sábado, abril 07, 2007

Cascais - 13; CDUL - 32


Introdução:
Estava uma tarde agradável, exceptuando o vento que se fazia sentir já que ele era um pouco frio e intenso, condições que poderiam estragar um pouco o jogo. De referir o muito público que estava presente nas bancadas do Campo da Guia, com adeptos de ambas as equipas a vibrarem muito com o jogo.
Confesso que não foi um jogo muito agradável do ponto de vista do espectáculo em si, já que o jogo teve muitos momentos de “confusão”, embora tenha havido momentos em que vimos bons pormenores de alguns jogadores. O CDUL ganhou com todo o mérito já que teve maior domínio de posse de bola e por outro lado conseguiu sempre defender de forma bastante eficaz não deixando o Cascais progredir no terreno de forma continuada.
O Cascais vinha de uma derrota, embora tenha pontuado já que perdeu por uma diferença inferior a 8 pontos. As maiores dificuldades dos homens da casa foram claramente nos Avançados com especial destaque para as “melee’s” já que além das “melee’s” perdidas as que conseguiam ganhar eram com grandes dificuldades com o médio de formação contrário a cair logo na saída de bola. Por outro lado não forma eficazes a defender o “maul” do adversário que ao aperceber-se dessa situação em algumas ocasiões jogaram muito com essa formação, com destaque para o pilar (moutain man). Na 1ª Parte ainda conseguiram durante 30 minutos equilibrar a partida e conseguiram aliás um ensaio muito bom com um “turn over” nos seus “22” e com uma “arrancada” de um jogador que teve muito apoio nessa jogada. Foi aliás coisa rara, já que nas linhas atrasadas, o Cascais jogava de forma lenta e denunciada, mas por outro lado deparou-se com uma defesa bem organizada apesar de ter cometido muitas faltas (o Cascais beneficiou de 18 penalidades). Na 2ª Parte e com o vento a favor, conseguiram jogar mais no meio campo do adversário só que continuavam a sentir muitas dificuldades em furar a defesa contrária, mas o seu melhor período foi claramente os últimos 20 minutos da partida onde por várias vezes o ensaio esteve perto de acontecer, já que melhoraram no jogo de Avançados com mais conquistas de bolas nos “rucks” e por outro lado conseguiram defender de forma mais eficaz as combinações ofensivas do CDUL. De referir que o Cascais não cometeu muitas faltas, já que o CDUL beneficiou de metade das penalidades do Cascais, ou seja, 9, por outro lado o Cascais perdeu por 4 vezes a bola nos seus “22”, sendo que 1 delas foi por “melee” perdida e outra por uma “Touche” perdida”, todas elas aliás na 1ª Parte e que coincidiram com o melhor momento do CDUL, ou seja na 2ª metade da 1ª Parte.Contundo os homens da casa conseguiram conquistar por 7 vezes a bola nos seus “22” com especial atenção para os primeiros 20 minutos da partida.

O CDUL vinha de uma vitória complicada frente ao Técnico, mas queria continuar a somar vitórias, para manter acesa a luta pelos 4 primeiros lugares do Campeonato. O CDUL continuava sem contar com alguns jogadores titulares, ainda ao serviço da Selecção de Sevens, mas as ausências, mais uma vez, não se fizeram notar muito já que os “universitários” estiveram quase sempre bem, com especial destaque para os Avançados disputando quase sempre bem os “ruck’s” e “maul’s”, bem como o jogo à mão nas linhas atrasadas com destaque para o “formação” e o “abertura”, com um jogo muito bem conseguido. Apesar de tudo o CDUL não começou nada bem a partida com alguns erros cometidos no ataque e com as linhas atrasadas a falharem algumas combinações ofensivas que permitiram ao Cascais cair sobre o homem que transportava a bola. Por outro lado cometeram algumas faltas, por exemplo, das 18 penalidades que o Cascais beneficiou, 5 foram nos primeiros 20 minutos da partida e nos últimos 20 minutos da partida o Cascais beneficiou também de 5 penalidades. O melhor momento do CDUL, apesar de tudo, foi na 2ª metade da 1ª parte com a marcação de 3 ensaios e de uma penalidade aos “postes” que traduzia um maior domínio territorial dos “universitários” com os Avançados a trabalharem muito bem nos “rucks” e as linhas atrasadas além de defenderam muito bem no meio campo adversário foram mais eficazes nas combinações ofensivas. Na 2ª Parte, conseguiram reagir a um inicio mais dominante do Cascais com o ensaio que lhes daria o ponto de bónus, ainda antes dos 60 minutos de jogo. Até ao fim do jogo o CDUL trabalhou muito bem com os Avançados, que tiveram aí, na minha opinião, o seu melhor momento desgastando a equipa adversária utilizando muito os “maul’s” dinâmicos (9 no total, 5 nos últimos 20 minutos da partida). De referi que o CDUL esteve muito seguro nas “Touches” perdendo apenas 3 em 10, cometeu apesar de tudo alguns erros, mais concretamente 14, com especial destaque para os primeiros 20 minutos da partida (6) e 2 erros na 2ª metade da 1ª Parte sendo esses dois nos “22” do Cascais. De referir ainda que o CDUL é de facto uma equipa muito jovem e contra o Cascais, segundo fontes do blog do CDUL, estrearam-se dois júniores na equipa principal!


Resumo do Jogo:

O CDUL jogava a 1ª Parte com o vento a favor, mas apesar de tudo o jogo iniciou-se de forma algo confusa com ambas as equipas a cometerem alguns erros. Aos 13 minutos e após o CDUL ganhar uma “Touche” e trabalhar bem no “maul” consegue uma penalidade aos postes que o médio de abertura viria a converter. O Cascais responde e aos 18 minutos após o jogador do CDUL fazer falta no “ruck” os homens da casa empatam a partida através de uma penalidade aos postes. Aos 20 minutos e após ganhar uma “melee” nos “22” do Cascais o CDUL abre o jogo para as linhas atrasadas que viriam a marcar o primeiro ensaio da partida. O pontapé foi convertido. Aos 26 minutos o Cascais recupera a bola ainda nos seus “22” e consegue marcar ensaio com uma bela “arrancada” de um jogador que foi dar apoio ao homem que tinha interceptado a bola. O Pontapé não foi convertido. O CDUL volta a tomar conta do jogo e aos 34 minutos consegue chegar novamente ao ensaio após mais uma “melee” nos “22” do Cascais com os Avançados a “empurrar” o homem que transportava a bola para a área de validação. O Pontapé não foi convertido. O CDUL tinha aqui o seu melhor momento e 3 minutos mais tarde marcaria mais um ensaio com alguns homens do Cascais a falharem a placagem ao jogador do CDUL que tinha interceptado a bola no meio campo. O pontapé foi convertido. Já em descontos o CDUL beneficia de uma penalidade aos “postes” que viria a ser convertida.


Fim da 1ª Parte: Cascais – 8; CDUL – 25


O Cascais jogava agora a favor do vento e iniciava a 2ª Parte tentando empurrar o CDUL para o seu meio campo. Aos 44 Minutos e após ganhar uma “Touche” nos “22” do CDUL os Avançados conseguem trabalhar bem no “maul” até à linha de ensaio. O pontapé não foi convertido. Apesar de tudo o CDUL consegue equilibrar a partida e aos 51 minutos viria a marcar o ensaio que lhe valeria o ponto bónus, com algumas culpas para os homens do Cascais. O pontapé foi convertido. Até final nada mais há a registar com o resultado a permanecer inalterável.

Fim da 2ª Parte: Cascais – 5; CDUL – 7


Fim do Jogo: Cascais – 13; CDUL - 32



Estatística:



Cascais Geral CDUL
13 Resultado 32
2 Ensaios 4
0 Conversões 3
1 Penalidades "Postes" 2
0 Drop Goal 0
8 1ª Parte 25
5 2ª Parte 7


Cascais Situações de Jogo CDUL
9 "Melee Ganhas" 12
3 "Melee Perdidas" 0
14 "Touches" Ganhas 7
5 "Touches Perdidas" 3
18 Penalidades Concedidas 9*
5 Penalidade "à Mão" 2
12 Penalidade "à Touche" 4
1 Penalidade "Postes" 2
5 "Mauls" Ganhos 9
37 Placagens bem sucedidas 29
11 Placagens falhadas 9
77.1% % Placagem 76.3%
7 "Turn Overs" 7
8 Erros 14
9 Vantagem 4
1 Vantagem "progressão" 1
8 Vantagem não aproveitada 3
11 Linha da Vantagem "passada" 18
4 Bola Perdida "22" 1
7 Bola Ganha "22" 3

* 1 - melee



Ao Minuto:



Inicio do Jogo: 16h00

13 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - CDUL
18 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Cascais
20 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUL
26 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Cascais
34 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUL
37 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUL
42 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - CDUL

Fim da 1ª Parte: 16h43

Inicio da 2ª Parte: 16h50

43 Minutos - Substituição - Cascais
44 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - Cascais
51 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUL
57 Minutos - Substituição - Cascais
60 Minutos - Substituição - CDUL
64 Minutos - Substituição - CDUL
66 Minutos - Substituição - CDUL
68 Minutos - Substituição - CDUL
72 Minutos - Substituição - CDUL
73 Minutos - Substituição - Cascais
76 Minutos - Substituição - CDUL
82 Minutos - Substituição - Cascais
82 Minutos - Substituição - Cascais

Fim do Jogo: 17h35


P.S. Foto retirada do blog do CDUL (www.cdul.blogspot.com) onde poderão ver mais fotos e outras informações


8 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma grande vitória do CDUL apesar da exibição não ter sido tão bem conseguida, mas a verdade é que já estamos em 2º lugar e estamos aí para discutir o campeonato!

Anónimo disse...

Grande trabalho que Melo e Castro e Cassiano Neves têm vindo a realizar.
De destacar as grandes exibições que o Pilar Francisco Magalhães (Xuxa) tem vindo a realizar ao longo do campeonato. Merece sem dúvida uma chamada à selecção e pode ser um trunfo para o Mundial

luis sa disse...

Fez de facto um grande jogo o Xuxa, esqueçi-me de referir isso na minha crónica! Aliás a 1ª linha do CDUL é bastante boa!

miguel rodrigues disse...

O CDUL estreou 3 juniores esqueci-me de frisar o principal, pois jogou a titular: Vasco Cabral.

luis sa disse...

Obrigado Miguel pela informação. De facto tinha ficado com a sensação que havia mais um júnior. Um exemplo a seguir, diga-se de passagem!

Anónimo disse...

O Anónimo das 3.01 está certo e só peca por escassez. Acho que o Ferreira tem lugar no três de trás da selecção e pode ser uma solução para centro. E nos Sevens, o Vasco Cabral pode ser uma boa surpresa.

Anónimo disse...

Tá tudo louco...

Anónimo disse...

eu experimentava o ferreira a abertura e a n8 tambem já q tem uma arrancada poderosisíssíma!
Vcs do cdul fazem me lembrar os adeptos do benfica com este comentários absurdos
Deixem jogar o Ferreira!!!