domingo, março 25, 2007

Belenenses - 10; CDUL - 20 - Júniores


Introdução:

Depois dos juvenis era a vez dos Júniores lutarem pela final do Campeonato da sua categoria. O Belenenses tentava fazer a "dobradinha" do dia e o CDUL tentava ganhar o único troféu da tarde. Antes de mais dar os parabéns ao Miguel Rodrigues pelo excelente programa que preparou com a informação detalhada das duas equipas, desde resultados duarante a época, a equipa técnica, jogadores e o programa das "festividades" do Estádio Nacional. Trata-se de uma informação muito importante para quem como eu, assiste aos jogos.
Tenho acompanhado os Júniores do CDUL e o que melhor se consegue verificar, é que a palavra evolução faz todo o sentido, pois foi isso que acabou por acontecer e provaram neste último jogo que conseguiram ganhar esse título com todo o mérito, contra uma equipa que tem de facto excelentes jogadores. Assistiu-se a uma grande final, principalmente na 1ª Parte, já que na 2ª Parte ambas as equipas não conseguiram produzir tanto e o jogo conheceu alguns erros e falhas de ambas as partes.
O Belenenses é como já aqui referi, uma equipa muito equilibrada visto que tem um bloco de avançados muito bom e uma linha de 3/4 muito interessante, com o claro destaque para o "abertura" que não teve muito inspirado no pontapé aos postes, mas demonstrou ter boa visão de jogo, pois aproveitou na 1ª parte com o vento a favor, para jogar ao pé, mas fez-lo com plena intenção aproveitando um certo adiantamento dos "pontas" do CDUL. O Belenenses só conseguiu reagir nos últimos 5 minutos da 1ª Parte em que marcou dois ensaios de belo efeito, mas os seus Avançados estiveram numa tarde nada inspirada, talvez não estivessem à espera do jogo de Avançados do CDUL. Por outro lado nas linhas atrasadas, só o médio de abertura conseguia criar dificuldades ao adversário, aliás os dois ensaios foram marcados graças às suas acções, no primeiro a furar entre os defesas do CDUL e no 2º depois de uma penalidade, ao abrir longo o passe para o "ponta". Apesar de tudo conseguiram sempre pressionar muito o adversário mas deparam-se com uma defesa muito bem organizada e o exemplo disso são as 7 bolas conquistadas do CDUL nos seus "22", quase todas na 1ª Parte. O Belenenses até conseguiu ter mais posse de bola e domínio do campo mas nunca conseguiu traduzir em pontos esse domínio. Na 2ª Parte os papeis inverteram-se com o Belenenses a defender muito no seu meio campo.
O CDUL foi uma equipa impecável no que diz respeito à eficácia, principalmente na 1ª Parte, visto que na 2ª Parte o CDUL instalou-se quase sempre nos meio campo adversário mas não conseguiu traduzir em pontos (apenas 3, através de uma penalidade frontal aos postes, já no final do jogo) esse domínio que tinha pertencido ao Belenenses na 1ª Parte. Mais um grande jogo do médio de abertura, adaptado a médio de formação, João Pinto Magalhães, que além de ter marcado um ensaio de belo efeito (o 3º) esteve muito bem a guiar os "maul's" dos seus Avançados e a sua visão de jogo no uso do seu bom pontapé. Uma palavra de apreço também para o médio de abertura, que apesar de se ter agarrado nalguns casos em demasia a bola, esteve muito bem a defender e no jogo de impacto. Os Avançados do CDUL estiveram muito bem e os exemplos disso são as "Touches" Ganhas (14 em 15), os Maul's ganhos (7, dois dos quais deram ensaio) e estiverem muito bem a defender o jogo ofensivo do Belenenses.

O CDUL está assim de parabéns pela brilhante conquista do Campeonato, mas o Belenenses foi um digno vencido já que os seus jogadores nunca desistiram de tentar dar a volta ao resultado. Julgo que tanto nos Juvenis e nos Júniores há recursos humanos para um dia mais tarde Portugal continuar a sonhar com outros voos no Rugby!


Resumo do Jogo:

Logo no 1º minuto da partida e após os Avançados do Belenenses progredirem vários metros no terreno há uma tentativa de Drop Goal por parte do seu médio de abertura mas a bola acabaria por sair ao lado. O CDUL responde e consegue aos 4 Minutos o seu primeiro ensaio depois de ganhar uma "Touche" nos "22" do adversário com os Avançados a trabalharem muito bem o "maul". O Belenenses aproveita o vento a favor e joga muito ao pé com claro destaque para o seu médio de abertura que aos 7 minutos falha uma penalidade aos postes. Aos 13 Minutos o CDUL responde com uma penalidade aos postes mas o pontapé acabaria por sair ao lado. Aos 21 minutos o CDUL conseguia marcar mais um ensaio graças a uma excelente jogada com o apoio a surgir ao homem que transporta a bola. O pontapé foi convertido. O CDUL continuava a defender muito, mas conseguia através de um jogo muito apoiado criar alguns calfrios à defesa do Belenenses e aos 26 minutos o CDUL marcaria mais um ensaio com a bola a passar entre vários jogadores até à ponta, após o CDUL ter ganho uma "Touche" nos "22" do adversário e os seus Avançados terem trabalhado muito bem o "maul". Apesar de tudo fiquei com a sensação que o último passe foi "avant". O pontapé não foi convertido. O Belenenses tem uma reacção muito boa e consegue marcar dois ensaios ainda antes do intervalo. O primeiro aos 29 Minutos com o médio de abertura a furar entre os defesas do CDUL e o segundo após jogar penalidade à mão com um passe longo à ponta. Em ambos os ensaios o pontapé não foi convertido.

Fim da 1ª Parte: Belenenses - 10; CDUL - 17

Esperava-se um Belenenses a pressionar os jogadores do CDUL tal como na 1ª Parte, mas os papeis inverteram-se com os jogadores do CDUL a falharem algumas oportunidades e com os jogadores do Belenenses a tentarem surpreender no "contra ataque". Só houve alteração no marcador aos 65 Minutos quando João Magalhães deu a tranquilidade de pontos ao CDUL com uma penalidade aos "postes" convertida. Ainda antes aos 62 Minutos o médio de formação terá sentido alguma pressão e falhou uma penalidade aos postes que era fácilmente convertida.


Fim do Jogo: Belenenses - 10; CDUL - 20


Estatística:



Belenenses Geral CDUL
10 Resultado 20
2 Ensaios 3
0 Conversões 1
0 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
10 1ª Parte 17
0 2ª Parte 3

Belenenses Situações de Jogo CDUL
10 "Melee Ganhas" 9
0 "Melee Perdidas" 0
8 "Touches" Ganhas 14
1 "Touches Perdidas" 1
7 Penalidades Concedidas 12
3 Penalidade "à Mão" 2
3 Penalidade "à Touche" 7
1 Penalidade "Postes" 3
2 "Mauls" Ganhos 7
23 Placagens bem sucedidas 24
8 Placagens falhadas 7
74.1% % Placagem 77.4%
7 "Turn Overs" 6
9 Erros 11
8 Vantagem 6
1 Vantagem "progressão" 2
7 Vantagem não aproveitada 4
2 Bola Perdida "22" 0
6 Bola Ganha "22" 7


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 16h54


1 Minuto - Drop Goal não convertido - Belenenses
4 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUL
7 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Belenenses
8 Minutos - Substituição - CDUL
13 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida" - CDUL
21 MinutosEnsaio e pontapé convertido - CDUL
26 MinutosEnsaio e pontapé não convertido - CDUL
29 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Belenenses
33 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Belenenses

Fim da 1ª Parte: 17h29


Inicio da 2ª Parte: 17h34


41 Minutos - Substituição - CDUL
43 Minutos - Substituição - Belenenses
61 Minutos - Substituição - CDUL
62 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida" - CDUL
65 MinutosPenalidade "Postes convertida" - CDUL
69 Minutos - Substituição - CDUL e Belenenses
70 Minutos - Substituição - CDUL


Fim do Jogo: 18h12


P.S.1. Foto retirada do Blog do CDUL (www.cdul.blogspot.com)


P.S.2. Amanhã crónica do Uruguai - 18; Portugal - 12 e

Técnico - 26; Belenenses - 7

7 comentários:

Anónimo disse...

Só para acrescentar que estava muito vento (na 1ª parte a favor do Belenenses), muito bem aproveitado pelo jogo ao pé do 10 do Belenenses na 1ª parte. Na 2ª já não conseguiram usar a mesma estratégia...

Anónimo disse...

O vento não serve de desculpa, mas a verdade é que os ensaios do CDUL foram marcados na 1ª Parte e contra o vento. O que se pode dizer é que o Belenenses não aproveitou tanto esse factor nem o CDUL!

Anónimo disse...

a verdade é que o cdul mereceu! e deixo aqui os parabens ao aberturas do cdul como o do belenenses que efectuaram um grande jogo tal como os dois 2º centros e o médio de formação do cdul....

Anónimo disse...

Que jogo fantástico e que festa a volta do mesmo. Luís queria dar-te os parabéns pela crónica, já tinha ouvido falar muito bem do teu blog e de facto faz falta essa informação para o rugby Português. So foi pena mesmo o Belenenses não ter ganho. Resta-nos os Juvenis.
Abraço e parabéns mais uma vez:
Carlos Silva

Anónimo disse...

porque que nos jogos do cdul só dizes bem do médio formação e não dos outros jogadores da equipa é um bocado injusto não?

luis sa disse...

Gostaria de realçar que falei dos Avançados e do médio de abertura por exemplo, o Mónica suponho que é assim que se chama!? Bom talonador e boa 2ª linha também!
Acho que estava respondido!

Anónimo disse...

o medio de formaçao do CDUL sempre foi medio de formaçao este ano é que fez um ou dois jogos a abertura e o ensaio dele foi o segundo nao o terceiro