segunda-feira, janeiro 29, 2007

Direito - 23: CDUL - 19, dia 27 de Jan.(Juniores)


O jogo estava marcado para o 12h00 e começou precisamente a essa hora! Além do forte frio que se fazia sentir estava muito vento, o que perspectivava um jogo não muito bem jogado. Foi o que acabou por acontecer.

Mas vamos à análise do jogo.

A equipa do CDUL, começou a 1ª parte com o vento a favor e logo aos 6 Minutos da 1ª parte, marca um ensaio após um erro defensivo da equipa do Direito que vê o seu passe ser interceptado pelo nº13 do Direito.

Direito - 0; CDUL - 7


O vento de facto não ajudava nada o espectáculo, pois tornava o jogo muito "trapalhão". A equipa do Direito não conseguia sair do seu meio campo.

Aos 19 Minutos da 1ª parte novo ensaio do CDUL, com excelente jogada do nº13, fazendo um passe perfeito já nos "22" ao nº11 que marca ensaio na ponta. O Pontapé não foi convertido e como tal:

Direito - 0; CDUL - 12


A partir dos 20 Minutos o Direito percebeu que teria que jogar quase sempre à "mão". Como tal começa a colocar os seus Avançados, espalhados pelos 3/4.

Mas quem está a favor do vento tem quase sempre vantagem e não foi surpresa que o ensaio do CDUL aos 25 minutos. Belo ensaio do "abertura" do CDUL (nº30) passando por vários jogadores do Direito. O Pontapé foi convertido e como tal:

Direito - 0; CDUL - 19


O Direito falhava no apoio aos "rucks" mas começava mesmo assim a subir de rendimento. O jogo à "mão" e disperso dá os seus frutos num belo ensaio da equipa do Direito após grande pressão nos "22" do CDUL. Pontapé não foi convertido.

Direito - 5; CDUL - 19


Faltavam apenas 8 minutos para o intervalo e o ensaio do Direito motiva a equipa. O jogo torna-se mais confuso e o CDUL não aproveita para defender ao pé. O jogo chega assim ao intervalo.

Fim da 1ª Parte: Direito - 5; CDUL - 19


A 2ª parte começa com o Direito agora a jogar a favor do vento.

Aos 42 Minutos o Pilar do CDUL (nº18) leva um cartão amarelo e deixa a equipa azul desfalcada.

Como se esperava, o Direito começa a dominar o jogo e não é surpresa o ensaio marcado aos 46 Minutos após "melee" em cima da linha do ensaio com o nº8 a rodar muito bem para a direita. Pontapé não foi convertido como tal:

Direito - 10; CDUL - 19


Três minutos mais tarde, portanto aos 49 Minutos, o Direito não perdoa e marca mais um ensaio, após um mau jogo ao pé do CDUL, o abertura do Direito (nº10) consegue marcar entre os postes. Pontapé convertido.

Direito - 17; CDUL - 19


Os "rucks" do Direito começam a ser mais eficazes e o CDUL parece desorientada com tanto vento contra. O Direito ganha uma penalidade após jogada de ataque dos Avançados. O CDUL é obrigado a fazer falta e o Direito tenta os postes. Pontapé convertido e o Direito passa para a frente do marcador ainda antes da 1ª metade da 2ª Parte, mais concretamente aos 55 Minutos . Como tal:

Direito - 20; CDUL - 19


Joga-se mal, as equipas perdem muitas bolas e o Direito não aproveita o facto de estar com o vento a favor. O Direito consegue ainda ganhar uma penalidade, ainda longe dos postes mas o nº7 com um grande pontapé consegue aumentar a distância no marcador. Estavam decorridos 67 Minutos. Como tal:

Direito - 23; CDUL - 19


O nº7 do Direito ainda falha uma penalidade aos 69 Minutos, mas o CDUL começa a sentir que pode tentar chegar ao ensaio. Como tal os "azuis" tentam pressionar o Direito. Aos 74 Minutos, grande jogada do nº15 do Direito que avança 40 metros com a bola na mão, falhando o passe quase em cima dos "22" do CDUL.

O CDUL, joga mais com o coração do que com a cabeça. Já nos descontos e com o vento abrandar bastante o CDUL parte para um último folgo e após uma jogada soltitária do nº14 dos "azuis" "cheira" a ensaio, mas a falta de apoio e uma "escorregadela" do mesmo, faz-lo deixar a bola vir para a frente e o jogo acaba assim de forma inglória para os azuis.

Fim do jogo: Direito - 23; CDUL - 19


Três coisas que foram decisivas nestes jogo:

1ª - O vento e a equipa que melhor soube se adpatar a ele

2ª - Cartão amarelo ao pilar do CDUL

3ª - Ensaio do Direito na 1ª parte.


Pontos Fortes do Direito:


Jogadores Polivalentes



Dois bons chutadores (nº10 e nº7)



Muita Garra



Pontos Fracos do Direito:


Muita Juventude



Avançados muito leves



"Muita conversa" e pouco pragmatismo no sentido de querer ajudar



Muito pouco apoio nos "rucks e mauls". Muita gente a entrar "alto" também



Pontos Fortes do CDUL


Abertura (nº30) jogador inteligente e calmo



"Pack" de Avançados robusto



Linha de 3/4 muito interessante



Pontos Fracos do CDUL


Muitas "melee's" perdidas (mais de 90%!!!)



Dificuldade em adpatar-se ao vento



Muito pouco apoio nos "rucks e mauls". Muita gente a entrar "alto" também


2 comentários:

Paulo Ferreira disse...

Uma newsletter com esta informação "deliciosa" é que fazia falta ao ainda exclusivo e pouco servido mundo do rugby portugues...
Até a FPR já mete uns resumitos pobrezitos dos jogos...devem ser as boas influencias destas coisas do rugby!

luis sa disse...

Eu gostaria de lembrar que há muito tempo que estou afastado do rugby. Apesar de acompanhar a modalidade, falta-me saber melhor as regras, os jogadores etc..
Mas achei curioso de facto, pela primeira vez no site da FPR, pela primeira vez fazer um resumo (ainda que fraquinho é verdade) do jogo! Pura coincidência como é óbvio!!!