segunda-feira, maio 14, 2007

Portugal - 13; Rússia - 21


Introdução:

Ameaça chover mas felizmente que não passou apenas de "ameaça". O vento não era muito forte e o público não era muito para assistir ao Portugal vs Rússia, jogo a contar para a 2ª jornada do Torneio das Seis Nações B.
Tratou-se de um jogo mal conseguido por Portugal, com alguns jogadores a surgirem algo apáticos e mal fisicamente. A Rússia foi um justo vencedor já que tratou-se de uma equipa muito "compacta" e ao contrário do adversário acabou por jogar como "um todo" e isso acabou por ser decisivo! Apesar de tudo houve uma boa estreia por parte de Portugal; Gonçalo Foro, que além de ter marcado um ensaio jogou bastante bem, tal como Cabral que deu uma nova dinâmica ao "quinze" luso, principalmente em termos de posicionamento no terreno e de "passe".

Portugal iniciou o jogo de forma bastante concentrada no que diz respeito à defesa, já que placou quase sempre bem. Contudo as linhas atrasadas falhavam algumas bolas, já para não falar de um jogo nada bem conseguido por parte de Cardoso Pinto onde nos pontapés esteve em dia claramente não. Os "Lobos" não aproveitaram os erros do adversário (a Rússia em 10 minutos cometeu 3 erros), mas nos Avançados, com especial destaque para a 1ª linha, estiveram muito bem. Bom jogo por parte dos pilares, com André Silva a ser um autêntico "guerreiro", parece estar melhor fisicamente, e Spachuck, pilar do Belenenses, que de facto dá outra consistência à equipa. Em termos de "melee's" Portugal esteve muito bem, já nas "Touches" e com um "talonador" adaptado, os registos já não foram assim tão bons (7 "Touches" perdidas em 16 no total de introdução própria, sendo que 1 foi perdida nos seus "22" e outra nos "22" da Rússia). Na 1ª Parte e apesar de jogar com o vento ligeiramente "contra" Portugal não estava a conseguir praticar um bom jogo, com a linha da vantagem a ser ultrapassada apenas por 5 vezes (3 vezes nos primeiros 20 minutos e 2 vezes nos últimos 20 minutos). Os últimos 20 minutos da 1ª Parte foram, talvez os piores, exceptuando a marcação do ensaio já em descontos.
Na 2ª Parte e com a entrada de Gonçalo Malheiro, por troca com Cardoso Pinto, Portugal melhorou ligeiramente, principalmente nos primeiros 15 minutos pois houve grande pressão nos "22" do adversário, mas coincidiu também com alguns erros cometidos pelos Russos já que das 3 vezes que perderam a bola nos seus "22" foi precisamente neste período. Faltava velocidade, posse de bola, domínio territorial e apoio nas jogadas. Em termos de Avançados Portugal esteve muito bem, embora tenha havido períodos onde houve dificuldades em suster um "pack" de Avançados adversário que parecia mais forte. Já aqui se falou das "Touches" perdidas, mas ainda não tinha referido que a "Touche" perdida nos "22" "deu" ensaio aos Russos.
De referir que Portugal ganhou todas as "Melee's" (13) que introduziu, estando muito bem nesse capítulo. Beneficiou de 12 penalidades, das quais, 4 foram jogadas à "mão", 7 foram jogadas para a "Touche" e 1 foi jogada aos "postes". Em termos de eficácia de placagem Portugal esteve muito bem e não foi aí que perdeu o jogo, na 1ª Parte uma eficácia de 89.47% (17 placagens bem sucedidas, contra 2 placagens falhadas) e na 2ª Parte a percentagem baixou um pouco, muito por causa dos registos verificados nos primeiros 20 minutos da 2ª Parte (63.64 %), mas por outro lado também placou menos!

A Rússia foi como aqui já foi referido uma equipa que soube jogar de forma unida, muito compacta e acima de tudo muito organizada. Não fez um jogo muito bom, mas essa "união" e alguns bons pormenores (destaque para o abertura e o seu bom pontapé) com um defesa muito sólida também, foram determinantes para o resultado verificado no final do jogo. Em termos de eficácia de placagem os Russos estiveram igualmente bem, principalmente nos últimos 20 minutos da partida pois foi o período onde se viram mais obrigados a tal. Em termos totais os Russos registaram 80.48% de eficácia na placagem (33 placagens bem sucedidas contra 8 placagens falhadas). Os Russos souberam aproveitar os erros do adversário para marcar pontos, o primeiro ensaio é prova disso, com uma bola perdida por Portugal nos seus "22" (David Mateus) e no 2º ensaio com Portugal a perder uma "Touche" também nos seus "22". Por outro lado e apesar de Portugal ter concedido poucas penalidades, os Russos mesmo assim aproveitaram para fazer 9 pontos, já que das 7 penalidades obtidas, 4 foram aos postes, sendo que 3 foram convertidas. Os Russos cometeram alguns erros principalmente nos primeiros 20 minutos da partida bem como nos primeiros 20 minutos da 2ª Parte já que dos 11 erros verificados no jogo todo, registaram-se 5 erros em ambos os períodos, sendo que dois deles foram cometidos nos seus "22" (nos primeiros 20 minutos da 2ª Parte). Foi aliás um período algo confuso do jogo, já que a Rússia perdeu por 3 vezes a bola nos seus "22", mas ganhou igualmente 3 bolas nessa mesma zona.
De referir que a Rússia ganhou também todas as "melee's que introduziu, ou seja 8 "Melee's", mas nalguns casos sentiu dificuldades, vendo-se obrigada a sair várias vezes com o nº8. Ultrapassou por 17 vezes a "linha da vantagem", contra 11 de Portugal. Dessas 17, 6 foram nos primeiros 20 minutos da partida (contra 3 de Portugal), 4 nos últimos 20 minutos da 1ª Parte (contra 2 de Portugal), 2 nos primeiros 20 minutos da 2ª Parte (contra 4 de Portugal) e 5 nos últimos 20 minutos da partida (contra 2 de Portugal). Como é fácil de observar só em um destes períodos é que a Rússia registou valores mais baixos que Portugal. Jogaram por 7 vezes a vantagem, tendo progressão da mesma por 4 vezes e não aproveitando a vantagem por 3 vezes!


Resumo do Jogo:

O jogo inicia-se com a posse de bola a ser semelhante e com as defesas a ser superiores aos ataques. Portugal defende bem e a Rússia tem mais dominio de posse de bola. Apesar de tudo os Russos cometem alguns erros. Aos 17 minutos e após Portugal equilibrar a partida, a Rússia ganha uma penalidade aos postes. Pontapé convertido por Kushnarev (acho eu) ainda longe dos postes. Aos 20 minutos a Rússia iria marcar o seu primeiro ensaio depois de David Mateus não largar a bola nos seus "22", permitindo um "turn over" por parte dos Russos que jogaram depois "largo" até à "ponta". Pontapé convertido. O ensaio foi marcado por Khrokin (acho eu). Aos 21 minutos Portugal responde com uma penalidade aos postes convertida por Cardoso Pinto, depois de Portugal jogar duas penalidades à mão e ter progredido no terreno. Aoa 30 minutos a Rússia volta a ganhar uma penalidade aos postes, mas desta vez o pontapé não foi convertido. Aos 42 minutos Portugal consegue um bom ensaio com muito apoio na jogada e com a bola a ser jogada rápida até à ponta, com Diogo Mateus a mergulhar já em cima da linha de ensaio. Pontapé não convertido.

Fim da 1ª Parte: Portugal - 8; Rússia -10

A 2ª Parte começa com a Rússia bem no ataque. Aos 43 minutos e após não aproveitar a vantagem a Rússia ganha mais uma penalidade aos postes. O pontapé foi convertido. Portugal empurra os Russos para os seus "22" e consegue andar perto de 5 minutos nessa área com a posse de bola. Não consegue aproveitar os erros do adversário e a Rússia consegue aos 65 minutos um ensaio (Kulemin) após uma "Touche" perdida de Portugal nos seus "22" com os Russos a trabalharem bem no "ruck". O pontapé não foi convertido. Portugal ia fazendo algumas alterações, mas não conseguia grandes progressos. Já em descontos (81 minutos) os Russos ganham uma penalidade aos postes, com o pontapé a ser convertido e aos 85 minutos no último lance da partida e com os Russos a não contar com dois jogadores, por causa de cartões amarelos, Portugal viria a marcar o seu último ensaio com um grande pormenor de Cabral muito bem no último passe a Gonçalo Foro, que surge muito bem no apoio! Pontapé não foi convertido.

Fim da 2ª Parte: Portugal - 5; Rússia - 11

Fim do Jogo: Portugal - 13; Rússia - 21


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 17h17

17 Minutos - Penalidade Postes Convertida - Rússia
20 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Rússia
27 Minutos - Penalidade Postes Convertido - Portugal
30 Minutos - Penalidade Postes não convertido - Rússia
42 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Portugal


Fim da 1ª Parte: 18h00

Inicio da 2ª Parte: 18h11


40 Minutos - Substituição - Portugal e Rússia
43 Minutos - Penalidade Postes convertida - Rússia
47 Minutos - Substituição - Rússia
57 Minutos - Substituição - Rússia
61 Minutos - Substituição - Rússia
65 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Rússia
66 Minutos - Substituição - Portugal
66 Minutos - Substituição - Portugal
66 Minutos - Substituição - Portugal
72 Minutos - Substituição - Portugal
72 Minutos - Substituição - Portugal
73 Minutos - Substituição - Rússia
76 Minutos - Cartão Amarelo - Rússia
77 Minutos - Substituição - Portugal
81 Minutos - Penalidade Postes Convertida - Rússia
84 Minutos - Cartão Amarelo - Rússia
85 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Portugal

Fim do Jogo: 18h57


Estatística:




PortugalGeralRússia
13 Resultado 21
2 Ensaios 2
0 Conversões 1
1 Penalidades "Postes"3
0 Drop Goal 0
8 1ª Parte 10
5 2ª Parte 11


TOTAL

PortugalSituações de JogoRússia
13 "Melee Ganhas" 8
0 "Melee Perdidas" 0
9 "Touches" Ganhas 13
7 "Touches Perdidas" 2
12 Penalidades Obtidas 7
4 Penalidade "à Mão" 0
7 Penalidade "à Touche" 3
1 Penalidade "Postes" 4
4 "Mauls" Ganhos 8
30 "Ruck's Ganhos 28
29 Placagens bem sucedidas 33
7 Placagens falhadas 8
80.56% % Placagem 80.48%
6 "Turn Overs" 7
12 Erros 11
5 Vantagem 7
1 Vantagem "progressão" 4
4 Vantagem não aproveitada 3
11 Linha da Vantagem "ultrapassada" 17
2 Bola Perdida "22" 3
1 Bola Ganha "22" 5




1ª Parte

Portugal Situações
de Jogo Rússia
8 "Melee Ganhas" 3
0 "Melee Perdidas" 0
6 "Touches" Ganhas 4
4 "Touches Perdidas" 2
9 Penalidades Obtidas 3
3 Penalidade "à Mão" 0
5 Penalidade "à Touche" 1
1 Penalidade "Postes" 2
3 "Mauls" Ganhos 4
13 "Ruck's Ganhos 10
17 Placagens bem sucedidas 16
2 Placagens falhadas 3
89.47% % Placagem 84.21%
4 "Turn Overs" 4
6 Erros 5
4 Vantagem 3
1 Vantagem "progressão" 2
3 Vantagem não aproveitada 1
5 Linha da Vantagem "ultrapassada" 10
1 Bola Perdida "22" 0
1 Bola Ganha "22" 0

2ª Parte

Portugal Situações de Jogo Rússia
5 "Melee Ganhas" 5
0 "Melee Perdidas" 0
3 "Touches" Ganhas 9
3 "Touches Perdidas" 0
3 Penalidades Obtidas 4
1 Penalidade "à Mão" 0
2 Penalidade "à Touche" 2
0 Penalidade "Postes" 2
1 "Mauls" Ganhos 4
17 "Ruck's Ganhos 18
13 Placagens bem sucedidas 17
5 Placagens falhadas 5
72.22% % Placagem 77.27%
2 "Turn Overs" 3
6 Erros 6
1 Vantagem 4
0 Vantagem "progressão" 2
1 Vantagem não aproveitada 2
6 Linha da Vantagem "ultrapassada" 7
1 Bola Perdida "22" 3
0 Bola Ganha "22" 4



P.S. Foto retirada do blogue do CDUL (www.cdul.blogspot.com)

4 comentários:

Anónimo disse...

Luis

Aguardamos a prometidas curiosidades observadas por ti durante o Campeonato.

Abraços

Cassi

luis sa disse...

Talvez para a semana haja novidades! Para já estou a reunir alguns dados e a decidir qual o melhor método para as apresentar.Vai demorar ainda um pouco...

Abraço:

Luís Sá

Anónimo disse...

Recomendo o jogo da final da Taça de Portugal a realizar-se este fim de semana.

luis sa disse...

Caros visitantes tenho andado um pouco afastado da bloguesfera devido a compromissos profissionais.

Ainda não vai ser esta semana que irei por novos post's com informação relativa ao campeonato de 2006/2007

Até breve