sexta-feira, abril 06, 2007

Benfica - 24; Técnico - 12



Introdução:

Estava uma noite fria e algum vento que apesar de tudo acabou por "acalmar" durante o jogo. O Benfica precisava de ganhar ao Técnico para continuar a lutar por um dos 4 primeiros lugares do Campeonato, mas iria defrontar um Técnico que precisava de pontos também, para poder fugir aos últimos lugares da tabela classificativa!

Foi um jogo equilibrado nos primeiros 20 minutos de cada parte, com maior domínio de posse de bola territorial para o Técnico, apesar de que, no inicio da 2ª Parte o fulgor dos homens das Olaias não foi tão intenso como no inicio da partida, que foi de facto muito forte. Nos últimos 20 minutos da 1ª Parte e do final da partida o jogo foi do Benfica pressionando muito mais as linhas atrasadas do adversário e ganhando no jogo de Avançados.

O Benfica entrou no jogo algo desconcentrado, mas ao mesmo tempo esse "adormecimento" inicial serviu de "toque" para uma reacção muito positiva ainda na 1ª Parte. Os encarnados começaram por cometer alguns erros na defesa, especialmente nas linhas atrasadas onde o "Asa" do Técnico integrava-se muito bem nos lances de ataque surgindo entre os "centros" combinando muito bem com o "abertura". Se nos 3/4 as coisas não estavam a correr muito bem, os Avançados não conseguiam impor o seu jogo. A partir dos 20 minutos, que acabou por coincidir com primeiro ensaio, o Benfica começou a trabalhar melhor nos Avançados, especialmente utilizando os "maul's" dinâmicos que causaram muitas dificuldades ao Técnico. Por outro lado o Benfica começava a ganhar a batalha da posse de bola e ainda para mais no meio campo adversário. As linhas atrasadas além de estarem a defender melhor, no ataque melhoravam bastante com o homem que transportava a bola a ter apoio dos colegas e aí o Benfica teve dos melhores momentos em termos de progressão no terreno, passando várias vezes a "linha da vantagem". Na 2ª Parte o Técnico reagiu, mas o Benfica apesar de tudo soube defender melhor do que nos primeiros 20 minutos da 1ª Parte, não deixando que as penalidades de Joe Gardener, diminuíssem muita a vantagem que levavam da 1ª Parte. Nos últimos 20 minutos os encarnados voltaram a "pegar" no jogo, com especial destaque para um "abertura" que com excelente visão de jogo conseguia muitas das vezes colocar dificuldades nas linhas atrasadas do Técnico, através do seu pontapé. Apesar de tudo o Benfica pareceu-me um pouco lento e fisicamente em baixo ,com alguns jogadores a perderem algumas bolas, e em jogadas de ataque não foram raras as vezes que vimos os jogadores do Benfica sem apoio, aliás este foi um ponto que não foi explorado pelo adversário. De referir ainda que o Benfica causou muitas dificuldades ao Técnico na "melee" e o exemplo disso são as 6 "melee's" perdidas do adversário. Por outro lado conseguiu ultrapassar a linha da vantagem por 16 vezes sendo que 7 foram entre os 20 e os 40 minutos da 1ª Parte e 5 entre os 20 e os 40 Minutos da 2ª Parte, períodos esses que foram de maior domínio dos encarnados como aqui já foi referido

O Técnico vinha ao campo da Sobreda tentar somar pontos para poder fugir dos últimos lugares da tabela. Começou muito bem o jogo, tentando "esconder" algumas fragilidades nos Avançados e colocando mais homens nas linhas atrasadas. Tal como já foi referido os primeiros 20 minutos da partida foram de domínio dos homens das Olaias que através de jogadas ofensivas nos 3/4, com especial destaque para o "Asa" (julgo que se chama Scott). Não conseguiram apesar de tudo, aguentar a reacção dos encarnados, pois sentiram grandes dificuldades em defender os "maul's" dinâmicos do adversário. Defenderam bem, apesar de achar que nas linhas atrasadas houve jogadores que não "subiram" tão bem como outros, deixando espaço para os jogadores do Benfica construir mais facilmente linhas de passe. Nas "melee's" o Técnico não esteve nada bem, aliás os números são bem elucidativos em relação a essa matéria (6 "Touches" perdidas" em 8). No inicio da 2ª Parte voltaram a entrar melhor que o adversário e lutaram bastante para diminuir a desvantagem ( o resultado chegou a estar 14-12), com especial destaque para Joe Gardener com a pontaria afinada no que diz respeito às penalidades aos postes (converteu 4 em 5). De referir ainda que tiveram um melhor "score" nas "Touches" perdidas se comparado com o jogo frente ao CDUL (5 "Touches" perdidas em 15, contra o CDUL 7 "Touches" perdidas em igual número), nas "melee's" perdidas já aqui foram referidas as dificuldades que a 1ª linha teve e por fim ultrapassaram a "linha da vantagem" 9 vezes, sendo que 4 delas foram entre o inicio da partida até aos 20 Minutos da 1ª Parte e outras 4, entre o inicio da 2ª Parte até aos 20 minutos da 2ª Parte, ou seja 89% do total.


Resumo do Jogo:

O jogo inicia-se com o Técnico a querer mandar no jogo e consegue logo no primeiro minuto da partida uma penalidade aos "postes" com Joe Gardener converte. Os jogadores do Técnico conseguiam furar a defesa do Benfica e aos 5 Minutos conseguiam ganhar mais uma penalidade aos postes só que desta vez o pontapé saiu ao lado. O Benfica tentava reagir e trabalhava melhor nos avançados e aos 21 minutos consegue marcar o seu primeiro ensaio com o pontapé a ser convertido. O Técnico apesar de tudo ganha uma penalidade aos postes que viria a ser convertida, estavam decorridos 25 Minutos. Mas quem mandava no jogo agora era o Benfica e aos 27 Minutos após um jogador do Técnico fazer falta no "ruck" o Benfica ganha uma penalidade aos postes que não viria a ser convertida. Aos 30 Minutos surgiria mais um ensaio do Benfica após bom trabalho nas linhas atrasadas que contaram com erros de marcação do adversário. O pontapé viria a ser convertido.


Fim da 1ª Parte: Benfica - 14; Técnico - 6


O Técnico volta a entrar melhor no jogo e após não aproveitar a vantagem nos "22" do Benfica Joe Gardener faz mais 3 pontos com mais uma penalidade aos postes. Estavam decorridos 44 minutos. Aos 48 Minutos o Técnico beneficia de mais uma penalidade aos postes e conseguia diminuir a diferença para apenas 2 pontos. O Benfica tentar reagir mas o Técnico defende melhor, mas aos 59 Minutos o Benfica volta a distanciar-se no marcador com uma penalidade aos "postes" que viria a ser convertida. O Benfica empurra o Técnico para os seus "22" e o Técnico defende como pode. O Técnico ainda consegue assustar o Benfica com uma penalidade a ser jogada à mão nos seus "22" e os homens do Benfica só conseguem recuperar a bola em cima da linha dos seus "22", mas já em descontos, mais concretamente aos 82 Minutos o Benfica viria a marcar o ensaio que lhe daria a tranquilidade necessária. O Pontapé foi convertido.


Fim da 2ª Parte: Benfica - 10; Técnico - 6


Fim do Jogo: Benfica - 24; Técnico - 12



Estatística:



Benfica Geral Técnico
24 Resultado 12
3 Ensaios 0
3 Conversões 0
1 Penalidades "Postes" 4
0 Drop Goal 0
14 1ª Parte 6
10 2ª Parte 6


Benfica Situações de Jogo Técnico
9 "Melee Ganhas" 2
0 "Melee Perdidas" 6
10 "Touches" Ganhas 10
4 "Touches Perdidas" 5
14 Penalidades Concedidas 10
2 Penalidade "à Mão" 1
9 Penalidade "à Touche" 4
3 Penalidade "Postes" 5
10 "Mauls" Ganhos 4
22 Placagens bem sucedidas 28
5 Placagens falhadas 6
81.4% % Placagem 82.4%
5 "Turn Overs" 7
11 Erros 16
8 Vantagem 4
4 Vantagem "progressão" 1
4 Vantagem não aproveitada 3
16 Linha da Vantagem "passada" 9
0 Bola Perdida "22" 1
2 Bola Ganha "22" 3



Ao Minuto:



Inicio do Jogo: 20h59

1 Minuto - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
5 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Técnico
17 Minutos - Substituição - Benfica
21 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Benfica
25 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
26 Minutos - Substituição - Técnico
27 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Benfica
30 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Benfica


Fim da 1ª Parte: 21h40

Inicio da 2ª Parte: 21h45

44 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Benfica
46 Minutos - Substituição - Técnico
48 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
51 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
54 Minutos - Substituição - Técnico
59 Minutos - Penalidade "Postes" convertida - Benfica
69 Minutos - Substituição - Técnico
72 Minutos - Substituição - Técnico e Benfica
76 Minutos - Substituição - Técnico
82 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Benfica

Fim do Jogo: 22h27






P.S 1. Amanhã crónica do Cascais - 13; CDUL - 33

P.S 2. Agronomia - 25; Belenenses - 11, resumo do jogo em (http://belenenses15.blogspot.com/) ou em (http://www.agronomia-rugby.com/)


P.S 3. - CDUP - 19; Direito - 8 (http://www.mafiaverdissima.blogspot.com/)

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom mesmo, os meus parabéns pela análise estatística do jogo!

Anónimo disse...

Boa foto essa... do Benfica x Cascais...