sexta-feira, abril 27, 2007

Técnico - 15; CDUP - 22


Introdução:

Após o jogo do Estado Universitário, desloquei-me até ao Campo do Técnico nas Olaias, para assistir ao Técnico vs CDUP. Depois da pesada derrota do CDUL, o CDUP garantia assim o 3º lugar e poderia jogar de forma tranquila. Já o Técnico poderia ainda alimentar o sonho de chegar ao 6º lugar, caso ganhasse o jogo e o Belenenses perdesse frente ao Benfica.
Foi um jogo equilibrado, mas o CDUP acabou por ser um justo vencedor já que conseguiu controlar quase sempre bem a partida, teve aliás uma exibição bem mais conseguida do que frente ao Belenenses. O Técnico jogou bem, mas não conseguiu aproveitar o vento a favor na 2ª Parte, embora não tenha estado em campo Joe Gardener!

O Técnico é claramente uma equipa melhor do que aquela que vi por exemplo contra o Direito em Monsanto, melhor fisicamente, mas também melhor em termos defensivos, bem como nos aspectos ofensivos com jogadas mais organizadas e compactas. O Técnico entrou bastante bem na partida defendendo muito bem, não falhando nenhuma placagem nos primeiros 20 minutos. Jogando contra o vento na 1ª Parte o Técnico viu-se obrigado a jogar à “mão” e acabou por se dar bem, com especial destaque para o veterano Mourão muito seguro nas bolas altas e a colocar os defesas contrários em grandes dificuldades. Na 2ª metade da 1ª Parte os homens da casa cometeram alguns erros e o CDUP conseguiu assim ganhar vantagem, com alguns erros de marcação (já não era a primeira vez), nomeadamente no 1º ensaio do CDUP com Gonçalo Malheiro a passar por entre os ¾ do Técnico. Os avançados estiveram quase sempre bem e nos “maul’s” dinâmicos estiveram sempre muito bem causando enormes dificuldades ao CDUP, já nos “ruck’s” falharam algumas bolas com os jogadores a entrarem muito alto (mais na 2ª Parte) e nas “melee’s” apesar de não terem tido tantos problemas ainda perderam 2 num total de 6, ainda para mais essas “melee’s” perdidas forma nos seus “22”. Esperava-se mesmo assim que na 2ª Parte o Técnico com o vento a favor conseguisse inverter o resultado, mas deparam-se com um CDUP muito bem organizado defensivamente especialmente nos últimos 20 minutos, não dando grandes hipóteses ao Técnico para progredir no terreno. Por outro lado na 2ª Parte o Técnico falhou a maior parte das placagens (9 placagens falhadas, no total de 11 placagens falhadas), o que permitiu ao adversário afastar o jogo do seu meio campo. Com o vento a favor foram poucas as vezes que vimos o Técnico jogar ao pé, mas nos primeiros 15 minutos da 2ª Parte ainda se acreditava na reviravolta.
De referir que o Técnico consegui ganhar 13 “maul’s com especial incidência para os primeiros 20 minutos da partida (4 “Maul’s” ganhos) e os últimos 20 minutos da partida (4 “Maul’s” ganhos). Ultrapassou por 15 vezes a “linha da vantagem” com especial destaque para os primeiros 20 minutos da 1ª Parte (5) e para os primeiros 20 minutos da 2ª Parte (6). O Técnico perdeu por 3 vezes a bola nos seus “22” sendo que 1 delas foi por uma “melee” perdida.

O CDUP como já aqui foi referido já tinha garantindo o 3º lugar e como tal entrava neste jogo tranquilo e convicto que independentemente do resultado esse lugar já ninguém o tirava. Talvez por isso vimos um CDUP a trabalhar muito bem nas linhas atrasadas com especial destaque para Gonçalo Malheiro que não foi só um bom chutador como esteve muito activo nas jogadas ofensivas, pois ele foi o principal organizador de jogo do CDUP. Apesar de ter começado o jogo em vantagem graças a uma penalidade aos postes convertida aos 5 minutos, sentiram algumas dificuldades em suster o bom inicio de jogo do adversário, mas conseguiram quase sempre defender bem e aos poucos conseguiram afastar o jogo do seu meio campo aproveitando um erro de marcação para “virar” o rumo dos acontecimentos conseguindo na última metade da 1ª Parte dominar a partida instalando o seu jogo no meio campo adversário. O homem que transportava a bola tinha sempre muito apoio na jogada e o exemplo disso é o ensaio marcado na 2ª Parte, com o apoio a surgir e a facilitar as linhas de passe. Sem poder jogar ao pé por causa do vento contra tiveram que jogar mais à mão e saíram-se bem, apesar do adversário ter falhado algumas placagens que permitiram assim ao CDUP progredir no terreno. Apesar de tudo o CDUP cometeu alguns erros, mais concretamente 15, sendo que 2 foram nos “22” do Técnico em situações de ensaio eminente, o primeiro deles na 2ª metade da primeira parte e o segundo deles a ocorrer nos últimos 20 minutos da partida.
De referir que o CDUP ganhou 10 “Touches” em 13, curiosamente o mesmo “score” que o Técnico. Jogou a “vantagem” por 7 vezes sendo que em 2 conseguiu progressão e em 5 a vantagem não foi aproveitada. Ultrapassaram por 17 vezes a “linha da vantagem” com especial destaque para a 2ª Parte, onde por 10 vezes ultrapassaram a “linha da vantagem”.

Resumo do Jogo:

O vento que se fazia sentir era favorável ao CDUP e como tal aos 5 minutos Gonçalo Malheiro consegue converter uma penalidade aos postes. O Técnico reage bem e instala-se no meio campo adversário mas só conseguiria marcar ensaio aos 16 minutos após ameaçar algumas vezes com o jogo nos "22" do CDUP a não surgir efeito. Em zona frontal o pontapé não foi convertido. Aos 18 minutos e numa falha tremenda de marcação Gonçalo Malheiro consegue marcar ensaio. O pontapé foi convertido. O CDUP equilibra a partida e consegue aos 23 minutos uma penalidade aos postes que não viria a ser convertida. Aos 30 minutos há uma tentativa de "Drop Goal" de Gonçalo Malheiro, mas finalmente aos 34 minutos o CDUP consegue marcar um ensaio graças a uma "melee" ganha já nos "22" do Técnico. O pontapé foi convertido.

Fim da 1ª Parte: Técnico - 5; CDUP - 17

O Técnico jogava agora a favor do vento e consegue logo aos 42 minutos uma penalidade aos postes, que viria a ser convertida. O CDUP não conseguia jogar ao pé e por vezes viu-se em apuros principalmente nos seus "22". Aos 53 minutos o Técnico consegue nova penalidade aos postes, que não viria a ser convertida. O CDUP equilibra a partida e consegue aos 56 minutos um ensaio de belo efeito com muitos homens no apoio ao homem que transportava a bola. O pontapé não foi convertido. O Técnico tenta equilibrar a partida mas o jogo torna-se algo confuso. Já no final da partida e após um bom pontapé de Mourão pondo em dificuldades o nº15 do CDUP o ensaio aparece. O pontapé foi convertido. Até ao final o Técnico iria instalar-se no meio campo do adversário mas o CDUP guardaria a vantagem com grande espirito de luta!

Fim da 2ª Parte: Técnico - 10; CDUP - 5

Fim do Jogo: Técnico - 15; CDUP - 22



Ao Minuto:



Inicio do Jogo: 15h04

5 Minutos - Penalidade Postes Convertida - CDUP
16 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Técnico
18 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUP
23 Minutos - Penalidade Postes não convertida - CDUP
30 Minutos - Tentativa Drop Goal -CDUP
34 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUP

Fim da 1ª Parte: 15h45

Inicio da 2ª Parte: 15h55

42 Minutos - Penalidade Postes Convertida - Técnico
51 Minutos - Substituição - Técnico e CDUP
52 Minutos - Substituição - Técnico
53 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Técnico
56 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUP
61 Minutos - Substituição - Técnico
63 Minutos - Substituição - CDUP
64 Minutos - Cartão Amarelo - Técnico
67 Minutos - Substituição - CDUP
74 Minutos - Substituição - Técnico
74 Minutos - Substituição - Técnico
80 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico

Fim do Jogo: 16h40


Estatística:



Técnico Geral CDUP
15 Resultado 22
2 Ensaios 3
1 Conversões 2
1 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
5 1ª Parte 17
10 2ª Parte 5

TOTAL

Técnico Situações de Jogo CDUP
4 "Melee Ganhas" 9
2 "Melee Perdidas" 0
10 "Touches" Ganhas 10
3 "Touches Perdidas" 3
17 Penalidades Obtidas 14
4 Penalidade "à Mão" 4
11 Penalidade "à Touche" 8
2 Penalidade "Postes" 2
13 "Mauls" Ganhos 4
27 Placagens bem sucedidas 24
11 Placagens falhadas 9
71.1% % Placagem 72.7%
6 "Turn Overs" 7
10 Erros 15
8 Vantagem 7
2 Vantagem "progressão" 2
6 Vantagem não aproveitada 5
15 Linha da Vantagem "ultrapassada" 17
2 Bola Perdida "22" 1
3 Bola Ganha "22" 1



1ª Parte

Técnico Situações de Jogo CDUP
1 "Melee Ganhas" 5
1 "Melee Perdidas" 0
7 "Touches" Ganhas 4
2 "Touches Perdidas" 1
8 Penalidades Obtidas 6
2 Penalidade "à Mão" 2
6 Penalidade "à Touche" 2
0 Penalidade "Postes" 2
6 "Mauls" Ganhos 3
11 Placagens bem sucedidas 13
2 Placagens falhadas 4
84.6% % Placagem 76.5%
3 "Turn Overs" 2
6 Erros 7
4 Vantagem 5
1 Vantagem "progressão" 1
3 Vantagem não aproveitada 4
6 Linha da Vantagem "ultrapassada" 7
2 Bola Perdida "22" 1
3 Bola Ganha "22" 1



2ª Parte

Técnico Situações de Jogo CDUP
3 "Melee Ganhas" 4
1 "Melee Perdidas" 0
3 "Touches" Ganhas 6
1 "Touches Perdidas" 2
9 Penalidades Obtidas 8
2 Penalidade "à Mão" 2
5 Penalidade "à Touche" 6
2 Penalidade "Postes" 0
7 "Mauls" Ganhos 1
16 Placagens bem sucedidas 11
9 Placagens falhadas 5
64% % Placagem 68.8%
3 "Turn Overs" 4
4 Erros 8
4 Vantagem 2
1 Vantagem "progressão" 1
3 Vantagem não aproveitada 1
9 Linha da Vantagem "ultrapassada" 10
0 Bola Perdida "22" 0
0 Bola Ganha "22" 0


Sem comentários: