sábado, março 15, 2008

Agronomia - 11 ; CDUL - 6


Introdução:



Finalmente e depois de uma longa ausência a Divisão de Honra voltou a ter jogos. Aproveitei o bom tempo e desloquei-me até à Tapada para assistir a um confronto que estava a gerar grande expectativa. A sorte acabou por sorrir aos homens da casa, num jogo muito bem disputado, muito táctico e com o vento a ter alguma influência, embora na 2ª Parte ele não tinha sido tão intenso.



A Agronomia iniciou o jogo com o vento a favor e isso era uma grande vantagem para o pé de Joe Gardener. Qualquer penalidade obtida a partir da linha de meio campo era significado de possibilidade de três pontos. Logo no primeiro minuto de jogo e com a bola colocada ainda antes da linha de meio campo Joe faz o gosto ao pé e consegue por a sua equipa na frente do marcador. Contudo a reacção do adversário foi boa, mas a defesa da Agronomia ia afastando o jogo para longe dos seus "22". Por outro lado aproveitavam o vento a favor para colocar a bola perto da linha dos "22" do CDUL. Depois de alguns minutos de alguma instabilidade territorial, os Agrónomos conseguem a partir dos 13 minutos colocar o jogo de forma mais constante no meio campo adversário. Se por um lado o CDUL teve mais posse de bola, por outro lado não conseguiu ter o domínio territorial e isso deveu-se muito à defesa dos Agrónomos que placaram quase sempre bem. Até ao intervalo os homens da casa iriam marcar mais 8 pontos graças a uma penalidade aos postes (16 minutos) e a um ensaio com o pontapé a não ser convertido (21 minutos). Na 2ª Parte o cenário iria inverter-se já que desta feita iriam jogar contra o vento e isso obrigaria a "fechar" mais o jogo. Contundo o vento acalmou e por momentos a Agronomia conseguiu além da posse de bola, ter domínio territorial. Contundo foi menos constante, mas mais uma vez o bloco defensivo trabalhou muito bem, embora tenha cometido muitas faltas (4 penalidades cometidas na 1ª Parte contra 9 na 2ª Parte, muitas delas longe dos postes), mas também teve do outro lado uma equipa algo ansiosa e que cometeu alguns erros nos momentos decisivos, especialmente nos últimos 3 minutos da partida em que a Agronomia consegue ganhar por 2 vezes a bola nos seus "22". Mas como é evidente há muito mérito dos Agrónomos já que defenderam com grande robustez. Mais um excelente jogo de Joe Gardener e do bloco de avançados no geral com destaque para Jacques le Roux, muito rápido nos ruck's e eficaz nas placagens. De referir que a Agronomia ganhou 10 "Touches's" num total de 12 (83,33%), ganhou por 3 vezes a bola nos seus "22" e das 79 placagens efectuadas, falhou 12, enquanto que 67 foram bem sucedidas (84,81%).



O CDUL defendia o seu primeiro lugar (embora os Agrónomos tenham um jogo a menos) e a tarefa não seria nada fácil. Pode-se dizer que os Universitários entraram a perder, mas conseguiram ter uma bela reacção. Com o vento contra, viram-se obrigados a jogar à mão tentando previligiar as boas combinações ofensivas nos 3/4. Contudo as coisas não estavam fáceis pois se por um lado a defesa adversária ia dando conta do recado, eram cometidos alguns erros, especialmente no momento do passe. Se as coisas no ataque não estavam a correr bem, na defesa, o CDUL estava muito bem organizado e por outro lado tentavam não cometer faltas, pois isso poderia significar sofrer pontos. O CDUL tentava ter a posse de bola, mas não conseguia ter o domínio territorial e embora não tenha sofrido muitos pontos na 1ª Parte eles acabaram por ser determinantes no final da partida. O inicio da 2ª Parte demonstrou um CDUL claramente determinado a colocar a bola nos "22" do adversário e durante os primeiros minutos do 2º tempo conseguiram ter esse domínio territorial. Mas a muralha defensiva dos homens da casa era intransponível e como tal as dificuldades eram evidentes. Contudo aos 60 minutos de jogo o CDUL consegue "entrar" na disputa do jogo já que com 6 pontos marcados poderia com um ensaio marcado e transformado passar para a frente do marcador. Foram talvez dos momentos mais emocionantes de um jogo muito táctico. Já nos últimos minutos da partida os Universitários estiveram perto de marcar ensaio, mas se por uma lado houve mérito do adversário que defendeu muito bem o "maul" do adversário houve por parte dos "azuis" alguma precipitação e ansiedade nas movimentações ofensivas. De referir que o CDUL ganhou 15 "Touches" num total de 18 (83,33%), ganhou por 5 vezes a bola nos seus "22" e das 63 placagens efectuadas, falhou 12, enquanto que 51 foram bem sucedidas (80,95%).





Minuto a Minuto:






Inicio do Jogo: 14h58




1 Minuto: Penalidade Postes e Pontapé Convertido - Agronomia




13 Minutos: Tentativa Drop Goal - Agronomia




16 Minutos: Penalidade Postes e Pontapé Convertido - Agronomia




21 Minutos: Ensaio e Pontapé Não Convertido - Agronomia






Fim da 1ª Parte: 15h39




Resultado da 1ª Parte: Agronomia - 11 ; CDUL - 6






Inicio da 2ª Parte: 15h47




50 Minutos: Penalidade Postes e Pontapé Convertido - CDUL




60 Minutos: Penalidade Postes e Pontapé Convertido - CDUL




61 Minutos: Tentativa Drop Goal - Agronomia




62 Minutos: Penalidade Postes e Pontapé Não Convertido - Agronomia






Fim do jogo: 16h29




Resultado 2ª Parte: Agronomia - 0 ; CDUL - 6




Resultado Final: Agronomia - 11 ; CDUL - 6





Estatística:







AGRONOMIA - Geral - CDUL
11 - Resultado - 6
1 - Ensaios - 0
0 - Conversões - 0
2 - Penalidades "Postes" - 2
0 - Drop Goal - 0
11 - 1ª Parte - 0
0 - 2ª Parte - 6



TOTAL

AGRONOMIA - Situações de Jogo - CDUL

12 - "Melee Ganhas" - 14
1 - "Melee Perdidas" - 0
10 - "Touches" Ganhas - 15
2 - "Touches Perdidas" - 3
7 - Penalidades Obtidas - 13
1 - Penalidade "à Mão" - 4
3 - Penalidade "à Touche" - 7
3 - Penalidade "Postes" - 2
3 - "Mauls" Ganhos - 7
51 - "Ruck's Ganhos - 66
67 - Placagens bem sucedidas - 51
12 - Placagens falhadas - 12
84,81% - % Placagem - 80,95%
9 - "Turn Overs" - 4
10 - Erros - 9
10 - Linha da Vantagem "ultrapassada" - 10
3 - Fases Estásticas - 2
7 - Restantes - 8
0 - Bola Perdida "22" - 2
3 - Bola Ganha "22" - 5



1ª Parte

AGRONOMIA - Situações de Jogo - CDUL

9 - "Melee Ganhas" - 7
0 - "Melee Perdidas" - 0
2 - "Touches" Ganhas - 9
1 - "Touches Perdidas" - 0
3 - Penalidades Obtidas - 4
0 - Penalidade "à Mão" - 1
1 - Penalidade "à Touche" - 3
2 - Penalidade "Postes" - 0
2 - "Mauls" Ganhos - 5
29 - "Ruck's Ganhos - 37
35 - Placagens bem sucedidas - 27
4 - Placagens falhadas - 8
89,74% - % Placagem - 77,14%
4 - "Turn Overs" - 1
5 - Erros - 7
5 - Linha da Vantagem "ultrapassada" - 6
1 - Fases Estásticas - 2
4 - Restantes - 4
0 - Bola Perdida "22" - 1
1 - Bola Ganha "22" - 3



2ª Parte

AGRONOMIA - Situações de Jogo - CDUL

3 - "Melee Ganhas" - 7
1 - "Melee Perdidas" - 0
8 - "Touches" Ganhas - 6
1 - "Touches Perdidas" - 3
4 - Penalidades Obtidas - 9
1 - Penalidade "à Mão" - 3
2 - Penalidade "à Touche" - 4
1 - Penalidade "Postes" - 2
1 - "Mauls" Ganhos - 2
22 - "Ruck's Ganhos - 29
32 - Placagens bem sucedidas - 24
8 - Placagens falhadas - 4
80,00% - % Placagem - 85,71%
5 - "Turn Overs" - 3
5 - Erros - 2
5 - Linha da Vantagem "ultrapassada" - 4
2 - Fases Estásticas - 0
3 - Restantes - 4
0 - Bola Perdida "22" - 1
2 - Bola Ganha "22" - 2






P.S. Foto retirada em: www.cdul.blogspot.com de autoria de Miguel Rodrigues








Outros Resultados:



Belenenses - 22 ; Direito - 33


CDUP - 22 ; Benfica - 15








9 comentários:

Anónimo disse...

cdul, não foi mau o resultado! Perder na Tapada por 5 pontos, não foi nada mau, para quem já levou lá 60 na época passada, estão a melhorar. Estiveram o jogo todo dentro do vosso meio campo, só levaram 11 pontos dos Campeões, nada mau! Estão a progredir muito, continuem assim para tentar conseguir manter o 2º lugar, assim só levam outra vez dos campeões na final!

Anónimo disse...

nada mau, pa quem levou 89-0 em casa na epoca passada

Anónimo disse...

Faltou referir o importante resultado do Cascais frente à Académica: 19-10 para o Cascais!!!
Dificilmente os de Coimbra se mantém na DH! Força Cascais!

Anónimo disse...

Agronomia lá vai no seu lugar, a caminho do bi! Somos os melhores sem qq dúvida! AGRO SEMPRE!

Anónimo disse...

Que comentários tão tristes. Devem julgar que ficam mais fortes através de bocas depreciativas, vejam lá não menosprezem os adversários que ainda se arriscam a ter uma surpresa.

Pelo menos em baboseira já são campeões.

Anónimo disse...

Agronomia até pode não ganhar o campeonato (tudo é possivel, embora não acredite...), mas mesmo que não ganhe, não tenho dúvida nenhuma que é a melhor equipa nacional e ibérica(conforme provam os resultados...)de longe. Em vinte jogos/época, Agronomia pode eventualmente perder no máximo 2 jogos, muito dificilmente perderá mais que 2. É uma equipa muito completa, muito consistente, muito madura, com a dinâmica da vitória, muito dificil de ultrapassar, com uma grande defesa (quase intransponivel...), raramente sofre ensaios, enfim uma ganda máquina! Dá gosto ver jogar!

Anónimo disse...

Realçar mais uma vez a excelente crónica do jogo. Apesar da paragem no campeonato não perdeste o "ritmo".

Parabéns

CDJ

Anónimo disse...

Casa cheia em Cascais para ver Cascais - Académica, boa atitude das duas equipas que lutaram pela vitória e permanencia na Divisão de Honra, ganhou o Cascais com mérito.
De realçar de novo o muito publico presente (já normal em Cascais), fantastico e muito bom para o Rugby.
Pena não haver crónica, mas não se pode estar em todo lado.
Grande abraço

Anónimo disse...

Que se passa aqui???????
O Blogue está de férias????
Não pode ser!!!!!!!!!