sábado, março 03, 2007

Portugal - 14; Montpellier - 36


Introdução:


Estava uma tarde agradável, algum sol e ver um jogo da Selecção com alguns amigos. Mas nem essa "distracção" me fez estar menos atento ao jogo. Portugal defrontava uma equipa do Campeonato Francês, jogo treino de preparação para os importantes confrontos com o Uruguai.

Os problemas que já conhecemos da nossa Selecção continuam patentes, a 1ª linha não está bem, apesar da chamada do novo pilar André Silva (julgo que é assim que se chama) vindo de França, a condição física também não é a melhor e alguns jogadores lesionados como Diogo Mateus colocam algumas dificuldades a Portugal. Apesar de tudo temos que estar confiantes para as "batalhas" que vamos travar contra um Uruguai que segundo sei chega ao nosso país na próxima Terça-feira.

Portugal sentiu neste jogo muitas dificuldades com a 1ª linha, perdemos algumas "Melee's" (5 em 12) e aquelas que ganhavamos eram a muito custo, com os franceses logo em cima da bola não dando muito espaço de manobra a um Luís Pissara que não esteve muito inspirado. Por outro lado não tivemos muito bem a defender, pois em pelo menos três ensaios dos franceses ouve claramente falhas nas marcações, até porque os jogadores forasteiros não eram muito rápidos no ataque e por outro lado cometeram muitos erros, principalmente em cima da linha dos "22" de Portugal visto que os "lusos" ganharam por 8 vezes a bola na sua zona de "22". Falhamos algumas placagens, mas tivemos alguns bons momentos como por exemplo o segundo ensaio com uma boa combinação entre Gonçalo Malheiro e o nº14 Português. Por outro lado iniciámos o jogo de forma bastante boa, com muito apoio nas jogadas ofensivas, com os jogadores a comunicarem-se bem entre si e foram raras as vezes que perdíamos a bola. Não fomos tão eficazes nos "ruck's" e nos "maul's" continuamos a não conseguir defender bem. Segundo o que me disseram, a 1ª linha do Uruguai joga em França e portanto iremos sem dúvidas sentir muitas dificuldades nessa zona.

O Montpellier está em antepenúltimo na 1ª Divisão Francesa e fez um jogo razoável, com os seus jogadores na 2ª Parte a "brincarem" muito com a bola no ataque e se não fosse isso o resultado teria sido ainda mais dilatado. Ao intervalo fizeram várias substituições e melhoraram no jogo defensivo, principalmente no jogo ao pé e no posicionamento no terreno. Confesso que não me lembro do nome de um dos jogadores que entrou que consegui com a equipa toda estabilizar o jogo no meio campo do adversário. O Montpellier aproveitou para fazer um muito bom jogo treino no ataque, pois não teve que defender muito, mas quando era chamada a isso, fez-lo com segurança, apesar de terem tido pela frente uma equipa que não estava a conseguir ser rápida na transição da bola. Em termos de Avançados foram mais fortes que Portugal, tendo criado muitas dificuldades nas "melee's" perdendo apenas uma "Touche" no jogo todo e quando jogavam através do "maul" criavam sempre grandes dificuldades a Portugal. Uma última nota para algumas boas jogadas dos 3/4 no ataque com alguns passes longos à "ponta" bem conseguidos.

Agora venha o Uruguai e espero que haja casa cheia no Estádio Universitário e se não for pedir muito que escolham outro "speaker"!!!


Resumo do Jogo:


O jogo começou logo com uma penalidade concedida aos franceses no primeiro minuto da partida. Em zona frontal o pontapé foi facilmente convertido. Portugal equilibra a partida e consegue bons movimentos ofensivos e chega ao ensaio aos 5 Minutos com o Pontapé a ser convertido. Aos 14 Minutos Portugal tenta uma penalidade aos postes que Cardoso Pinto não converte. O Montpellier domina agora a partida e após 6 minutos na linha dos "22" de Portugal consegue finalmente o ensaio após ganhar uma penalidade (jogada na "melee", aproveitando assim as debilidades da 1ª linha de Portugal) com o pontapé a ser convertido aos 26 Minutos. O Montpellier acelera o jogo e marca mais ensaio com culpas para a defesa de Portugal que não placou o médio de formação francês. O pontapé não foi convertido e até ao intervalo não haveria mais alterações no marcador.


Fim da 1ª Parte: Portugal - 7; Montpellier - 15


A 2ª Parte começa com ambas as equipas a fazerem várias substituições. O Montpellier domina ainda mais a partida e não marca por cometer alguns erros nos "22" do adversário. Aos 63 Minutos os "azuis" marcam mais um ensaio com o pontapé a ser convertido. Aos 69 Minutos o Montpellier marca mais um ensaio com os defesas de Portugal a não defenderem correctamente. O Pontápé foi convertido. Apesar de tudo Portugal consegue dar um ar da sua graça e marca um ensaio de belo efeito aos 72 minutos com um excelente cruzamento entre Gonçalo Malheiro e o nº14 Português que marcaria o segundo e último ensaio de Portugal. A partida estava quase no seu final e aos 77 Minutos o Montpellier marca o último ensaio da partida com o pontapé a ser convertido. O jogo acaba mesmo antes dos 40 Minutos!!!


Fim do Jogo: Portugal - 14; Montpellier - 36


Estatística



Portugal Geral Montpellier
14 Resultado 36
2 Ensaios 5
2 Conversões 4
0 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
7 1ª Parte 15
7 2ª Parte 21


Portugal Situações de Jogo Montpellier
7 "Melee Ganhas" 9
5 "Melee Perdidas" 0
9 "Touches" Ganhas 13
6 "Touches Perdidas" 1
14 Penalidades Concedidas 11*
3 Penalidade "à Mão" 3
10 Penalidade "à Touche" 6
1 Penalidade "Postes" 1
2 "Mauls" Ganhos 8
62 Placagens bem sucedidas 32
21 Placagens falhadas 6
74,70% % Placagem 84,20%
0 "Turn Overs" 4
6 Erros 15
5 Vantagem 7
1 Vantagem "progressão" 3
4 Vantagem não aproveitada 4
1 Bola Perdida "22" 0
8 Bola Ganha "22" 1
* Melee - 1


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 15h35

1 Minuto - Penalidade "Postes" Convertida - Montpellier
5 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Portugal
14 Minutos - Penalidade "Postes" Não Convertida - Portugal
17 Minutos - Substituição - Portugal
26 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Montpellier
30 Minutos - Ensaio e Pontapé Não Convertido - Montpellier

Fim da 1ª Parte: 16h16

Inicio da 2ª Parte: 16h25


54 Minutos - Substituição - Portugal
54 Minutos - Substituição - Portugal
54 Minutos - Substituição - Portugal
57 Minutos - Substituição - Montpelier
60 Minutos - Substituição - Portugal
63 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Montpellier
64 Minutos - Substituição - Portugal
66 Minutos - Substituição - Portugal
66 Minutos - Substituição - Portugal
67 Minutos - Substituição - Montpellier
69 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Montpellier
72 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Montpellier
77 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Montpellier

Fim do Jogo: 17h03

16 comentários:

Thor disse...

1ª linha do Uruguai titular na derrota no particular frente selecção de Buenos Aires Argentina: Rodrigo Sanchez (100 Kg, 1,74 m, actua no Carrasco Polo), Juan Perez (97 Kg, 1,74 m, Old Boys Arg.), Pablo Lemoine (125 Kg, 1,85 m, Montauban França).

Segundo creio a maior força dos Teros reside, curiosamente tal como Portugal, na sua 3ª linha. Será uma zona de embates durissimos, frente a frente duas terceiras linhas que gostam de ter a bola, mas também não costumam falhar placagens.

Anónimo disse...

Sinceramente acho que não jogamos muito e até começamos bem como referiste com várias jogadas de bom entendimento, só que depois faltaram pernas.
Assim sinceramente não sei como vai ser contra o Uruguai.
Já agora Thor o Uruguai também não tem um 2ºCentro a jogar em França?

Anónimo disse...

o numero 14 de portugal chama se david mateus

luis sa disse...

Obrigado!

Anónimo disse...

alguem me pode dizer o XV que jogou contra o Montpieller? e os jogadores que entraram?

luis sa disse...

Infelizmente não consigo ajudar mas já agora faço o mesmo apelo!

Thor disse...

Posição 8 é de Nicolas Brignoni que actua no Montauban de França (110 Kg; 1,96m). Curiosamente o habitual 6 também ouvi dizer que mete respeito - Alfredo Giuria actua no Aquila de Itália (107 Kg; 1,89m).
Nada que Vasco Uva, Murinello e Ca. não resolvam!

Thor disse...

Portugal alinhou e marcou: Pedro Leal (Pedro Cabral); Pedro Carvalho (João Mirra), Miguel Portela (Pedro Silva), Diogo Gama (5) e David Mateus (5); Cardoso Pinto (2)(Gonçalo Malheiro, 2) e Luís Pissarra; Vasco Uva (Rui D’Orey), João Uva (Salvador Palha) e Juan Severin; Gonçalo Uva e Marcello D’Orey (Diogo Coutinho); Joaquim Ferreira (Duarte Figueiredo), João Correia (Rodrigo Aguiar) e André da Silva (Gustavo Duarte).

Anónimo disse...

As informações sobre os uruguaios estão um bocado trocadas.

Não há nenhum médio, 3/4 ou arriére da equipa principal dos Teros a jogar fora do Uruguai.

Os que jogam na 1ª divisão francesa são todos avançados: o Lemoine (pilar mto conhecido mas q já não é mto novo), o Rodrigo Capó que é sempre n.º8 e é o mais famoso deles todos (joga no Castres), o Brignoni q é 3ª linha e o Bado q é 2ª/3ª linha e já não é nada novo.

Depois, em Itália têm o tal Giuria que é avançado mas não sei em que posição joga.

O R. Capó, o Lemoine e Brignoni de certeza q vão jogar de início. Os outros dois não sei.


Contra o Montpellier, por Portugal, de início jogaram estes:

André Silva, J. Correia, J. Ferreira;
Gonçalo Uva e Marcelo d'Orey;
João Uva, Severino e Vasco Uva;
Pissarra e C. Pinto;
Portela e D. Gama;
P. Carvalho e David Mateus;
P. Leal.

Lembro-me q o P. Cabral (lugar do Leal), o Malheiro (C.Pinto), o Rui d'Orey (V. Uva), o Mira (Carvalho) e o D. Coutinho (?), entre outros, entraram.

Não dei pelo Murinello nem de início, nem nas substituições. Será q além do Diogo Mateus, do Aguilar, do Zé Pinto, do R. Cordeiro e do Spachuk (sim, todos estes estão lesionados e não vão jogar) tb ele está lesionado?

Anónimo disse...

Se calhar o melhor mesmo era a Federação tratar de dar essa informação no seu site!

Thor disse...

Não percebi bem onde é que estava a troca, mas tudo bem...
O arriére uruguaio Menchaca (não é novo, aliás como vários outros Teros já contabilizam presenças em fases finais de Mundiais), não jogando fora, é bom jogador e intercala-se bem no jogo á mão.
Mantenho a minha opnião que o forte desta equipa uruguaia é a mobilidade e mesmo velocidade da sua 3ª linha, as melées (não tão forte como a Argentina mas principios idênticos). A explorar, alguma indisciplina na disputa dos rucks e mesmo um certo abuso do fora-de-jogo. Precisamos de um Cardoso Pinto inspirado este fds!

Anónimo disse...

De facto, a única troca era qt ao n.º 8: esse lugar é do Rodrigo Capó (grande jogador), não é do Brignoni.

Concordo q a 3ª linha deles é mto difícil. Alguém sabe se o Muri está lesionado?

Mas tb estou 1 bocado preocupado com a 1ª linha. Eles são mto fortes na mellée e nunca pensei voltar a ver o André Silva na selecção, pensava q estávamos vacinados. Vamos ter imensas dificuldades nas melées.

Nas touches parecia q o problema estava em vias de resolução (jogos contra Marrocos e Espanha), mas contra o Montpellier voltámos a perder cerca de metade das nossas introduções; assim não dá.

Mas acho que o maior dos problemas vai ser o maul uruguaio. Ou me engano muito, ou eles vão começar formar mauls até qd tiverem a posse de bola a meio campo; não vai ser só nos nossos 22.

Vai ser duríssimo, ainda por cima com tantos portugueses lesionados, mas mesmo assim ainda acredito na nossa vitória. Força Lobos!

Thor disse...

Também não sei se o Muri está lesionado, aliás deixei precisamente essa pergunta no blog dele e até agora ainda sem resposta. Era interessante saber porque o seu poder de placagem vai fazer imensa falta no sábado, e então se for para as 2 mãos...

As melées vão ser complicadas, as touches acredito que vamos estar minimamente acertados e garantir as bolas com nossa introdução em condições minimas, quanto aos mauls dinâmicos...
Tenho uma ideia pouco popular eu sei (porque já discuti isto com outros mais entendidos que eu em rugby), se não conseguimos parar o avanço através da força unida do nosso pack, então é assumi-lo e na próxima tentativa adversária de o armar, propositadamente derrubá-lo. É penalidade (com árbitros rigorosos e em plenos 22 defensivos, amarelo), mas se dentro dos 22 não é ensaio, se a partir do meio-campo paramos um avanço que se torna avassalador e de conquista de muitas dezenas de metros com a eliminação sucessiva do pack defensivo contrário que nunca se conseguirá reagrupar defensivamente mais atrás a tempo de evitar males maiores.
Tudo depende do árbitro. Por falar nisso, sabem quem vai ser o árbitro esta sábado?

Anónimo disse...

De facto o melhor seria perguntar à Federação Portuguesa de Rugby, mas enfim...

Anónimo disse...

Giuria é ponta

Thor disse...

Não é nada ponta, este pessoal é teimoso, IRRA!!!!
Aqui fica o link do clube onde o homem joga em Itália, leiam a sua posição e depois... insistam que é ponta :))

http://www.laquilarugby.com/rosa.asp

O homem é 3ª linha, e deverá jogar de inicio com o Capó a 8 Capitão dos Teros, e com o Brignoni que também joga em França. Repito que o forte é esta 3ª linha e o jogo dos pilares nas melées.