domingo, fevereiro 25, 2007

Direito - 41; Técnico - 6


Introdução:


Ameaçava chover durante o jogo, mas felizmente isso não aconteceu. Com este jogo ficava completo o visionamento de todas as equipas do Campeonato de Honra. Curiosamente a equipa que me faltava ver era o "laterna vermelha" o clube onde eu joguei rugby; o Técnico. O jogo estava marcado para as 15h00 e começou com um ligeiro atraso.

Foi um jogo de sentido único. O Direito fez o que quis com a bola, julgo que foi um excelente jogo treino para a equipa da casa, que aproveitou para treinar várias jogadas de ataque nos 3/4, arriscando portanto a cometer muitos erros e de facto foi isso que acabou por acontecer pois os "advogados" acabaram por cometer 21 erros. A bola esteve mais de 80% nas mãos dos jogadores da casa que nalgumas situações não tiveram calma suficiente. Das 16 penalidades que o árbitro lhes concedeu jogaram por 10 vezes à mão o que prova bem o "à vontade" com que a o Direito jogou. Em termos de jogo defensivo, o Direito não teve pela frente uma equipa que lhe causasse muitas dores de cabeça, mas quando era chamada a defender fazia-o de forma muita eficaz e consegui em muitos casos recuperar a bola. Por outro lado o Direito não teve qualquer situação em que teve de defender na sua linha dos "22", foi frequente aliás vermos os homens do Direito recuperar a bola ainda no meio campo adversário.

O Técnico parece-me ser uma equipa muito jovem e com falta de rotina e experiência num escalão como a Honra! Por não conseguir atacar teve que defender bastante e alguns dos seus jogadores mostraram algumas debilidades a placar, já outros fizeram-no muito bem, como por exemplo o Taful. O Técnico sempre que ultrapassava a linha do meio campo tentava fazer uso do bom pontapé do nº15 que por 3 vezes tentou os postes, falhando apenas um deles todos na 1ª Parte, pois na 2ª Parte o Técnico não passou do meio campo. Por outro lado cometeram muitas faltas, tiveram muitas dificuldades nas "melee's" e nas jogadas ofensivas faltava sempre apoio. Jogaram pouco nos 3/4, pois os seus avançados não conseguiam ganhar bolas nos "rucks" e "maul's" e quando o conseguiam perdiam a bola quase na jogada seguinte. Apesar de tudo foi uma equipa que nunca virou a cara à luta e o exemplo disso foram as várias tentativas nos últimos minutos do jogo onde os seus jogadores tentaram progredir no terreno com bons movimentos ofensivos nos 3/4 mas faltou alguma coordenação e acima de tudo o apoio ao homem que transporta a bola. No meu entender, por outro lado não souberam aproveitar os pontos fracos do Direito, ou seja nas "pontas" jogadores com "mãos de manteiga" e muito "subidos" no terreno.

Não foi claramente um bom jogo, o estado do terreno também não ajudou e por outro lado as diferenças entre as duas equipas não permitiu ver mais do que acima foi descrito.


Resumo do Jogo:


O jogo começa com o Técnico a pressionar a equipa da casa, mas rapidamente o Direito consegue sacudir a pressão. Aos 7 Minutos e após jogada de insistência na linha dos "22" do adversário o Direito falha uma penalidade aos "postes". O Técnico não consegue sacudir a pressão e aos 12 Minutos o Direito marca o seu primeiro ensaio (Pontapé convertido). Aos 20 Minutos o Direito volta a marcar um ensaio mas desta vez o pontapé não foi convertido. O Técnico tentava equilibrar a partida e tentava jogar ao pé aproveitando o bom chutador o nº15. Foi assim que o Técnico teve aos 23 minutos a primeira oportunidade de encurtar a distância no marcador com uma penalidade aos "postes" que o nº15 não falhou. O Direito falhava algumas bolas no ataque e o Técnico volta a ganhar uma penalidade aos 37 Minutos que o nº15 converte novamente. 1 Minuto mais tarde o Direito marca mais um ensaio aumentando ainda mais a vantagem (Pontapé não convertido). Já em descontos o Técnico tenta nova penalidade aos postes mas desta vez o pontapé saiu ao lado.

Fim da 1ª Parte: Direito - 17; Técnico - 6


A 2ª Parte começa com o Direito ao ataque. Aos 53 Minutos o Direito marca mais um ensaio, com o pontapé a não ser convertido. O Técnico não consegue sair do seu meio campo e comete muitas faltas na melee. Aos 64 Minutos o Direito marca mais um ensaio com o pontapé a não ser convertido também. O jogo continuava com o domínio absoluto do Direito em termos de posse de bola e em termos de posicionamento no terreno. O problema mesmo eram os erros que a equipa da casa fazia. Aos 77 Minutos o Direito marca mais um ensaio com o pontapé a ser convertido e já no último minuto dos descontos (84 minutos) o Direito marca o seu último ensaio com o pontapé a ser convertido também.

Fim do Jogo: Direito - 41; Técnico - 6


Estatística:



Direito Geral Técnico
41 Resultado 6
7 Ensaios 0
3 Conversões 0
0 Penalidades "Postes" 2
0 Drop Goal 0
17 1ª Parte 6
24 2ª Parte 0

Direito Situações de Jogo Técnico
7 "Melee Ganhas" 10
0 "Melee Perdidas" 3
8 "Touches" Ganhas 6
3 "Touches Perdidas" 1
16 Penalidades Concedidas 12
10 Penalidade "à Mão" 4
5 Penalidade "à Touche" 5
1 Penalidade "Postes" 3
3 "Mauls" Ganhos 1
32 Placagens bem sucedidas 85
5 Placagens falhadas 29
86.5% % Placagem 74.6%
10 "Turn Overs" 5
21 Erros 7
11 Vantagem 7
4 Vantagem "progressão" 2
7 Vantagem não aproveitada 5
0 Bola Perdida "22" 0
0 Bola Ganha "22" 2


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 15h04
7 Minutos - Penalidade "Postes" não Convertida - Direito
12 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Direito
20 Minutos - Ensaio e Pontapé não Convertido - Direito
23 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
37 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
38 Minutos - Ensaio e Pontapé não Convertido - Direito
42 Minutos - Penalidade "Postes" não Convertida - Técnico

Fim da 1ª Parte: 15h46

Inicio da 2ª Parte: 15h53
46 Minutos - Substituição - Direito
46 Minutos - Substituição - Direito
51 Minutos - Substituição - Direito
53 Minutos - Ensaio e Pontapé não Convertido - Direito
54 Minutos - Substituição - Técnico
58 Minutos - Substituição - Técnico
59 Minutos - Substituição - Técnico
64 Minutos - Ensaio e Pontapé não Convertido - Direito
66 Minutos - Substituição - Direito
76 Minutos - Cartão Amarelo - Técnico e Direito
77 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Direito
81 Minutos - Substituição - Direito
84 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Direito

Fim do Jogo: 16h37


8 comentários:

Anónimo disse...

Caro luis sá, penso que é uma análise realista do jogo, no entanto permita-me discordar num aspecto, ou seja, quando diz que o tecnico não soube aproveitar o "ponto fraco" do direito como os pontas com "maos de manteiga" e subidos no terreno. Ora se não estou em erro, o ponta do direito, neste caso KIKI, marcou 2 ensaios ( ponto fraco e sempre que entra na linha faz mossa?!), o outro ponta, Guerreiro sempre que houve chutos não deixou cair bolas no chao,estando sempre seguro; portanto não percebo o porquê de maos de manteiga nos pontas, bem como no arrier, Portela que esteve sempre muito seguro la atrás. Penso que o técnico pecou porque limitou-se a esperar que o direito cometesse erros para tentar os postes e não atacou praticamente.

Cumprimentos,

André Matos

luis sa disse...

Caro André poderia até discordar de todos os aspectos até porque eu só há pouco tempo é que voltei a ver rugby com mais regularidade, portanto é evidente que nalguns aspectos me faltam bases.
Bem a verdade é que o Técnico não consegui jogar muito por essas "pontas" digamos assim. Concordo que posso ter exagerado nas mãos de manteiga, quando quis referir o ponto fraco deveria ter dito o ponto menos forte. O problema é que de facto o Técnico poderia ter jogado mais por ai, até porque nalgumas situações eles estavam muito subidos. O problema também é que o Técnico perdia a bola logo na jogada seguinte ou seja os "pontas" não precisariam de estar tão recuados é um facto, pois foram várias as vezes que o Direito recuperava a bola, ou seja ficava numa situação de ataque.
Mas repare que o Direito deixou cair muitas bolas para a frente, na minha estatistica conto 21 Erros (poderá até faltar mais um ou outro) a maior parte desses erros foram bolas que cairam para a frente.E sim de facto Miguel Portela jogou bem, mas isso eu também concordo e não fiz comentários em contrário. Aliás vi-o várias vezes a dar instruções aos "pontas" e centros na questão do posicionamento deles no terreno!
Obrigado pelo seu comentário.

Anónimo disse...

Acho que percebi o que querias dizer luís, ou seja o Técnico devia ter "aberto" mais o jogo, mas teve medo, ou seja e ai concordo com o André Matos quando fala na "expectativa" do Técnico.
Relativamente ao Portela é verdade que ele passou o jogo todo a falar, mas sinceramente as vezes até achava que era demais.
Parabéns pela análise ao jogo, está bastante completa e de facto é pena que não haja pessoas interessadas no teu trabalho. O rugby português continua de facto muito "fechadinho" e adverso há mudança e a coisas novas.
Abraço e continua.

Anónimo disse...

a nalise pode estar mto correcta... mas o taful não jogou.. logo não efectuou nenhuma placagem!!!
grande abraço e continue com o bom trabalho!!!

Anónimo disse...

Para começar, quero desde já dar os parabens pelo blog.
Quanto á analise do jogo:
Começava por um aspecto que já não via a bastante tempo, uma "perseguição" do arbitro a um jogador.
Ora na minha opinião, os arbitros entram em campo não só para marcar as faltas e apitar, mas também para ensinar e corrigir.
Lamento que muitas vezes não se fale da actuação dos arbitros....por serem humanos e.....também erram......mas a verdade é que muitas vezes têm influência no resultado(não estou a falar deste jogo em especial).
Gostaria de saber quais os comentários da arbitragem, por parte dos arbitros franceses que se encontravam em monsanto a ver o jogo. E que a apreciação da arbitragem por parte deles fosse publicada.
Acredito que depois disto o Sr. Murinelo e o Sr Moita deveriam começar era a apitar jogos de bambis ou benjamins, jogos onde ainda a cor do clube significa divertimento.
Os arbitros em Portugal são muitas e bastante vezes criticados, mas sempre com criticas ofensivas e destrutivas que não levam a parte nenhuma.
Quanto ao jogo jogado, de referir que o Técnico entrou um bocado apático e sem garra, muitos pontapés e sem sentido e faltou muito apoio ao jogador com bola.
O Direito ganhou, foi a melhor equipa em campo, jogou apoiado, com boas linhas de corrida e ganhou/recuperou muitas bolas no contacto que fizeram muita diferença.

Abraço a todos

Luis Gordon

luis sa disse...

Peço desculpa sinceramente pensei que fosse o Taful. Tal como disse num comentário anterior voltei a ver jogos há pouco tempo e como tal é normal que siga as indicações dos nomes por parte de alguns adeptos. Se calhar é melhor não voltar a faze-lo!
Caro Luís Gordon, a arbitragem é um assunto que sinceramente não gosto muito de discutir. Agora como é evidente pode ser alvo de criticas, mas, e tal como disse, deve sempre ser feito de forma construtiva e portanto como tal concordo quando fala nas criticas ofensivas que de facto não levam a lado nenhum.
Obrigado pelos comentários e tal como a arbitragem as minhas análises são sempre alvo de critica.
Só um à parte, apesar de ter jogado no Técnico, isso não faz de mim um adepto do clube!!!

Anónimo disse...

Com o Técnico a jogar assim, acho que o mais provável é mesmo a descida para a 1ª Divisão. Embora o Cascais tenha levado uma tareia contra o CDUP, vamos ver!

Anónimo disse...

com o sistema do ano passado qq das 4 equipas nao apuradas pode mt bem descer de divisao!isto ainda dá mt volta.....mas é melhor ser candidato a descida e dps fazer surpresa....pode ser que mts pessoas tenham que engolir uns sapos.