segunda-feira, fevereiro 05, 2007

CDUL - 15; Belenenses - 26 - Juniores


Belo inicio de tarde, num Domingo cheio de tios e tias sentados no "sintético" (muito bom por sinal), para ver os seus filhos a jogar "o rugby". Chego um pouco antes do jogo iniciar e aproveito para acompanhar um pouco o aquecimento do Belém. São dadas instruções do treinador à equipa, qualquer coisa como; "eh pá dás umas "cacetadas" aos gajos, porque eles assim assutam-se logo". Enfim, resolvo sair dali e instalar-me o melhor possível (bem que podiam por umas cadeirinhas no eul4) e quando dou por mim o jogo inicia-se.

"Patetiçes" à parte, vamos então à análise do jogo:


O jogo começa de forma bastante ritmada com bons pormenores dos "aberturas" de ambas as equipas. O CDUL trabalha bem no "maul", com os jogadores a entrarem "baixinho", mas sente dificuldades nas "melee's", pois a 1ª linha entra muito alto. O CDUL pressiona o "Belém" através de boas jogadas nos 3/4, passes longos e bem direccionados. Aos 14 minutos o CDUL, marca ensaio, após ganhar a "Touche" o "abertura" faz um passe longo ao nº15 que "sai" disparado para o ensaio. Pontapé não convertido. Como tal:

CDUL - 5; Belém - 0


Alguns adeptos do CDUL, comentam com Cabral (abertura dos séniores) que está ali um "gemeo" seu e são capazes de ter razão! O CDUL continua a perder na "melee", mas consegue defender bem, placando muito bem. Por outro lado o pontapé do "abertura" vai resolvendo algumas complicações. Aos 24 Minutos dá-se a primeira paragem de jogo. 3/4 do CDUL a combinarem muito bem, só falta mesmo aparecer "disparado" quando se recebe a bola. O Belém não consegue sair do seu meio campo. Aos 31 Minutos o CDUL marca mais um ensaio, após saida de "ruck" passe para a ponta. Pontapé não foi convetido mais uma vez. Como tal:

CDUL - 10; Belém - 0


Em cima do intervalo, o Belém das poucas vezes que consegui vir até aos "22" do adversário consegue marcar ensaio após jogar rápido à mão a penalidade. Alguma desantenção do CDUL na defesa. Pontapé convertido. Como tal:

CDUL - 10; Belém - 7


Fim da 1ª Parte



O CDUL inicia a 2ª Parte como a 1ª, ao ataque, mas o Belém defende bem. O Belém aproveita os erros do adversário para fazer pressão. Aos 44 Minutos o Belém faz mais um ensaio. CDUL perde a bola na "Touche" e o Belém aproveita para fazer um bom "ruck". Jogadores do CDUL falham duas placagens e o ensaio surge. Pontapé convertido. Como tal:

CDUL - 10; Belém - 14


Aos46 minutos o árbitro não assinala derrocada intencional por parte dos jogadores do Belém, num "maul" que o CDUL estava a efectuar perto da linha do ensaio. CDUL pressiona o Belém nos seus "22", falta apoio no ruck. Aos 52 Minutos os jogadores do CDUL fizeram uma "autêntica paralela" à linha do ensaio perdendo mais tarde a bola. O Belém consegue sacudir a pressão e aos 59 Minutos marca mais um ensaio. Muito apoio na jogada ofensiva iniciada pelo nº15, muitos homens a pedir a bola e portanto muitas linhas de passe. Pontapé não foi convertido. Como tal:

CDUL - 10; Belém - 19


O "Belém" motivado pressiona mais a equipa adversária mas o "abertura" do CDUL vai resolvendo os problemas, menos aos 63 Minutos em mais um ensaio do Belém. Jogadores da casa não placam e o "ponta" passa como quer entre os defesas. Pontapé convertido. Como tal:

CDUL - 10; Belém - 26


O CDUL parece apesar de tudo determinado em dar a volta ao resultado e ainda dá um ar da sua graça aos 68 Minutos com um bom ensaio, após ganhar "Touche" já nos "22" do adversário. Desta vez não houve derrocada intencional e o CDUL marca ensaio através do 2ª linha. Pontapé não convertido.

CDUL - 15; Belém - 26


O jogo vai-se aproximando do fim com o Belém a cometer algumas faltas que não são aproveitadas pelo jogadores da casa. Apesar de tudo o Belém defende bem e os "maul's" do CDUL começam a não funcionar. O CDUL acaba o jogo nos "22" do adversário, mas já não consegue fazer mais nada.


Fim do Jogo:

Mesmo não sendo adepto do CDUL, irrita ver a equipa tanto tempo nos “22” do adversário e não marcar ensaio. Alguma falta de sorte para o CDUL, mas faltou também jogar melhor nos “rucks” e nos “maul´s”. Fiquei com a impressão que falta entrar mais “baixo”, mas também quando se entra saber onde pára a bola. Por outro lado em algumas jogadas o homem que transportava a bola ia muitas das vezes sozinho. O “Belém” apenas soube aproveitar os erros do adversário. Jogou bem na defesa e os seus Avançados estavam bem preparados fisicamente.


Pontos Fortes do CDUL.

Nº10, muito tranquilo e com boa visão de jogo, só lhe falta defender melhor.

2ª Linha

¾ com bons movimentos ofensivos

Pontos Fracos do CDUL

1ª Linha, muito alta na “melee”

Falta de apoio nas jogadas ofensivas

Alguma desconcentração na “hora de marcar ensaio”

Pontos Fortes do “Belém”

“Abertura” menos exuberante, mas a defender muito bem ao pé

“Pack” de Avançados bem fisicamente

Muito apoio nos movimentos ofensivos


Pontos Fracos do “Belém”

¾ lentos a sair para o ataque e de forma denunciada, quase sempre a mesma jogada

Jogadores cometem muitas faltas

Sem comentários: