapé foi convertido. Aos 43 Minutos o Direito marcaria mais um ensaio com uma boa jogada do abertura aproveitar o vento a favor e colocar a bola nos "22" da Académica que não conseguindo sair dessa zona permite que o Direito ganhe uma "melee" nessa zona. Depois dessa "melee" foi só abrir até à ponta. O Pontapé não foi convertido. O Direito dominava e aos 50 Minutos marcaria mais um ensaio com o pontapé a ser convertido desta vez. Apesar do domínio do Direito a Académica consegue equilibrar a partida e aos 65 Minutos consegue traduzir esse equilíbrio com um ensaio, apesar de terem beneficiado de uma placagem falhada do adversário. O pontapé não foi convertido. Já em cima do final do jogo a Académica marcaria mais um ensaio com o pontapé a não ser convertido novamente.


Fim do Jogo: Direito - 24; AAC - 15



Estatística:



Direito Geral Académica
24 Resultado 15
4 Ensaios 3
2 Conversões 0
0 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
5 1ª Parte 5
19 2ª Parte 10

Direito Situações de Jogo Académica
10 "Melee Ganhas" 8
1 "Melee Perdidas" 0
12 "Touches" Ganhas 7
1 "Touches Perdidas" 5
11* Penalidades Concedidas 6
2 Penalidade "à Mão" 4
8 Penalidade "à Touche" 2
0 Penalidade "Postes" 0
7 "Mauls" Ganhos 3
17 Placagens bem sucedidas 23
9 Placagens falhadas 11
65.3% % Placagem 67.7%
8 "Turn Overs" 8
9 Erros 11
8 Vantagem 2
2 Vantagem "progressão" 0
6 Vantagem não aproveitada 2
7 Bola Perdida "22" 2
7 Bola Ganha "22" 7
* Melee - 1


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 11h30
1 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Académica
2 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Direito

Fim da 1ª Parte: 12h06

Inicio da 2ª Parte

37 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Direito
43 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Direito
50 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Direito
51 Minutos - Substituição - Direito
65 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Académica
66 Minutos - Substituição - Académica
70 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Académica

Fim do Jogo: 12h44

sexta-feira, março 23, 2007

Federação Europeia de Rugby realiza estágio em Portugal

A Federação Europeia de Rugby vai realizar um estágio em Abrantes, de 30 de Março a 4 de Abril, com a presença das selecções sub-17 de Portugal, Espanha e Andorra.O estágio tem como objectivo a formação de jogadores, treinadores e árbitros. Para além da realização de jogos treino envolvendo os atletas das três selecções, vão realizar-se diversas acções paralelas, entre reuniões dos órgãos directivos da FIRA e actividades físicas de preparação (musculação, jacuzzi, piscina). Os jogos treino decorrerão de manhã e à tarde.Durante a realização do estágio permanecerão em Abrantes 120 participantes: 78 atletas, 21 treinadores, 15 árbitros, 3 formadores (FIRA) e 3 dirigentes (FIRA).

Redacção Sportugal (http://sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=14&noticiaID=19610)

Jogos de 24/25 Março alvo de análise


Um fim de semana que promete em termos de Rugby. No Estádio Nacional vamos ter a oportunidade de assistir a vários jogos do Campeonato Nacional de Júniores. Por outro lado o grande destaque vai claramente para o Uruguai Portugal (SPORTV 1 às 18h30). Tentando equilibrar ao máximo o visionamento de jogos na "Honra" irei assistir ao Técnico - Belenenses no próximo Domingo, às 15h00.

Vamos então aos jogos que vão ser alvo de análise.


Dia 24:


11h30 - Direito - AAC - Estádio Nacional A - Campeonato Nacional de Júniores - Finais - 5º e 6º lugares


14h00 - CDUP - Agronomia - Estádio Nacional A - Campeonato Nacional de Júniores - Finais - 3º e 3º Lugar


15h15 - Belenenses - CDUL - Estádio Nacional A - Campeonato Nacional de Juvenis - Finais - Final


16h30 - Belenenses - CDUL - Estádio Nacional A - Campeonato Nacional de Júniores - Finais - Final


18h30 - Uruguai - Portugal - Estádio Montevideu - 2ª mão do apuramento para o Campeonato do Mundo (infelizmente só vou poder ver pela televisão!!!)


Dia 25:


15h00 - Técnico - Belenenses - Campo das Olaias - Campeonato Nacional de Honra - 9ª Jornada - jogo em atraso

terça-feira, março 20, 2007

Resultados deste fim de semana

Torneio das 6 Nações:

Jogou-se a última jornada do mais prestigiado torneio jogado no hemisfério Norte, o Torneio das 6 Nações. A França repetiu a façanha do ano passado e consegui ganhar o torneio, enquanto que a Irlanda consegui demonstrar todo o seu poderio com um 2º lugar muito merecido. A grande sensação foi claramente a Itália que conseguiu duas vitórias, uma delas e pela primeira vez fora de casa, mais concretamente na Escócia. Mas vamos então aos resultados da última jornada:

Itália - 24; Irlanda - 51

França - 46; Escócia - 19

País de Gales - 27; Inglaterra - 18

Classificação:


1º - Franca - 5J; 4V; 0E; 1D; 155PM; 86PS; 8 Pontos

2º - Irlanda - 5J; 4V; 0E; 1D; 149PM; 84PS; 8 Pontos

3º - Inglaterra - 5J; 3V; 0E; 2D; 119PM; 115PS; 6 Pontos

4º - Italia - 5J; 2V; 0E; 3D; 94PM; 147PS; 4 Pontos

5º - País de Gales - 5J; 1V; 0E; 4D; 86PM; 113PS; 2 Pontos

6º - Escócia - 5J; 1V; 0E; 4D; 95PM; 153PS; 2 Pontos


Rugby Feminino:

Jogou-se a última jornada do campeonato já com o título assegurado para as jogadoras do Benfica, que ficaram "isentas" nesta jornada. Houve duas vitórias caseiras e curiosamente com o mesmo resultado. De referir que na 2ª Divisão o CDUP ganhou o campeonato.

Técnico - 24; CRAV - 0 *

Agrária - 24; Agronomia - 0

* - Jogo já analisado neste blog


Outros Resultados:

Portugal - 27; Espanha - 19 em SUB 18

Este fim de semana vamos ter muito jogos de rugby. O especial destaque vai para o Uruguai - Portugal a ser transmitido pela SPORT TV às 18h30 no Sábado dia 24 de Março.
No mesmo dia no Estádio Nacional vamos ter as finais dos Campeonatos de Júniores e Juvenis e o Cascais irá receber o líder Agronomia em jogo da 14 ª Jornada (antecipação) do Campeonato Nacional de Honra. No feminino iremos ter os jogos da Taça de Portugal No campeonato da 1ª Divisão serão disputados os jogos das meias finais. Com tanta coisa não sei sinceramente para onde me virar...

sábado, março 17, 2007

Técnico - 24; CRAV - 0 - Feminino

Introdução:

Promessas, são promessas e como tal consegui arranjar um "tempinho" para me deslocar às Olaias e assistir a um jogo de Rugby Feminino. Claro está, que já sei as "bocas" que vou levar de amigos meus, mas o que importa de facto, é a análise a uma competição que não tenho acompanhado e ter umas luzes do Rugby jogado por mulheres.


Estava uma tarde agradável no bonito campo do Técnico e consegui chegar mesmo em cima do apito inicial.
Foi um jogo de domínio absoluto por parte da equipa da casa, com muita posse de bola e acima de tudo a "posse" territorial, ou seja largos minutos do jogo em que vimos as jogadoras do Técnico no meio campo adversário.
O Técnico foi claramente uma equipa que fez dos Avançados a principal arma para poder progredir no terreno, com as jogadores a tentarem "furar" várias vezes a defesa contrária. Por outro lado a saída da número 8 nas "melee's" era claramente uma aposta das jogadoras do Técnico que jogaram muitas vezes as "penalidades" à mão, aproveitando o seu poderoso bloco de Avançados (com especial destaque para a número 8) que foi claramente superior ao CRAV. O Técnico acabou por ter o tal domínio de jogo em termos de terreno e posse de bola que aqui já foi falado, mas não soube jogar devidamente a vantagem, faltando o apoio nos "ruck's" bem como nas jogadas de 3/4. Apesar de tudo na 2ª Parte as jogadoras do Técnico tentaram abrir mais o jogo e por 4 ocasiões vimos belas combinações ofensivas das duas Centros (dois não me soa nada bem!!!) com uma "arriere" muito segura nas jogadas ofensivas, "furando" entre a defesa contrária. Por 3 vezes viu-se a 2ª Centro a ir sozinha com a bola com as suas colegas a não conseguirem dar apoio na jogada ofensiva. De referir que a maior parte dos ensaios do Técnico foram conseguidos através de jogadas com os Avançados na zona dos "22" do CRAV. Beneficiaram nessa zona de muitas penalidades e de muitas "vantagens" embora não tenham marcado nenhum ensaio na "vantagem" de progressão. Não cometeram muitos erros e já no final do jogo assistimos a uma bela jogada de ataque com várias jogadoras a surgir no apoio, depois de ganharem uma bola nos seus "22". As jogadores do CRAV só conseguiram parar essa jogada do Técnico nos seus "22".
O CRAV parecia uma equipa debilitada e nunca conseguiu durante o jogo "encontra-se" e tentar ter a posse de bola. Na 1ª Parte ainda "assustaram" o Técnico pois conseguiram instalaram-se alguns minutos nos "22" do adversário pois ganharam muitas penalidades nessa zona, pois as jogadoras da casa não se colocavam a 10 metros na penalidade. Sem tirar mérito ao organizado bloco defensivo das jogadoras do Técnico o CRAV não conseguia progredir no terreno, com as 3/4 a terem um jogo lento e muito denunciado e com a "ponta" nº11 muitas vezes adiantada em excesso no terreno o que lhe valeu alguns dissabores, pois as jogadoras do Técnico conseguiram por algumas vezes colocar a bola nas "suas costas". Apesar de tudo a equipa do CRAV foi muito lutadora e não quis facilitar nada a vida às jogadoras do Técnico, conseguindo muitas vezes jogar bem em termos defensivos. O problema foi mesmo atacar com jogo apoiado e seguro e falharem muito o passe de bola.


Resumo do Jogo:
O jogo inicia-se com um ligeiro atraso. O Técnico faz uso do seu poderoso jogo nos Avançados e consegue o seu primeiro ensaio aos 3 Minutos, após jogar a penalidade à mão já nos "22" do CRAV. O pontapé não foi convertido. Aos 13 Minutos o Técnico viria a marcar mais um Ensaio com a história a repetir-se, isto é, jogo de Avançados nos "22" do CRAV. O pontapé foi convertido pela nº8. O CRAV tentou equilibrar a partida mas não conseguia chegar até ao ensaio, mesmo jogando por 4 vezes a vantagem nos "22" do Técnico.


Fim da 1ª Parte: Técnico - 12; CRAV - 0


A 2ª Parte não traz nada de novo e não foi surpresa o ensaio marcado aos 49 Minutos com as jogadoras do Técnico a jogarem várias vezes a vantagem nos "22" do CRAV. Tanto tentaram que conseguiram finalmente chegar ao ensaio. O pontapé foi convertido. O jogo conhecia agora algumas paragens e o Técnico aproveitava para fazer algumas substituições. O jogo era completamente dominado pelas jogadoras da casa. Aos 53 Minutos o CRAV instala-se pela primeira vez (na 2ª Parte) nos "22" do adversário mas viria a perder a bola mais tarde. Já no final do jogo o Técnico viria a marcar o seu último ensaio, após jogarem várias vezes a vantagem depois de penalidades marcadas nos "22" do CRAV. O pontapé não foi convertido.

Fim do Jogo: Técnico - 24; CRAV - 0



Estatística:



Técnico Geral CRAV
24 Resultado 0
4 Ensaios 0
2 Conversões 0
0 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
12 1ª Parte 0
12 2ª Parte 0

Técnico Situações de Jogo CRAV
11 "Melee Ganhas" 7
0 "Melee Perdidas" 0
3 "Touches" Ganhas 3
2 "Touches Perdidas" 5
20 Penalidades 14
18 Penalidade "à Mão" 7
2 Penalidade "à Touche" 7
0 Penalidade "Postes" 0
2 "Mauls" Ganhos 1
13 Placagens bem sucedidas 19
5 Placagens falhadas 6
72.2% % Placagem 76%
0 "Turn Overs" 3
11 Erros 9
13 Vantagem 11
3 Vantagem "progressão" 3
10 Vantagem não aproveitada 8
1 Bola Perdida "22" 2
3 Bola Ganha "22" 7


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 15h33

3 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Técnico
13 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico

Fim da 1ª Parte: 16h06

Inicio da 2ª Parte: 16h15

39 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico
46 Minutos - Substituição - Técnico
46 Minutos - Substituição - Técnico
47 Minutos - Substituição - Técnico
59 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Técnico

Fim do Jogo: 16h49
P.S. Foto retirada do blog de Rugby Feminino (http://www.rugbyfem.blogspot.com/)

sexta-feira, março 16, 2007

Fim de semana de repouso

Este vai ser um fim de semana de repouso, em termos de jogos, pois alguns compromissos pessoais poderão "tirar" tempo para poder acompanhar o rugby este fim de semana. Como não tenho a certeza se poderei ir ver jogos, não digo quais os jogos a ser alvo de análise, pois ainda não sei em concreto se vou ver algum.

Ontem as equipas de seniores do Direito e do CDUL realizaram um jogo treino em Monsanto com a vitória a sorrir para os "azuis" por 24-5. Para mais informações consultar o blog do CDUL (www.cdul.blogspot.com).

Entretanto se houver mais alguma equipa que vá fazer um jogo treino este fim de semana era importante saber para tentar arranjar um "tempinho" e dar uma "espreitadela" ao jogo. Se me puderem avisar com 24 horas de antecedência :) :), brincadeirinha!

Bom fim de semana a todos

terça-feira, março 13, 2007

Resultados dos Jogos deste fim de semana

Foi um fim de semana com muito sol, com muito rugby e também com alguma polémica por causa do "não jogo" Técnico vs Belenenses, por suposto aviso tardio por parte da Federação da anulação do mesmo. Polémicas à parte, vamos então aos resultados de que tenho conhecimento.

Campeonato Nacional de Honra - 9 ª Jornada

Agronomia - 43; CDUP - 7 *

Campeonato Nacional de Juniores - 1/2 Finais

Agronomia - 10; CDUL - 30 *

Belenenses - 23; CDUP - 15

A Agronomia e o CDUP vão disputar o 3º lugar enquanto que o Belenenses e o CDUL vão disputar o 1º lugar. Os jogos serão disputados dia 24 de Março no Estádio Nacional e em principio estarei presente para assistir a estes dois jogos.

Campeonato Nacional de Juvenis - 1/2 Finais

CDUL A - 41; Cascais - 13

Belenenses - 20; Direito - 5

O Cascais irá disputar com o Direito o 3º lugar e o CDUL tal como em Júniores irá disputar o 1º lugar contra o Belenenses. Os jogos serão disputados dia 25 de Março no Estádio Nacional.

Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2007 (1ª mão)

Portugal - 12; Uruguai - 5 *

* - jogos já analisados neste blog.

Torneio das 6 Nações:

Mais uma jornada com o destaque para um grande confronto entre Inglaterra e França, onde os ingleses saíram vencedores. A Itália continua a somar vitórias e agora a vitima foi o Pais de Gales, que ainda não somou nenhuma vitória neste torneio. A Irlanda continua a mostrar o seu excelente momento de forma com uma vitoria pela margem mínima contra a Escócia. Eis os resultados:

Inglaterra - 26 ; França - 18

Escócia - 18 ; Irlanda -19

Itália - 23; Pais de Gales - 20

Classificação:

1º França - 6
2º Irlanda - 6
3º Inglaterra - 6
4º Itália - 4
5º Escócia - 2
6º Pais de Gales - 0

Rugby Feminino:

Uma última palavra para o Rugby Feminino, onde a uma jornada do fim o Benfica sagrou-se campeão nacional da modalidade, ganhando em casa ao Técnico.

Benfica - 17; Técnico - 0

Irão haver jogos para a Taça de Portugal e segundo o que sei o calendário já está definido.

Dia 24 de Março jogam-se os 1/4 de final com os seguintes jogos:

Benfica – Agrária

Técnico – Agronomia

CDUP – Belas

As 1/2 finais jogam-se a dia 31 de Março e a grande final está marcada para 14 de Abril.

Boa semana a todos!!!

sábado, março 10, 2007

Portugal - 12; Uruguai - 5


Introdução:


Depois de uma manhã passada na Tapada da Ajuda, fui a "voar" para o Estádio Universitário de Lisboa para assitir ao grande jogo do dia, Portugal contra o Uruguai. Estava "casa" cheia, muita esperança em uma vitória e em assitir a um bom jogo. Infelizmente cheguei um bocado em cima da hora e como tal não fiquei no melhor sitio para poder ver o jogo, mas mesmo assim valeu a pena e acima de tudo consegui tirar algumas notas interessantes desta partida.

O resultado fala numa "batalha" equilibrada, ao intervalo por exemplo as equipas estavam empatadas com um esclarecedor 0-0. Apesar de tudo os Uruguaios tiveram mais posse de bola e domínio de jogo no meio campo de Portugal, mas os "lusos" defenderam tudo, à excepção do ensaio que infelizmente para nós surgiu mesmo no final da partida. Apesar de tudo abrem-se boas perspectivas para o jogo da 2ª mão, já que Portugal leva uma vantagem de 7 pontos.


Muito se falou das debilidades da 1ª linha de Portugal, que viria a ter muitas dificuldades com o forte "pack" de Avançados Uruguaios (aliás essa discussão levantou-se muito neste blog e queria desde já agradecer aos intervenientes nos cometários pela "acessa" discussão), mas a verdade é que Portugal "bateu-se" muito bem, com uma 1ª linha que apesar de sentir algumas dificuldades na "melee"(perdemos uma bola nos nossos "22" por causa de uma "melee's" ganha com dificuldades") conseguiu melhorar muito em relação a jogos anteriores. Por outro lado defendemos melhor nos "maul's" apesar de termos cometido algumas faltas. A 3ª linha, esteve impecável a defender e estiveram muito seguros nas situações ofensivas. Nas linhas atrasadas faltou, na minha opinião, alguns dos bons movimentos ofensivos que vimos por exemplo contra o Montpellier (principalmente nos primeiros 25 minutos deste jogo), mas por outro lado deparamo-nos com uma defesa muito sólida. Portugal foi sujeito a um grande desgaste físico, pois teve que defender muito, em muitas ocasiões defendeu o ensaio eminente do adversário e o exemplo da sua bravura, são as 10 bolas conquistadas nos seus "22". Ambos os ensaios são magníficos, mas o primeiro deles é de facto fantástico, pois a intercepção de Pedro Carvalho ainda nos "22" de Portugal foi preciosa bem como o seguimento da jogada onde o apoio de David Mateus surgiu de forma bastante bem conseguida. Nalgumas situações vimos jogadores portugueses sozinhos a transportar a bola e nesse capítulo não estivemos tão bem, na minha opinião. Mas a defender estavam lá todos!


O Uruguai é de facto uma boa equipa e tem de facto um "pack" de Avançados muito forte, especialmente na 3ª linha com destaque para o nº8. Por outro lado o "arriere" e os "pontas" estiveram sempre muito seguros e muito bem posicionados no terreno, com especial destaque de facto para um "arriere" muito tranquilo, com boa visão de jogo e com um bom pontapé. Os Uruguaios perderam, na minha opinião, a batalha da 3º linha, pois depararam-se com uma defesa muito bem organizada e sinceramente fiquei com a impressão que não esperavam tantas dificuldades, aliás os sul-americanos iniciaram o jogo a fazer grande pressão no sentido de tentar ganhar vantagem. O Uruguai jogou um pouco às margens da lei e exemplo disso são os dois cartões amarelos mostrados por um árbitro que esteve muito bem. Essa situação permitiu que Portugal conseguisse desequilibrar um pouco a partida. Estiveram bem nas "melee's" e nas "Touches" excepto numa "Touche" (a 3ª e última falhada na contabilidade estatística), nos seus "22" que permitiu o 2º Ensaio dos Portugueses de autoria do recém entrado Diogo Coutinho. Apesar de tudo foi uma equipa com muita posse de bola e que consegui fazer uma forte pressão na saída de bola do adversário.

Esperemos que em Montevideu Portugal consiga aguentar a pressão e que consiga fazer história no Rugby Nacional!


Resumo do Jogo:


O jogo inicia-se com o Uruguai muito pressionante, mas Portugal consegue defender muito bem e aos 10 minutos beneficia de uma penalidade aos postes que Cardoso Pinto não consegue converter. Aos 21 Minutos é a vez dos Uruguaios imitarem Cardoso Pinto e como tal continuava tudo empatado. Aos 31 Minutos o Uruguai tenta novamente uma penalidade aos postes mas felizmente para Portugal o pontapé não foi convertido. Aos 36 Minutos Cardoso Pinto volta a não acertar nos postes (por pouco) e aos 38 Minutos ficamos com a certeza que chegariamos ao intervalo com um 0-0, pois Cardoso Pinto não conseguiu converter novamente uma penalidade.


Fim da 1ª Parte: Portugal - 0; Uruguai - 0


A 2ª parte começa com o domínio dos forasteiros. Aos 44 Minutos é mostrado um cartão amarelo a um jogador do Uruguai e aos 49 minutos o momento do jogo, com uma intercepção de bola por parte de Pedro Carvalho, quando os Uruguaios estavam instalados nos "22" de Portugal. Carvalho consegue fugir à primeira placagem e quando é finalmente derrubado, já perto da linha de ensaio consegue ainda encontrar David Mateus que marcaria o ensaio entre os postes. O pontapé foi facilmente convertido. Portugal galvaniza-se e consegue agora ter mais posse de bola e domínio de jogo, empurrando o Uruguai para o seu meio campo. Aos 63 Minutos é mostrado mais um cartão amarelo a um jogador do Uruguai por efectuar uma "gravata" a um jogador de Portugal. Ambas as equipas fazem algumas substituições, com especial destaque para Diogo Coutinho que viria a marcar o segundo ensaio de Portugal, após o Uruguai perder uma "Touche" nos seus "22" aos 75 minutos. Já com Malheiro em campo o pontapé não foi convertido. O Uruguai "carrega" no jogo e já em descontos após grande insistência nos "22" de Portugal consegue chegar ao ensaio (83 Minutos). O pontapé não foi convertido.


Fim do Jogo: Portugal - 12; Uruguai - 5



Estatística:



Portugal Geral Uruguai
12 Resultado 5
2 Ensaios 1
1 Conversões 0
0 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
0 1ª Parte 0
12 2ª Parte 5

Portugal Situações de Jogo Uruguai
6 "Melee Ganhas" 10
1 "Melee Perdidas" 0
12 "Touches" Ganhas 10
4 "Touches Perdidas" 3
15 Penalidades Concedidas 10
2 Penalidade "à Mão" 3
10 Penalidade "à Touche" 5
3 Penalidade "Postes" 2
2 "Mauls" Ganhos 6
25 Placagens bem sucedidas 20
7 Placagens falhadas 6
78.1% % Placagem 76.9%
3 "Turn Overs" 5
9 Erros 10
8 Vantagem 10
3 Vantagem "progressão" 6
5 Vantagem não aproveitada 2
2 Bola Perdida "22" 1
10 Bola Ganha "22" 2


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 15h33


10 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Portugal
21 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Uruguai
31 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Uruguai
36 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Portugal
38 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Portugal


Fim da 1ª Parte: 16h17

Inicio da 2ª Parte: 16h30

44 Minutos - Cartão Amarelo - Uruguai
49 Minutos - Ensaio e Pontapé convertido - Portugal
59 Minutos - Substituição - Portugal
59 Minutos - Substituição - Portugal
62 Minutos - Substituição - Uruguai
63 Minutos - Cartão Amarelo - Uruguai
70 Minutos - Substituição - Portugal
75 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - Portugal
77 Minutos - Substituição - Portugal
77 Minutos - Substituição - Portugal
78 Minutos - Substituição - Uruguai
83 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - Uruguai
Fim do Jogo: 17h16