sábado, março 01, 2008

Técnico - 27 ; Benfica - 19


Introdução:

Com o campeonato parado por causa dos jogos da nossa Selecção aproveitei para me deslocar às Olaias para assistir a um jogo particular entre o Técnico e o Benfica. Foi um jogo muito agradável com a vitória a sorrir aos homens da casa. Foi uma partida com duas partes distintas, acabou por ganhar aquela que foi mais eficaz no ataque e que esteve muito bem na defesa e penalizou aquela que teve uma tremenda ineficácia no ataque.

O Técnico entrou da melhor maneira no jogo já que conseguiu ganhar a bola após o pontapé inicial e rapidamente instalou-se nos "22" do adversário. Muito bem os Avançados a trabalharem nos "maul's" e nos "ruck's" e as linhas atrasadas muito bem organizadas no aspecto ofensivo criando muitas dificuldades ao adversário. Aos 2 minutos os homens da casa marcariam o seu primeiro ensaio com a bola a ir de uma ponta à outra sempre de forma segura. Por outro lado as placagens estavam a ser eficazes e o Benfica tinha dificuldades em ultrapassar a linha do meio campo, mas na 1ª vez que o conseguiram fazer, marcaram ensaio com culpas para a defesa dos homens das Olaias, pois não defenderam devidamente nos seus "22". Mas a resposta foi rápida e depressa o jogo instalou-se no meio campo encarnado. O Técnico jogava em toda a "largura" do campo e conseguia com isso ultrapassar a linha da vantagem com relativa facilidade, mas cometia muitos erros e perdeu algumas jogadas eminentes de ensaio por causa disso, até porque alguns desses erros foram cometidos nos "22" do Benfica. Mas a compensação era feita pelos "turn over's" pois o adversário era lento a sair para o ataque, mas por outro lado os homens da casa faziam bem a pressão na saída de bola do Benfica. Quando os encarnados "fixavam" o jogo com os Avançados os "engenheiros" conseguiam defender com muita bravura. Já no final da 1ª Parte sofreram mais um ensaio devido a um mau pontapé para o meio campo onde estava "metade" da equipa do Benfica que conseguiu apanhar os jogadores do Técnico em "contra pé". Se na 1ª Parte o Técnico foi dominador na 2ª Parte assistiu-se a uma partida completamente diferente já que o jogo esteve quase sempre no meio campo dos homens da casa e na maior parte das vezes nos "22". Mas se por um lado houve ineficácia atacante do Benfica, houve também grande mérito defensiva dos homens do Técnico, pois defenderam sempre com grande segurança e cometeram muito menos erros. Cometeram muitas faltas, ao contrário do 1º período (4 penalidades cometidas, contra 15 no 2º período). Foram obrigados a placar muito mais (na 1ª Parte 24 placagens efectuadas e na 2ª Parte 54 placagens efectuadas) e na 1ª metade da partida foram cometidos quase o triplo dos erros cometidos na 2ª metade. Fisicamente a equipa esteve muito bem e por outro lado nota-se que está a ser bem liderada e organizada, quer em termos de modelo de jogo, quer em termos de organização de equipa. De referir que o Técnico ganhou 9 Touches num total de 11 (81,82%), ganhou por 4 vezes a bola nos seus "22", todas na 2ª Parte e das 91 placagens efectuadas, falhou 13, enquanto que, 78 foram bem sucedidas (85, 71%). A eficácia na placagem foi exactamente igual em ambas as partes!

O Benfica entrou algo adormecido e talvez um pouco surpreendido pelo ritmo imposto pelo adversário. Demoraram muito tempo a organizar o seu modelo de jogo, embora tiveram alguns "brindes" que souberam aproveitar muito bem. Conseguiram equilibrar a partida mas a saída para o meio campo estava a ser muito difícil pois se por um lado o adversário não permitia aos "encarnados" essa progressão no terreno, por outro lado as movimentações ofensivas estavam a ser lentas e algo denunciadas. Julgo também que não jogaram com alguns dos seus habituais titulares, mas foi de facto um inicio de jogo muito mau e acima de tudo com uma atitude pouco combativa contra um adversário que embora esteja numa divisão inferior estava a jogar com a máxima determinação. Apesar de tudo isto aproveitaram alguns erros defensivos do adversário para marcar pontos que poderiam ter sido determinantes para um resultado diferente. Na 2ª Parte o Benfica entrou com uma atitude completamente diferente já que estavam a ser muito mais agressivos na posse de bola e começaram a trabalhar muito bem nos "ruck's". Mas a ineficácia ofensiva foi de facto "gritante" já que o os "encarnados" estiveram muitos minutos nos "22" do Técnico e só por uma vez conseguiram marcar ensaio. Embora não se possa tirar o mérito aos homens da casa, o Benfica foi claramente uma equipa que desperdiçou oportunidades, algumas delas mesmo em cima da linha de ensaio. Mas as faltas cometidas, os erros e algumas decisões erradas nas movimentações ofensivas foram desmotivando a equipa e por outro lado foram dando alento à equipa adversária. Para piorar ainda mais o cenário a 1ª vez que o adversário conseguiu instalar-se nos seus "22" sofreu mais um ensaio. De referir que o Benfica ganhou 13 Touches num total de 14, ganhou por 4 vezes a bola nos seus "22", todas na 1ª Parte e das 49 placagens efectuadas, falhou 11, enquanto que 38 foram bem sucedidas (77,55%)


Minuto a Minuto:





Inicio do Jogo: 15h33

2 Minutos: Ensaio e Pontapé Não Convertido - Técnico

12 Minutos: Ensaio e Pontapé Convertido - Benfica

14 Minutos: Ensaio e Pontapé Convertido - Técnico

20 Minutos: Ensaio e Pontapé Convertido - Técnico

33 Minutos: Penalidade Postes e Pontapé Convertido

38 Minutos: Ensaio e Pontapé Não Convertido - Benfica


Fim da 1ª Parte: 16h13

Resultado da 1ª Parte: Técnico - 22 ; Benfica - 12


Inicio da 2ª Parte: 16h20

58 Minutos: Ensaio e Pontapé Não Convertido - Técnico

73 Minutos: Ensaio e Pontapé Convertido - Benfica

Fim do Jogo: 17h02

Resultado da 2ª Parte: Técnico - 5 ; Benfica - 7

Resultado Final: Técnico - 27 ; Benfica - 19




Estatística:




TÉCNICO - Geral - BENFICA
27 - Resultado - 19
4 - Ensaios - 3
2 - Conversões - 2
1 - Penalidades "Postes" - 0
0 - Drop Goal - 0
22 - 1ª Parte - 12
5 - 2ª Parte - 7


TOTAL

TÉCNICO - Situações de Jogo - BENFICA

5 - "Melee Ganhas" - 14
0 - "Melee Perdidas" - 1
9 - "Touches" Ganhas - 13
2 - "Touches Perdidas" - 1
9 - Penalidades Obtidas - 19
1 - Penalidade "à Mão" - 8
7 - Penalidade "à Touche" - 11
1 - Penalidade "Postes" - 0
3 - "Mauls" Ganhos - 5
32 - "Ruck's Ganhos - 68
78 - Placagens bem sucedidas - 38
13 - Placagens falhadas - 11
85,71% - % Placagem - 77,55%
7 - "Turn Overs" - 1
11 - Erros - 5
9 - Linha da Vantagem "ultrapassada" - 8
2 - Fases Estásticas - 1
7 - Restantes - 7
3 - Bola Perdida "22" - 3
4 - Bola Ganha "22" - 4


1ª Parte

TÉCNICO - Situações de Jogo - BENFICA

1 - "Melee Ganhas" - 8
0 - "Melee Perdidas" - 0
5 - "Touches" Ganhas - 3
1 - "Touches Perdidas" - 1
5 - Penalidades Obtidas - 4
1 - Penalidade "à Mão" - 0
3 - Penalidade "à Touche" - 4
1 - Penalidade "Postes" - 0
2 - "Mauls" Ganhos - 2
22 - "Ruck's Ganhos - 20
24 - Placagens bem sucedidas - 26
4 - Placagens falhadas - 8
85,71% - % Placagem - 76,47%
5 - "Turn Overs" - 1
8 - Erros - 2
6 - Linha da Vantagem "ultrapassada" - 4
1 - Fases Estásticas - 1
5 - Restantes - 3
1 - Bola Perdida "22" - 3
0 - Bola Ganha "22" - 4


2ª Parte

TÉCNICO - Situações de Jogo - BENFICA

4 - "Melee Ganhas" - 6
0 - "Melee Perdidas" - 1
4 - "Touches" Ganhas - 10
1 - "Touches Perdidas" - 0
4 - Penalidades Obtidas - 15
0 - Penalidade "à Mão" - 8
4 - Penalidade "à Touche" - 7
0 - Penalidade "Postes" - 0
1 - "Mauls" Ganhos - 3
10 - "Ruck's Ganhos - 48
54 - Placagens bem sucedidas - 12
9 - Placagens falhadas - 3
85,71% - % Placagem - 80,00%
2 - "Turn Overs" - 0
3 - Erros - 3
3 - Linha da Vantagem "ultrapassada" - 4
1 - Fases Estásticas - 0
2 - Restantes - 4
2 - Bola Perdida "22" - 0
4 - Bola Ganha "22" - 0



P.S.1. Foto retirada em: http://www.tecnico-rugby.com/index.php

P.S.2. Rússia - 46 ; Portugal - 27

13 comentários:

Anónimo disse...

o que achou da equipa do técnico?
e a equipa do benfica jogou sem os seus titulares?

os meus parabens pelo blog e pelo excelente trabalho que tem feito.

cumps
PGC

Anónimo disse...

O Benfica tinha os bifes todos...Faltava o Melo, o Grenho (este vai faltar a época toda...)e o Zé Carlos...

Anónimo disse...

e o suiço, o borralho, o cavilhas o barata, o tony, o junqueiro, o fred raposo.

Anónimo disse...

estavam lesionados?

Anónimo disse...

isto diz-nos que se o tecnico estivesse na divisao de honra poderia lutar pela final four? (eu sei que um jogo nao significa nada, um jogo todos conseguem competir o que conta e a regularidade, mas mesmo assim fica a minha pergunta).
Cumprimentos

Anónimo disse...

ao tecnico faltava, Ruben, pedro carrilho, gonçalo viana, francisco caeiro, bernardo ferreira, artur conceição,duarte bruges, bernardo d´eça, duarte vargas, diogo reis, francisco frazão. . . espero nao me ter esquecido de ninguem..

Cumps

Anónimo disse...

penso que não lutaria para não descer com o cascais academica e cdup

Anónimo disse...

Acima de tudo, foi um bom jogo de rugby.
Parabens ao Técnico pela vitória

JG

Anónimo disse...

Bom... falar de improviso é fácil.
Falando em Futebol...já vi muitas equipas da 2ª dar "tareias" em equipas de Top e isso não quer dizer que no campeonato e se lá estivessem fizessem sempre boa figura... muito provavelmente não aguentavam a epoca toda e o mais provavel éra andarem a competir para não descer. Um jogo e por melhor que tenha sido...não quer dizer nada, se assim fosse então por exemplo o cascais estava completamente fora do perigo de descida porque quase ganhou (empatou) ao Direito.
Para mim estes jogos treino é muitas vezes para os treinadores fazerem experiencias e as equipas treinarem jogadas...não é para mim relevante o resultado...obviamente a equipa mais fraca tentará sempre fazer o seu jogo da época, mas a mais forte que está fora dos pontos quer é fazer testes.
Atenção que não jogo no benfica nem adepto sou da equipa, acho é que deve haver um pouco de senso.
Mais uma boa reportagem, parabens.
Abraço

Anónimo disse...

Para os menos informados e mais demorados nesta tecnologia da net aviso com a antecedência devida que o jogo Roménia-Portugal de sábado 8 de Março dá às 10h da manhã (portuguesas) em:
http://www.sport.ro/live/

luis sa disse...

Boa noite a todos:

Antes de mais agradecer todos os comentários deixados ao longo desta semana sobre o jogo em causa e acima de tudo ao informador anónimo que nos deu uma preciosa informação sobre o jogo Portugal Roménia. Infelizmente por motivos profissionais não vou poder assistir à partida, pois provavelmente só chegarei a Lisboa por volta da hora do almoço.

Relativamente ao Técnico, o jogo foi muito interessante. Julgo também que além da boa organização táctica o Técnico levou este jogo "mais a sério" do que o seu adversário. O Benfica na 2ª Parte foi uma equipa completamente diferente muito mais agressiva e dominadora. Mas há que destacar a boa equipa que é o Técnico com jogadores jovens e de muita qualidade.
Relativamente à Honra e ao comportamento dos homens das Olaias se lá estivessem, julgo, a ver pelo domínio absoluto na I Divisão, que na próxima época iremos ver respondidas todas as questões levantadas aqui!

Cps:

Luís Sá

Anónimo disse...

Foi um bom jogo, o Técnico até fez um bom jogo e foi um excelente teste contra uma equipa com outra rodagem e no fundo com mais qualidade. Apesar de ter corrido bem, o jogo era mto mais importante para o técnico do que para o benfica, e num jogo de rugby a atitute é fundamental. Isto tudo para dizer...

O técnico tem boa equipa, acho que tem equipa para não acabar em ultimo na fase regular na honra, mas que n chega ainda a um final four (plantel curto, falta experiencia..etc..)

Um jogo destes nunca dá pa tirar conclusões. Foi bom para as duas equipas, tenho a certeza (+ p o técnico do q benfica), mas n passa de um teste e nada tem a ver com um jogo a sério.

O Benfica n tinha toda a gente, o Técnico também n. Mais importante que isto, acho q é o facto de para o técnico ter sido uma questão de afirmação, e o benfica n ter nada que/para provar.

Cumps! Parabens pelo blog

João Branco disse...

Este blog está " linkado" a partir de www.blogesporto.blogspot.com