sexta-feira, março 02, 2007

Campeonato da Honra - últimos classificados


Depois de decidir quais os jogos que vão ser sujeitos a análise neste blog, vamos falar dos últimos quatro classificados. Últimos mesmo só o Cascais e o Técnico, já que o Belenenses e o CDUL lutam pelo acesso aos lugares que lhes poderá permitir ir disputar a vitória no Campeonato. Nesse capitulo esta competição está interessante visto que a diferença do CDUP (3º Classificado) para o 6º classificado (CDUL) é de apenas 4 pontos.

Mais uma vez referir que esta análise baseia-se nalguns aspectos estatísticos e de jogo "jogado", pois como referi anteriormente não estou por dentro da vida dos clubes e por outro lado só começei acompanhar os jogos tarde.

Vamos então aos últimos 4 classificados: Belenenses, CDUL, Cascais e Técnico.


Belenenses:


Dois jogos e duas derrotas e contra a mesma equipa o CDUL. No primeiro jogo, o CDUL ganhou com toda a tranquilidade com uns expressivos 39-19. No segundo jogo assistimos a uma partida equilibrada em que o CDUL soube na 2ª parte fazer uso do seu bom chutador, mas também soube aproveitar a quebra física dos azuis do restelo. O resultado foi 32-26 a favor do CDUL. Entretanto o Belenenses tinha ganho ao Direito e ao Benfica em jogos pelo que sei bem disputados. No primeiro jogo contra o CDUL (1ª jornada - jogo em atraso) pelo que sei o Belenenses estava bastante desfalcado mas donotou grandes falhas no 3/4 principalmente no nº15. Por outro lado o Belenenses só consegui progredir no terreno graças ao forte jogo de Avançados com especial destaque para os Pilares. No segundo jogo contra o CDUL o Belenenses foi uma equipa completamente diferente, muito mais agressiva a defender e acima de tudo com um jogo muito mais apoiado. O problema foi na 2ª parte em que os seus jogadores perderam a cabeça e fisicamente foram abaixo isto como é evidente não querendo tirar o mérito ao CDUL. Ficam aqui alguns dados do último jogo.


Ensaios Marcados: 7 (3+4)


"Melee Ganhas" - 5


"Touches Ganhas" - 14


Placagens Bem Sucedidas - 37



Ensaios Sofridos: 8 (5+3)


"Melee Perdidas - 1


"Touches Perdidas" - 4


Placagens Mal Sucedidas - 9


Erros - 14



CDUL


Três jogos com um saldo positivo, isto é duas vitórias e uma derrota. A primeira das vitórias já aqui falada (contra o Belenenses 39-19) o CDUL foi uma equipa muito segura, bons movimentos ofensivos apesar das facilidades que o adversário deu para que o CDUL pudesse jogar como bem ententendesse. A segunda vitória também já aqui falada (contra o Belenenses 32-26) o CDUL soube aguentar a pressão apesar de na 1ª parte ter sofrido dois ensaios por não ter defendido como devia. Fez uma 2ª parte muito inteligente e ficou claramente a sensação que o CDUL com Cabral e Girão é uma outra equipa, isto como é evidente não desprezando o colectivo que foi o principal ganhador deste segundo jogo com o Belenenses. Já contra o CDUP pelo que sei alguns dos principais jogadores do CDUL não jogaram. O dominio foi absoluto dos universitários do Porto, pois o CDUL não conseguia progredir no terreno de forma constante, utilizou muito o jogo ao pé, mas muitas das bolas não saiam e o CDUP contra atacava e deparou-se com uma defesa que não foi eficaz nas placagens. Acima de tudo fiquei com a sensação que o CDUL é uma equipa com futuro, pois pelo que sei tem muitos jogadores jovens e tem um colectivo bastante interessante. Ficam aqui os dados do jogos contra CDUP e Belenenses:


Ensaios Marcados: 4 (1+3)


"Melee Ganhas" - 17 (10+7)


"Touches Ganhas" - 24 (12+12)


Placagens Bem Sucedidas - 103 (50+53)



Ensaios Sofridos: 8 (4+4)


"Melee Perdidas - 5 (4+1)


"Touches Perdidas" - 5 (3+2)


Placagens Mal Sucedidas - 39 (29+10)


Erros - 22 (12+10)



Cascais:


Dois jogos e duas pesadas derrotas. O Cascais é como o CDUL uma equipa muito jovem. No primeiro jogo o Cascais perdeu em casa contra o Benfica (17-43) e no segundo jogo foi à Tapada perder frente ao líder Agronomia (43-3). Contra o Benfica o Cascais abriu autênticas "auto-estradas" falhando muitas placagens o que permitiu ao Benfica marcar vários pontos. Foi uma equipa combativa e tentou sempre ir "ao ensaio" mas perdia com o facto de ter defesas que não conseguiam placar. Por outro lado e já falando no jogo contra a Agronomia o Cascais não consegue fazer bem a transição de jogo (Avançados para 3/4), além disso o jogo era muito denunciado e com pouco apoio. Contra a Agronomia o Cascais melhorou na defesa, placando com mais eficácia, e consegui fazer um jogo equilibrado até à primeira parte, pois estava a perder apenas por 7 Pontos (10-3). O pior mesmo foi na 2ª Parte que além da quebra física que os jogadores denotaram aos Agrónomos bastou acelerar o jogo para alargar a vantagem que culminaria nos expressivos (43-3). Ficam aqui os dados desses dois jogos:


Ensaios Marcados: 2 (2+0)


"Melee Ganhas" - 25 (10+15)


"Touches Ganhas" - 19 (13+6)


Placagens Bem Sucedidas - 125 (62+63)



Ensaios Sofridos: 12 (6+6)


"Melee Perdidas" - 4 (1+3)


Placagens Mal Sucedidas - 65 (44+21)


Erros - 21 (8+13)



Técnico:


Um jogo e uma derrota, contra o Direito com uns expressivos 41-6 a favor dos "advogados". O actual "lanterna vermelha" ainda não ganhou qualquer jogo no Campeonato e não se prevê um futuro nada fácil e risonho a esta equipa. É difícil manter níveis de confiança numa equipa que soma como derrotas o nº de jogos já disputados, à excepção do empate contra o Cascais (10-10). Para manter esses níveis é preciso ter uma estrutura bem montada, jogadores com grande Espírito de sacrifício e treinadores que saibam ter paciência e acima de tudo aptidões para "levantar" uma equipa. Em Monsanto o Técnico basicamente não consegui ter a posse de bola e não consegui passar do meio campo. Por outro lado fiquei com a sensação que a equipa entrou dentro de campo já a pensar que ia perder e como tal jogou para perder pelo menor nº de pontos possível. Pareceu-me ser uma equipa muito jovem, e com pouca experiência, por outro lado parecia não haver mecanismos nas jogadas de ataque, ou seja lances estudados e construídos. Na minha opinião não interessa fazer "a jogada" que os australianos fazem, mas sim aquela que poderá por em maiores dificuldades o nosso adversário (para isso é necessário estudá-lo), que ponha em "facilidades" a nossa equipa (para isso é preciso saber quais os nossos pontos fortes) e evitar que o nosso adversário jogue nos "nossos pontos fracos"(para isso é necessário esconder as nossas fraquezas). Ficam aqui alguns dados do Direito-Técnico:


Ensaios Marcados: 0


"Melee Ganhas" - 10


"Touches Ganhas" - 6


Placagens Bem Sucedidas - 85



Ensaios Sofridos - 6


"Melee Perdidas" - 3


"Touches Perdidas" - 1


Placagens Mal Sucedidas - 29


Erros - 7






Sem comentários: