sábado, fevereiro 24, 2007

Benfica - 9; Agronomia - 17



Introdução:

Depois de um bom jogo esperava ver no Campo da Sobreda um jogo com a mesma qualidade. Seria o ideal para culminar uma parte do dia dedicada ao Rugby. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Jogo bastante trapalhão, sem "sal" e com apenas alguns registos dignos de bom rugby.


A Agronomia líder invicto, jogava sem Luís Pissara, mas com Cardoso Pinto, que acabou por ser, na minha opinião, dos melhores. O poderoso 3ª Linha Conrad, foi bem parado pelos defesas do Benfica, mas por outro lado magou-se ainda na fase inicial da partida. No Benfica o jogador que se destacou, foi o "abertura" com um jogo defensivo razoável (algumas bolas não saíram para a "Touche") e a falhar poucos lances no ataque. Os Agrónomos apesar de tudo jogaram melhor, pois foram mais eficazes no ataque, defenderam quase tudo o que havia para defender e só não marcaram mais ensaios pois cometeram imensos erros, principalmente na linha dos "22" do adversário. Exemplo disso, são as bolas que o Benfica ganhou nos seus "22" só que depois a equipa da casa não conseguia aproveitar esse facto para avançar no terreno. Jogo muito denunciado nos 3/4, além disso falhava alguns passes já para não falhar nas vezes que vimos jogadores do Benfica completamente sózinhos a tentar passar por 2, 3 jogadores da equipa adversária. Tal como o Belenenses, o Benfica chegou a ter mais posse de bola do que o seu adversário, mas não conseguia progredir no terreno de forma constante e segura. Uma nota curiosa para as "Touches" do Benfica com a seguinte informação: 13 "Touches" ganhas contra 11 "Touches" perdidas! Ficou claramente a sensação que o Benfica esforçou-se para nada. O "score" torna ainda mais evidente esta afirmação, pois não marcaram nenhum ensaio e viram-se "obrigados" a marcar penalidades.


A Agronomia como já foi referido cometeu demasiado erros nas jogadas ofensivas, pois a defender estiveram bem, apesar de terem tido a tarefa facilitada pela completa inoperância ofensiva do Benfica. Na 1ª Parte a Agronomia consegui virar o resultado desfavorável em cima do intervalo. Talvez o vento contra, possa ter influenciado, principalmente no jogo defensivo de Cardoso Pinto que tem de facto um poderoso pontapé. Os Agronomos entravam assim na 2ª Parte em vantagem e moralizados, ao contrário do seu adversário. Jogaram durante 10 minutos sem um jogador, devido a ter sido mostrado um cartão amarelo e esse período foi talvez onde passaram mais dificuldades, mas o Benfica não soube explorar esse factor e o máximo que consegui foi converter uma penalidade.


Por último gostava de referir uma curiosidade. Ambos os jogos foram arbitrados por Franceses. No Belenenses-CDUL julgo que o árbitro não foi feliz, já neste jogo assistimos, no meu entender, a uma muito boa arbitragem!





Resumo do Jogo:


O jogo inicia-se com muitas paragens, para assistir jogadores magoados. O Benfica não aproveita a vantagem e como tal converte uma penalidade aos 25 Minutos. Aos 33 minutos o Benfica aproveita o vento a favor e marca mais uma penalidade. A Agronomia responde aos 36 Minutos com uma penalidade e já em descontos (41 Minutos) e após os jogadores do Benfica não conseguirem tirar a bola dos seus "22" surge o primeiro ensaio da partida. O Pontapé foi facilmente convertido por Cardoso Pinto.


Fim da 1ª Parte: Benfica - 6; Agronomia - 10





A 2ª Parte começa com a Agronomia instalada no meio campo adversário. Após várias perdidas de ambas as equipas a Agronomia consegue finalmente marcar mais um ensaio. O Pontapé foi convertido em local bastante complicado por Cardoso Pinto. O Benfica tentava responder, mas não conseguia furar a defesa contrária. Aos 65 Minutos e após um jogador de Agronomia ver um cartão amarelo o Benfica aproveita para converter uma penalidade e encurtar a desvantagem tentando por um pouco de pressão no adversário. O jogo a partir de aqui foi de substituições, de perdidas de ambas as partes e da Agronomia no meio campo adversário, o que foi óptimo para mim pois eu estava do lado da bancada onde isso aconteceu!!!





Fim do Jogo: Benfica - 9; Agronomia - 17





Estatística







Benfica Geral Agronomia
9 Resultado 17
0 Ensaios 2
0 Conversões 2
3 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
6 1ª Parte 10
3 2ª Parte 7



Benfica Situações de Jogo Agronomia
13 "Melee Ganhas" 9
2 "Melee Perdidas" 3
13 "Touches" Ganhas 12
11 "Touches Perdidas" 2
12 Penalidades Concedidas 8
0 Penalidade "à Mão" 2
9 Penalidade "à Touche" 5
3 Penalidade "Postes" 1
3 "Mauls" Ganhos 4
59 Placagens bem sucedidas 38
13 Placagens falhadas 7
81,90% % Placagem 84.4%
5 "Turn Overs" 6
11 Erros 18
8 Vantagem 4
1 Vantagem "progressão" 2
7 Vantagem não aproveitada 2
2 Bola Perdida "22" 1
6 Bola Ganha "22" 1






Ao Minuto:




Inicio do Jogo: 15h01
7 Minutos - Substituição - Benfica
25 Minutos - Penalidade "Postes" Convertido - Benfica
33 Minutos - Penalidade "Postes" Convertido - Benfica
36 Minutos - Penalidade "Postes" Convertido - Agronomia
41 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido

Fim da 1ª Parte: 15h42

Inicio da 2ª Parte: 15h48

46 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Agronomia
55 Minutos - Penalidade "Postes" Convertido - Benfica
55 Minutos - Cartão Amarelo - Agronomia
66 Minutos - Substituição - Agronomia
66 Minutos - Substituição - Agronomia
69 Minutos - Substituição - Agronomia
70 Minutos - Substituição - Benfica
78 Minutos - Substituição - Benfica
80 Minutos - Substituição - Benfica

Fim do Jogo: 16h30

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi de facto um jogo sem grande "sal" como referiu, mas a verdade é que a Agronomia continua sem perder. Parabéns pela análise ao jogo.
Vasco Moreira

Anónimo disse...

Não se pode jogar sempre bem!! Ontem fizemos o que podemos e de-mos o nosso melhor dentro de campo... se o resultado foi uma vitória pouco vistosa não interessa!! o que conta são os 4 pontos que foram parar a tapada! Se for sempre assim em maio estamos a festejar!

costa

Anónimo disse...

Concordo com a tua análise luís, foi de facto um jogo sem grande interesse. O benfica se jogasse melhor teria ganho a uma Agronomia que não teve nada inspirada.
Vasco Moreira