sábado, março 24, 2007

Direito - 24; AAC - 15 - Júniores


Introdução:


Estava uma manhã algo "ventosa" no Estádio Nacional. Discutia-se o 5º e 6º lugar no Campeonato de Júniores, o que por si próprio não é muito motivador e talvez por isso as equipas em campo acabaram por não fazer um grande jogo. De realçar o bom estado do relvado que iria ser muito "mal tratado" derivado aos inúmeros jogos que se iriam realizar aí.

Foi um jogo algo esquisito, pois aos 2 minutos já tínhamos assistido a 2 ensaios e esperava-se portanto que iria haver muitos mais na 1ª Parte, mas isso não se verificou já que o jogo foi confuso. Na 2ª Parte o Direito acelerou o jogo e conseguiu distanciar-se de uma Académica que nunca conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos.

O Direito entrou completamente a dormir, pois no primeiro minuto da partida abriu uma "auto estrada" ao "ponta" da Académica que aproveitou esse "brinde" para fazer o ensaio. Por outro lado esse ensaio terá servido como despertador para uma equipa que acabou por reagir muito bem, pois no minuto a seguir conseguiria igualar a partida, apesar de alguma passividade da equipa adversária. Apesar de tudo o Direito acabou por dominar a partida com bastante posse de bola e com os 3/4 a trabalharem muito bem no jogo ofensivo. Mas o Direito teve muitas "bolas" perdidas e o exemplo disso são as 7 bolas perdidas nos seus "22", mas teve a sorte de encontrar pela frente uma equipa que não soube aproveitar essas oportunidades. Na 1ª Parte o Direito conseguia ter muita posse de bola mas os seus jogadores não eram eficazes no apoio ao homem que transportava a bola. Por outro lado os Avançados perderam alguns "rucks" apesar dos esforços do médio de formação que demonstrou qualidades. Os 3/4 estiveram bem a defender, excepção feita ao 1º ensaio sofrido pois além da "auto estrada", falharam duas placagens e no 2º e último ensaio com o "arriere" a falhar a placagem, isto já na 2ª Parte. No 2º Período o Direito melhorou em todos os sectores e acelerou mais o jogo conseguindo com isso aumentar ainda mais a vantagem. Destaque ainda para o "abertura" com um excelente pé esquerdo que aproveitou o vento a favor na 2ª parte para colocar os jogadores da Académica em dificuldades.

A Académica entrou bem no jogo aproveitando um brinde do Direito, mas não conseguiu encontra-se. Foi uma equipa muito ansiosa pelo "avanço" no terreno e com isso perderam algumas bolas, pois faltava o apoio nas jogadas ofensivas. Como já foi aqui referido não souberam aproveitar as bolas perdidas do adversário e por outro lado o adversário ganhou pelas mesmas 7 vezes a bola nos "22", o que demonstra bem a falta de eficácia da Académica. Apesar de tudo vimos alguns movimentos interessantes nos 3/4 com os jogadores a tentarem combinar jogadas, com destaque para o "abertura" e os centros que a defender não estiveram tão bem. Na 2ª Parte foram abaixo fisicamente, mas também psicologicamente pois em 8 Minutos sofreram dois ensaios. Souberam reagir e tentar conquistar terreno ao adversário e os dois ensaios marcados já nos últimos 10 minutos da partida foram um excelente exemplo disso, mas já era um bocado tarde e o jogo acabaria com a vitória do Direito, que jogou para a merecer.



Resumo do Jogo:


Ainda mal tinha aberto o meu caderno de apontamentos e a Académica entrava praticamente a ganhar. Culpas para os 3/4 do Direito que permitiram ao jogador da Briosa correr muitos metros isolado. O pontapé não foi convertido. Aos 2 minutos o Direito reage e consegue marcar um ensaio de belo efeito com o "arriere" a furar entre os 3/4 da Académica que mostraram também alguma passividade. O pontapé não viria a ser convertido e portanto o jogo estava empatado.


Fim da 1ª Parte: Direito - 5; Académica - 5


A 2ª Parte inicia-se com o Direito claramente ao ataque. Aos 37 minutos e após ganhar uma "Touche" nos "22" os Avançados trabalham muito bem o "ruck" e o ensaio surge com alguma naturalidade. O pontapé foi convertido. Aos 43 Minutos o Direito marcaria mais um ensaio com uma boa jogada do abertura aproveitar o vento a favor e colocar a bola nos "22" da Académica que não conseguindo sair dessa zona permite que o Direito ganhe uma "melee" nessa zona. Depois dessa "melee" foi só abrir até à ponta. O Pontapé não foi convertido. O Direito dominava e aos 50 Minutos marcaria mais um ensaio com o pontapé a ser convertido desta vez. Apesar do domínio do Direito a Académica consegue equilibrar a partida e aos 65 Minutos consegue traduzir esse equilíbrio com um ensaio, apesar de terem beneficiado de uma placagem falhada do adversário. O pontapé não foi convertido. Já em cima do final do jogo a Académica marcaria mais um ensaio com o pontapé a não ser convertido novamente.


Fim do Jogo: Direito - 24; AAC - 15



Estatística:



Direito Geral Académica
24 Resultado 15
4 Ensaios 3
2 Conversões 0
0 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
5 1ª Parte 5
19 2ª Parte 10

Direito Situações de Jogo Académica
10 "Melee Ganhas" 8
1 "Melee Perdidas" 0
12 "Touches" Ganhas 7
1 "Touches Perdidas" 5
11* Penalidades Concedidas 6
2 Penalidade "à Mão" 4
8 Penalidade "à Touche" 2
0 Penalidade "Postes" 0
7 "Mauls" Ganhos 3
17 Placagens bem sucedidas 23
9 Placagens falhadas 11
65.3% % Placagem 67.7%
8 "Turn Overs" 8
9 Erros 11
8 Vantagem 2
2 Vantagem "progressão" 0
6 Vantagem não aproveitada 2
7 Bola Perdida "22" 2
7 Bola Ganha "22" 7
* Melee - 1


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 11h30
1 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Académica
2 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Direito

Fim da 1ª Parte: 12h06

Inicio da 2ª Parte

37 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Direito
43 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Direito
50 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Direito
51 Minutos - Substituição - Direito
65 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Académica
66 Minutos - Substituição - Académica
70 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Académica

Fim do Jogo: 12h44

1 comentário:

Anónimo disse...

academica bem nojenta FODA SE