segunda-feira, maio 07, 2007

Belenenses - 24; Benfica - 20 - 5º/6º lugares - Final



Introdução:

Depois de um Sábado muito bem passado no Estádio Universitário, regresso para assistir aos jogos da tarde! Mais um dia com muito sol e com o vento por vezes a ser algo intenso. De referir o muito público presente no EUL 2, talvez não tivesse sido má ideia que os jogos tivessem sido realizados no Estádio de Honra, sempre haveria melhores condições para assistir aos jogos agendados para a tarde de Domingo!

Belenenses e Benfica iriam decidir quem ficaria em 5º e 6º lugar no Campeonato Nacional de Honra. Um jogo que à partida não teria muito interesse o foi o que acabou por acontecer, com o jogo a ser algo esquisito e confuso e por outro lado com os jogadores envolveram-se em "picardias" por diversas vezes!

O Belenenses começou a partida com o vento a favor , mas não conseguiu ter a posse de bola e como tal esteve os primeiros 20 minutos da partida quase sempre instalado no seu meio campo. Apesar de tudo defendeu quase sempre bem, embora tenha cometido algumas faltas já que concedeu ao adversário nesse período 6 penalidades. O problema é que o Benfica não conseguia fazer uso dessa situação para atirar aos postes já que o vento era muito forte e como tal os encarnados jogaram várias vezes para a "Touche". Contudo e a partir dos 20 minutos o Belenenses consegue equilibrar a partida, pois as linhas atrasadas começaram a jogar de forma mais rápida, mas cometeram mesmo assim alguns erros. Mas demonstraram grande eficácia, pois das poucas vezes que ultrapassaram a linha da vantagem marcaram um bom ensaio com destaque para o excelente trabalho do nº20! Mas foi por pouco tempo já que nos últimos 10 minutos da 1ª Parte os "azuis" do Restelo voltaram para o seu meio campo, e aí apesar de algum demérito do adversários conseguiram defender de forma bastante eficaz sendo o período em que tiveram que placar mais vezes! Na 2ª Parte e com o vento contra o Belenenses viu-se quase sempre privado do jogo ao pé, mas os primeiros 20 minutos da 2ª Parte mostraram um Belenenses algo apático na defesa já que consentiu dois ensaios. Reagiram muito bem a esse período e partiram para um final de jogo muito bem conseguido com as linhas atrasadas a trabalharem melhor no apoio ao transportador da bola, bem como os Avançados, mais espalhados no campo e a caírem rápido sobre a bola. Os últimos 20 minutos da partida foram claramente os melhores, pois além dos 3 ensaios marcados, o Belenenses ultrapassou mais vezes a linha da vantagem e conseguiu ter mais posse de bola, bem como o domínio no terreno, já que esteve mais tempo instalado no meio campo adversário!
De referir que o Belenenses cometeu 10 erros, sendo que pelos menos 2 foram nos "22" do Benfica e 1 nos seus "22". Ultrapassou por 13 vezes a linha da vantagem com destaque para a 2ª Parte, onde o registo foi francamente melhor (1ª Parte - 3; 2ª Parte - 10). Por 4 vezes ganhou a bola nos seus "22".

O Benfica tinha ganho ao Belenenses no Estádio do Restelo 2 e apesar de este ser um jogo a "feijões" queria voltar a ganhar. Iniciou o jogo contra o vento, mas mesmo assim teve domínio de jogo e posse de bola, defendendo quase sempre bem não permitindo ao adversário fazer uso do jogo ao pé! Foram várias as vezes que o Benfica se instalava nos "22" do adversário, mas os seus Avançados não estavam a conseguir furar a defesa contrária, por outro lado as linhas atrasadas, embora com um bom comportamento até à linha de "22" do Belenenses, falhavam no "último" passe. Por outro lado, e como aqui já foi referido, beneficiaram de algumas penalidades, só que com o vento contra não conseguiam chutar aos "postes" e fizeram os seus primeiros pontos apenas aos 33 minutos com uma penalidade a 5 metros dos postes. De referir que o Benfica marcou 3 pontos após beneficiar da sua 12ª penalidade!!! Com o domínio de jogo, sofreram um ensaio, algo consentido, embora não se possa tirar o mérito ao adversário pelo belo trabalho ofensivo. Ainda antes do final da 1ª Parte o Benfica volta a instalar-se nos "22" do adversário mas não conseguiria chegar ao ensaio. Com o intervalo veio também o vento a favor e o Benfica começou aproveitar esse factor para afastar o jogo do seu meio campo, conseguindo com isso pressionar o Belenenses. Tiveram nos primeiros 20 minutos da 2ª Parte o seu melhor período com a marcação de dois ensaios, consentidos pelos "azuis" do Restelo. Já no últimos 20 minutos da partida o Benfica falhou defensivamente, demonstrando debilidades nas placagens. Os números falam por si, nesse período a eficácia nas placagens foi o pior registo que os encarnados tiveram (53.33%).
De referir que o Benfica esteve mais forte nas "melee's" que o adversário já que ganhou todas as melee's (o Belenenses perdeu 2 e sentiu algumas dificuldades nas "melee's ganhas). Beneficiou de 21 Penalidades, das quais 5 foram jogadas à "mão", 14 jogadas à "Touche" e 2 aos postes". Jogou por 13 vezes a vantagem tendo progressão por 2 vezes e por 11 vezes não aproveitaram a vantagem, com destaque para a 1ª Parte!


Resumo do Jogo:

O Belenenses começa o jogo com o vento a favor, mas é o Benfica que inicia o jogo no meio campo adversário. O Belenenses não consegue sair do seu meio campo e o Benfica não consegue aproveitar as várias penalidades para fazer pontos. Aos 31 minutos é mostrado um cartão amarelo a um jogador de ambas as equipas e aos 33 minutos o Benfica ganha uma penalidade aos postes, já perto da linha de ensaio. O pontapé foi facilmente convertido. O Belenenses equilibra um pouco a partida e das poucas vezes que consegue ir até aos "22" do adversário chega ao ensaio com um belo trabalho do nº20, que antes de ser placado consegue fazer o último passe. O pontapé foi convertido. Estavam decorridos 36 minutos. O Benfica volta para o meio campo adversário mas o resultado não sofreria alterações até ao final da 1ª Parte.

Fim da 1ª Parte: Belenenses - 5, Benfica - 3

O Benfica volta a entrar melhor e aproveita o "factor vento" para jogar ao pé e consegue aos 47 minutos o seu primeiro ensaio graças à passividade dos defesas do Belenenses numa bola alta. O pontapé foi convertido. Aos 52 minutos é mostrado mais um cartão amarelo a um jogador de ambas as equipas, envolvidos novamente em "picardias". Apesar disso o Belenenses equilibrava um pouco a partida, mas os ataques não estava a ser eficazes. Aos 59 minutos o Benfica marcaria mais um ensaio com os Avançados a trabalharem bem no "maul" dinâmico após ganharem uma "Touche" já nos "22" do adversário. O pontapé foi convertido. O Belenenses responde e aos 62 minutos viria a marcar o seu 2º ensaio com as linhas atrasadas a jogarem largo e com os defesas do Benfica a defenderem mal "na linha". O pontapé foi convertido. Aos 67 minutos o Benfica tentava afastar-se do Belenenses e ganha uma penalidade aos postes, mas o pontapé não viria a ser convertido. Os "azuis" do Restelo estavam em "alta" e aos 73 minutos viriam a marcar mais um ensaios, após jogarem duas penalidades à "mão" de forma rápida com a progressão no terreno a ser bem conseguida. Mais uma vez os encarnados não foram eficazes a defender. O pontapé não foi convertido. Aos 78 minutos o Belenenses voltaria a marcar mais um ensaio com um bom pormenor do Asa com um jogador do Benfica a falhar uma placagem. O pontapé foi convertido. Já em descontos (82 minutos) o Benfica consegue fazer um "Drop Goal", não sei se era essa intenção, mas se fosse não fazia muito sentido!

Fim da 2ª Parte: Belenenses - 19; Benfica - 17

Fim do Jogo: Belenenses - 24; Benfica - 20


Ao Minuto:



Inicio do Jogo: 15h31

31 minutos - Cartão amarelo - Benfica e Belenenses
33 minutos - Penalidade Postes Convertido - Benfica
36 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Beleneses


Fim da 1ª Parte: 16h13

Inicio da 2ª Parte: 16h17

46 Minutos - Substituição - Belenenses
46 Minutos - Substituição - Belenenses
47 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Benfica
52 Minutos - Cartão amarelo - Belenenses e Benfica
59 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Benfica
62 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Belenenses
67 Minutos - Penalidade Postes não convertido - Benfica
73 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Belenenses
74 Minutos - Substituição - Benfica
78 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Belenenses
82 Minutos - Drop Goal - Benfica

Fim do Jogo: 16h59



Estatística:




Belenenses Geral Benfica
24 Resultado 20
4 Ensaios 2
2 Conversões 2
0 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 1
5 1ª Parte 3
19 2ª Parte 17


TOTAL

Belenenses Situações de Jogo Benfica
6 "Melee Ganhas" 11
2 "Melee Perdidas" 0
7 "Touches" Ganhas 13
3 "Touches Perdidas" 6
10 Penalidades Obtidas 21
6 Penalidade "à Mão" 5
4 Penalidade "à Touche" 14
0 Penalidade "Postes" 2
2 "Mauls" Ganhos 7
30 Placagens bem sucedidas 26
10 Placagens falhadas 15
75% % Placagem 66.67%
4 "Turn Overs" 2
10 Erros 9
3 Vantagem 13
0 Vantagem "progressão" 2
3 Vantagem não aproveitada 11
13 Linha da Vantagem "ultrapassada"16
1 Bola Perdida "22" 1
4 Bola Ganha "22" 3



1ª Parte

BelenensesSituações de JogoBenfica
4 "Melee Ganhas" 4
0 "Melee Perdidas" 0
6 "Touches" Ganhas 10
1 "Touches Perdidas" 2
4 Penalidades Obtidas 15
2 Penalidade "à Mão" 5
2 Penalidade "à Touche" 9
0 Penalidade "Postes" 1
1 "Mauls" Ganhos 3
19 Placagens bem sucedidas 11
7 Placagens falhadas 5
67.86% % Placagem 68.75%
4 "Turn Overs" 2
5 Erros 4
2 Vantagem 10
0 Vantagem "progressão" 2
2 Vantagem não aproveitada 8
3 Linha da Vantagem "ultrapassada" 11
0 Bola Perdida "22" 0
2 Bola Ganha "22" 1


2ª Parte

Belenenses Situações de Jogo Benfica
2 "Melee Ganhas" 7
2 "Melee Perdidas" 0
1 "Touches" Ganhas 3
2 "Touches Perdidas" 4
6 Penalidades Obtidas 6
4 Penalidade "à Mão" 0
2 Penalidade "à Touche" 5
0 Penalidade "Postes" 1
1 "Mauls" Ganhos 4
11 Placagens bem sucedidas 15
3 Placagens falhadas 10
78.57% % Placagem 60%
0 "Turn Overs" 0
5 Erros 5
1 Vantagem 3
0 Vantagem "progressão" 0
1 Vantagem não aproveitada 2
10 Linha da Vantagem "ultrapassada"5
1 Bola Perdida "22" 1
2 Bola Ganha "22" 1

Sem comentários: