quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Campeonato de Honra, primeiros classificados


Antes de mais referir que joga-se este fim de semana os 1/4 de final do Campeonato de Júniores que irei tentar seguir com alguma atenção.

Relativamente ao Campeonato de Honra, após ter visionado, pelo menos uma vez, todas as equipas da honra gostaria de deixar alguns comentários, com especial atenção para aquelas em que consegui fazer uma análise mais detalhada. Convém referir que é uma análise que tenta acima de tudo olhar para os números da estatística e portanto como não estou tanto por dentro da vida dos clubes (jogadores lesionados, problemas de treino, etc..) poderá ser uma observação que não estará completa. O Belenenses por exemplo é um excelente exemplo disso mesmo, visto que vi dois jogos em que a equipa do restelo perdeu, curiosamente contra o CDUL, e não vi as importantes vitórias que tiveram contra o Direito e Benfica. Quando estivermos numa fase mais adiantada do Campeonato provavelmente essa análise estará muito mais completa.

Vamos então aos 4 primeiros classificados; Agronomia; Direito; CDUP e Benfica! Provavelmente ainda esta semana irei falar dos restantes clubes. Como em principio o campeonato vai estar parado esta semana, não haverão alterações na tabela classificativa!


Agronomia:


Dois jogos e duas vitórias. A primeira frente ao Cascais onde o resultado foi expressivo do domínio dos Agrónomos (43-3), a segunda vitória foi no Campo da Sobreda frente ao Benfica (9-17). No meu entender a Agronomia é uma equipa equilibrada, tem um "pack" de Avançados muito robusto e tem uma linha de 3/4 bastante rápida, que defende bem e consegue efectuar bons movimentos ofensivos. Tem uma 3ª Linha muito boa e tem um médio de formação que faz uma "ligação" muito segura para as linhas atrasadas e comanda muito bem os seus Avançados. Julgo que sem Luís Pissara a equipa perde um pouco dessa mobilidade, aliás contra o Benfica verificou-se isso mesmo, apesar do Benfica ser um adversário mais complicado que o Cascais. Ficam aqui alguns dados estatísticos dos 2 jogos que vi:


Ensaios Marcados - 8 (6+2)

"Melle Ganhas" - 16 (7+9)

"Touches Ganhas" - 21 (9+12)

Placagens Bem Sucedidas - 77 (39+38)


Esnaios Sofridos - 0

"Melle Perdidas" - 4 (1+3)

"Touches Perdidas" - 6 (4+2)

Placagens Mal Sucedidas - 15 (8+7)

Erros - 38 (20+18)


Direito:


Dois jogos e duas vitórias. A primeira das vitórias foi contra o Benfica (19-8) e a segunda foi uma vitória fácil contra o Técnico (41-6). Dois jogos completamente distintos em termos de dificuldades. Contra o Benfica os "advogados" jogaram de forma inteligente, aproveitando os erros do adversário, com uma linha de 3/4 a defender muito bem. Quando eram chamados a atacar fizeram-no quase sempre bem. Contra o Técnico o Direito aproveitou as debilidades do adversário para fazer um excelente jogo treino, onde treinou muito o jogo à mão nos 3/4 e aproveitou para fazer "pressão" ao adversário no seu meio campo. Infelizmente só tenho dados estatísticos específicos do último jogo, já que no primeiro (foi aliás a primeira análise a um jogo que fiz para este blog) ainda estava a procura do melhor modelo. Mesmo assim ficam alguns dados.


Ensaios Marcados - 10 (3+7)

"Melle Ganhas" - 7 (?+7)

"Touches Ganhas" - 8 (?+8)

"Placagens Bem Sucedidas - 32 (?+32)


Ensaios Sofridos - 1 (1+0)

"Melee Perdidas" - 0 (?+0)

"Touches Perdidas" - 3 (?+3)

Placagens Mal Sucedidas - 5 (?+5)

Erros - 21 (?+21)


CDUP

Vi apenas um jogo do CDUP, foi contra o CDUL e ganharam de forma bastante convincente a uma equipa que segundo sei estava desfalcada. Mas não querendo entrar muito por aí, vi um CDUP com um jogo muito apoioado, foi uma equipa que curiosamente teve que defender mais do que o adversário mas conseguia-o fazer quase sempre na meio campo do adversário, obrigando este muitas vezes a jogar ao pé. Apesar de não ter medido a posse de bola, que foi equilibrada, o posicionamento das equipas no terreno foi muito desequilibrado, vimos muitas vezes a equipa do Porto no meio campo do adversário, por vezes largos minutos na linha dos "22" do adversário. Pareceu-me ser uma equipa sempre muito esclarecida e unida, tanto atacar como a defender e aliás os resultados seguintes vieram confirmar isso mesmo. Começou mal a época mas já vai em 3º lugar e parece que está bem posicionada para ir à final four. Confesso que vou tentar seguir esta equipa com alguma atenção e se calhar estar no Porto e o CDUP jogar em casa terei todo o gosto em ir ao Universitário da cidade invicta. Ficam aqui alguns dados do jogo CDUL - CDUP.


Ensaios Marcados - 4

"Melee Ganhas" - 8

"Touches Ganhas" - 10

"Placagens Bem Sucedidas" - 59


Ensaios Sofridos - 1

"Melee Perdida" - 2

"Touches Perdidas" - 8

Placagens Mal Sucedidas - 25

Erros - 14


Benfica:

Vi três jogos do Benfica e não sou adepto do clube!!! Duas derrotas e uma vitória. A primeira foi contra o Direito, já aqui falada (19-8), depois veio uma vitória expressiva contra o Cascais (43-17) e por último a derrota em casa contra a Agronomia (9-17). Benfica não joga mal, mas fiquei sempre com a sensação que joga um pouco sem "lógica" e com o esforço despendido pelos jogadores a não ter efeitos positivos concretos. Contra o Cascais tiveram a vida facilitada, visto que o Cascais abriu autênticas auto-estradas para os "encarnados" fazerem o que quiserem. Contra o Direito tiveram imensas dificuldades na transição da bola dos "rucks" e "maul's" para os 3/4, também depararam-se com uma defesa do Direito bem organizada, mas falharam muitas bolas. Contra a Agronomia não conseguiam progredir no terreno pois faltava muito apoio nas jogadas de ataque e por outro lado o jogo era muito denunciado e lento. Apesar de tudo é uma equipa que defende muito bem, falha poucas placagens, contra o Cascais não foram tão eficazes, mas o resultado também já estava feito, mas contra a Agronomia souberam (dentro do possível) travar a 3ª Linha dos Agrónomos. Eis os dados de dois jogos, contra Cascais e Agronomia.


Ensaios Marcados - 6 (6+0)

"Melee Ganhas" - 15 (2+13)

"Touches Ganhas" - 24 (11+13)

Placagens Bem Sucedidas - 103 (44+59)


Ensaios Sofridos - 4 (2+2)

"Melee Perdidas - 4 (2+2)

"Touches Perdidas - 13 (2+11)

Placagens Mal Sucedidas - 34 (21+13)

Erros - 28 (17+11)



3 comentários:

Anónimo disse...

Se este ano a Agronomia não ganha o Campeonato então nunca há de ganhar...estão com uma boa estrutura, boas condições,muitos jogadores, motivação em alta etc etc, são um forte candidato. No entanto, parece-me que o Direito na fase final irá ser o vencedor, o Direito aparece sempre em grande nos momentos decisivos. Este ano ainda não vi/ouvi que o Direito tenha feito um jogo com todos os seus jogadores, muitas lesões, outras ausências etc. A minha aposta para a fase final é Agronomia, Direito, Cdup e Belenenses.

Anónimo disse...

O problema mesmo é o sistema do campeonato ou seja qualquer dos 4 que passe a fase seguinte pode ganhar o campeonato. E na descida de divisão a mesma coisa, mas mesmo assim acho que a Agronomia ganhará na mesma apesar de concordar com o comentário anterior, o Direito é uma equipa experiente e "matreira"

Anónimo disse...

A minha aposta vai para Agronomia, Direito, CDUP e CDUL