domingo, abril 15, 2007

Belenenses - 13; CDUP - 33


Introdução:

Bela tarde de Domingo no Estádio do Restelo 2, com muitas pessoas nas bancadas, algumas delas de outras equipas, pois esta é uma altura para fazer contas à “vida”. De referir antes de mais, o péssimo estado do terreno de jogo, arriscaria mesmo 50% de areia e 50% de relva!!!

Foi um jogo muito trapalhão com ambas as equipas a praticarem um rugby, muito confuso e mal organizado. Apesar de tudo o CDUP ganhou com toda a justiça já que teve mais posse de bola e domínio territorial, especialmente na 2ª Parte com o Belenenses a ultrapassar a linha do meio campo pela 1ª vez aos 24 minutos, mas 4 minutos depois voltaria para a sua zona defensiva. Com este resultado o Belenenses não assegura a presença nos 4 primeiros lugares, boas noticias para o CDUL portanto, que assim poderá gerir melhor os difíceis encontros que vai ter até ao final do campeonato, nomeadamente CDUP (fora) e Direito (casa). CDUL e CDUP deverão disputar o 3º e 4º lugares no campeonato. Mas vamos ao jogo concretamente dito:

O Belenenses tal como já foi aqui referido precisava de ganhar este jogo para manter acesa a "chama" dos lugares, que lhe daria acesso à “final four” . Na verdade fez muito pouco, ou quase nada, para o conseguir, frente a uma equipa que não sendo brilhante estava perfeitamente ao alcance dos “azuis” do Restelo. A equipa sentiu muitas dificuldades no inicio da partida, apesar de ter conseguido defender algumas jogadas de ataque do adversário, placando quase sempre bem. O problema estava mesmo em suster o forte jogo de Avançados do adversário. Apesar de tudo, souberam reagir mas só depois dos 15 minutos iniciais, com as linhas atrasadas a jogarem “mais largo” e a conseguirem criar alguns desequilibrios. Aproveitaram até um erro do adversário para marcar um ensaio e até aos 35 minutos o Belenenses conseguiu equilibrar a partida com um jogo mais apoiado nas linhas atrasadas. O problema mesmo eram as faltas que cometeram (a maior parte delas nas disputas de “ruck’s”) já que o CDUP beneficiou na 1ª Parte de 7 Penalidades (5 nos primeiros 20 minutos e 2 nos últimos 20 minutos da 1ª Parte). Dessas 7 Penalidades o CDUP marcou 12 pontos através de 4 penalidades aos “postes”. Na 2ª Parte e a título de exemplo (já aqui referido) o Belenenses raramente instalou-se no meio campo do adversário (24 minutos da 2ª Parte – 1ª vez na 2ª Parte que o Belenenses ultrapassou a linha do meio campo que coincidiu com a 1ª vez que ultrapassaram a “linha de vantagem” na 2ª Parte). Os “azuis” do Restelo tentavam aproveitar os erros do CDUP para afastar o jogo do seu meio campo, mas o desgaste era muito e a equipa não teve pernas para manter-se fora da sua zona defensiva durante muito tempo. Os ensaios que o CDUP marcou nos últimos minutos da partida são autênticos “brindes” das linhas atrasadas com falhas de marcação já para não falar das intercepções de bola, por causa do jogo lento e denunciado que os ¾ praticavam.
De referir que o Belenenses ganhou por 7 vezes a bola nos seus “22”, sendo que 6 foram entre o inicio da 2ª Parte e os 20 minutos da 2ª Parte (período em que o CDUP se instalava nos “22” do adversário mas não conseguia chegar ao ensaio). Mas também perdeu por 5 vezes a bola nos seus “22” sendo que 2 foram em igual período (sendo 1 graças a uma “Touche” perdida) e 3 foram entre os 20 minutos da 2ª Parte e o final do jogo. O Belenenses conseguiu por 7 vezes ultrapassar a “linha da vantagem”, sendo que 4 foram nos últimos 20 minutos da partida, com maior incidência entre os 30 minutos e os 35 minutos da 2ª Parte!

O último jogo que tinha assistido do CDUP, foi frente à Agronomia no mesmo dia em que Portugal defrontava o Uruguai, jogo da 1ª mão da fase de apuramento para o Mundial! Nesse jogo o CDUP não contava com alguns jogadores importantes, como Gonçalo Malheiro ou Marcelo D’Orey. Os Universitários do Porto, entraram no jogo bastante concentrados e fizeram do jogo de Avançados a sua principal arma para criar dificuldades ao Belenenses, principalmente nos “ruck’s” onde trabalhavam muito bem, com a saída de bola para os ¾ a funcionar bem. Gonçalo Malheiro estava de pontaria afinada e não foi só nos pontapé aos postes, pois foram muitas as vezes que vimos o CDUP progredir no terreno graças aos pontapés longos para a “Touche” conseguindo assim afastar o jogo do seu meio campo. De referir também o nº15 do CDUP que esteve muito seguro a defender e juntamente com o médio de abertura foram os melhores nas linhas atrasadas, tanto a defender como atacar. Tiveram o domínio de jogo quase absoluto e só sofreram pontos por alguns erros “infantis” como por exemplo no ensaio do Belenenses, pois se é verdade que cometeram poucas faltas (concedeu 6 penalidades, menos de metade das penalidades que obteve) essas poucas, deram quase sempre pontos ao Belenenses! Apesar de tudo no final da 1ª Parte conseguiram voltar a dominar o jogo e chegavam ao intervalo com a vantagem no marcador. A 2ª Parte foi aquilo que já foi referido, mas de facto ao CDUP faltou “cabeça” pois foram muitas as vezes que estiveram na iminência de marcar ensaio e não o conseguiram fazer, por erros ou por más decisões na jogada com o apoio a não surgir. Os “maul’s, ao contrário dos “ruck’s,” não estavam a ser eficazes e o jogo aberto para os ¾ não estava a produzir jogadas de perigo, já que ele era muito denunciado. Mesmo assim o CDUP ainda "assustou-se", numa falta desnecessária onde Belenenses passaria para a frente no marcador graças a uma penalidade aos postes (13-12), mas depois já no final do jogo iria beneficiar dos erros do adversário e quase que chegava ao 4º ensaio que lhe daria o ponto bónus.
De referir que o CDUP beneficiou de 14 Penalidades, sendo que 5 foram aos “postes” com 4 a serem convertidas (eficácia de 80% de Gonçalo Malheiro, não contando com as conversões após os ensaios, porque se o fizermos a "eficácia" no pontapé aos postes seria de 87.5%). Os Universitários do Porto cometeram 13 erros sendo que 4 foram cometidos nos “22” do adversário, a maior parte deles entre o inicio da 2ª Parte e os 20 minutos da 2ª Parte. Ultrapassaram por 16 vezes a “linha da vantagem” sendo que 11 foram na 2ª Parte (5 entre o inicio da 2ª Parte e os 20 minutos da 2ª Parte e 6 entre os 20 minutos da 2ª Parte e o final do jogo).


Resumo do Jogo:

O CDUP entrava melhor no jogo e aos 4 minutos beneficia de uma penalidade aos postes que Gonçalo Malheiro viria a converter. Aos 9 minutos e após falta de um jogador do Belenenses no "ruck" Gonçalo Malheiro converte mais uma penalidade aos "postes". Aos 15 minutos há uma tentativa de Drop Goal por parte de Gonçalo Malheiro (com o pé esquerdo!!!) mas a bola iria sair torta. O Belenenses tenta equilibrar a partida e consegue a sua 1ª penalidade que iria tentar converter aos postes, mas a bola sairia ao lado. O Belenenses equilibra a partida e consegue chegar ao ensaio com uma intercepção de bola no meio campo, depois de um erro "infantil" de um jogador do CDUP. Estavam decorridos 18 minutos. O pontapé não foi convertido. Aos 24 minutos o Belenenses beneficia de mais uma penalidade aos postes que desta vez viria a ser convertida. Os "azuis" do Restelo conheciam aqui o seu melhor período durante o jogo todo. Aos 38 minutos o CDUP volta ao domínio do jogo e encurta a distância com mais uma penalidade aos postes a ser convertida por Malheiro. Aos 40 minutos o CDUP fechava o resultado no intervalo com mais uma penalidade aos postes a ser convertida pelo "suspeito" do costume!

Fim da 1ª Parte: Belenenses - 10; CDUP - 12

A 2ª Parte começa com um CDUP muito "pressionante" e instalado nos "22" do adversário. Aos 45 minutos é mostrado um cartão amarelo a um jogador do Belenenses. O CDUP não consegue chegar ao ensaio apesar do adversário não conseguir ultrapassar a linha do meio campo. Aos 61 minutos é mostrado mais um cartão amarelo a um jogador do Belenenses. Aos 62 minutos e já em "desespero de causa" o CDUP tenta mais uma penalidade aos postes só que desta vez Malheiro erra o alvo. Aos 63 minutos há uma nova tentativa de "Drop Goal", mas desta vez é o nº15 o protagonista! Aos 73 minutos e com o Belenenses a tentar tirar o jogo do seu meio campo ganha uma penalidade aos "postes" e consegue passar para a frente do marcador já que a penalidade foi convertida. Mas aos 75 minutos iria por-se justiça no marcador com o tão desejado ensaio do CDUP, após erros de marcação das linhas atrasadas dos da casa. O pontapé foi convertido. Aos 78 minutos e após uma intercepção de bola perto dos "22" do Belenenses o CDUP viria a marcar o seu 2º ensaio. O Pontapé foi convertido. Aos 82 minutos o CDUP intercepta novamente a bola, mas desta vez no meio campo e consegue chegar novamente ao ensaio. O pontapé foi convertido.

Fim da 2ª Parte: Belenenses - 3; CDUP - 21

Fim do Jogo: Belenenses - 13; CDUP - 33


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 16h02

4 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - CDUP
9 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - CDUP
15 Minutos - Tentativa Drop Goal - CDUP
17 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Belenenses
18 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Belenenses
24 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Belenenses
29 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Belenenses
38 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - CDUP
40 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - CDUP

Fim da 1ª Parte: 16h45

Inicio da 2ª Parte: 16h52

45 Minutos - Cartão Amarelo - Belenenses
46 Minutos - Substituição - Belenenses
57 Minutos - Substituição - CDUP e Belenenses
61 Minutos - Substituição - CDUP e Cartão Amarelo - Belenenses
62 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - CDUP
63 Minutos - Tentativa Drop Goal - CDUP
72 Minutos - Substituição - CDUP e Belenenses
73 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Belenenses
74 Minutos - Substituição - Belenenses
75 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUP
78 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUP
81 Minutos - Substituição - CDUP
82 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUP

Fim do Jogo: 17h38



Estatística:



Belenenses Geral CDUP
13 Resultado 33
1 Ensaios 3
1 Conversões 3
2 Penalidades "Postes" 4
0 Drop Goal 0
10 1ª Parte 12
3 2ª Parte 21

TOTAL

Belenenses Situações de Jogo CDUP
10 "Melee Ganhas" 10
2 "Melee Perdidas" 0
8 "Touches" Ganhas 9
4 "Touches Perdidas" 0
6 Penalidades Obtidas 14
2 Penalidade "à Mão" 4
0 Penalidade "à Touche" 5
4 Penalidade "Postes" 5
1 "Mauls" Ganhos 9
31 Placagens bem sucedidas 21
9 Placagens falhadas 7
77.5% % Placagem 75%
3 "Turn Overs" 9
12 Erros 13
3 Vantagem 6
0 Vantagem "progressão" 0
3 Vantagem não aproveitada 6
7 Linha da Vantagem "passada" 16
5 Bola Perdida "22" 2
7 Bola Ganha "22" 1



1ª Parte

Belenenses Situações de Jogo CDUP
6 "Melee Ganhas" 6
0 "Melee Perdidas" 0
3 "Touches" Ganhas 5
2 "Touches Perdidas" 0
3 Penalidades Obtidas 7
0 Penalidade "à Mão" 1
0 Penalidade "à Touche" 2
3 Penalidade "Postes" 4
0 "Mauls" Ganhos 3
16 Placagens bem sucedidas 9
3 Placagens falhadas 3
84.2% % Placagem 75%
2 "Turn Overs" 3
8 Erros 6
2 Vantagem 2
0 Vantagem "progressão" 0
2 Vantagem não aproveitada 2
3 Linha da Vantagem "passada" 5
0 Bola Perdida "22" 2
0 Bola Ganha "22" 0



2ª Parte

Belenenses Situações de Jogo CDUP
4 "Melee Ganhas" 4
2 "Melee Perdidas" 0
5 "Touches" Ganhas 4
2 "Touches Perdidas" 0
3 Penalidades Obtidas 7
2 Penalidade "à Mão" 3
0 Penalidade "à Touche" 3
1 Penalidade "Postes" 1
1 "Mauls" Ganhos 6
15 Placagens bem sucedidas 12
6 Placagens falhadas 4
71.4% % Placagem 75%
1 "Turn Overs" 6
4 Erros 7
1 Vantagem 4
0 Vantagem "progressão" 0
1 Vantagem não aproveitada 4
4 Linha da Vantagem "passada" 11
5 Bola Perdida "22" 0
7 Bola Ganha "22" 1

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns antes de mais pela crónica, já que ela foi muito realista. Mas como adepto do Belenenses não posso deixar de lamentar algumas coisas, nomeadamente a forma pouco inspirada como os jogadores enfretaram o jogo!
Relativamente ao estado do terreno, infelizmente já estamos habituados!

Anónimo disse...

De facto foi um Belenenses sem chama e que fez muito pouco para levar de vencida o adversário.
Não se podem queixar da falta de público que com o bom tempo apareceu em elevado número.

Anónimo disse...

O nº 15 do CDUP chama-se Miguel Freitas. Grande jogador!

luis sa disse...

Obrigado pela informação é de facto um bom jogador!

Anónimo disse...

Luis sa sempre foi ver a final da taça de portugal feminina? o que achou?

Cumprimentos

luis sa disse...

Infelizmente acabei por não poder ir ver!