sábado, março 31, 2007

CDUL - 19; Técnico - 17


Introdução:

Estava um inicio de tarde muito "ventoso" em Lisboa e em particular no Estádio Universitário, o que me levava a pensar que isso poderia prejudicar o jogo em si, obrigando as equipas a jogar à muito à mão contra o vento, o que acabaria por ser benéfico para o CDUL e jogar muito ao pé se estivessem a favor do vento, ideal para o pontapé do nº15 do Técnico, Joe Gardener. Felizmente para o espectáculo, o vento acalmou minutos antes da partida iniciar, mas mesmo assim ele fez-se sentir algumas vezes.
Foi um jogo extraordinariamente bem disputado em que o CDUL ganhou com toda a justiça já que teve mais posse de bola no meio campo contrário (perto de 42 Minutos de posse de bola total, com 65% a ser no meio campo do Técnico) que o adversário. Apesar de tudo foi o Técnico que quase no final esteve à beira de ganhar o jogo, ou seja tivemos resultado incerto até ao último minuto dos descontos (6 minutos, segundo as minhas contas; um exagero convenhamos!)

O CDUL vinha de uma vitória muito importante frente ao Benfica e queria continuar a somar pontos para manter o 3º lugar no Campeonato de Honra. Sem poder contar com alguns jogadores importantes do seu plantel (em Hong Kong com a Selecção de Sevens) esperava-se um CDUL com menos fulgor ofensivo e com menos "força" nos Avançados. As ausências não se fizeram notar muito já que o CDUL esteve muito bem, principalmente nas linhas atrasadas onde os seus jogadores fizeram excelentes movimentações que por vezes baralhava completamente a equipa contrária, com especial destaque para os "centros" e o arriere que subiram muito no terreno ultrapassando por diversas vezes a linha da vantagem. Aliás metade dos ensaios do CDUL foram obtidos assim, com especial atenção para o 2º ensaio em que os jogadores do CDUL jogaram desde a sua linha dos "22" até à linha de validação com a "bola sempre a jogar". Apesar de tudo o Técnico estava avisado para essa movimentações e conseguiram em muitas situações travar essas movimentações e como tal os jogadores do CDUL foram inteligentes e "atacaram" mais a "ponta" do lado aberto já que o 2º centro e "ponta" adversário "subiam" de forma lenta na defesa. No ataque já percebemos que o CDUL esteve muito bem, apesar de nalgumas situações falhar o último passe, principalmente nos "22" do adversário onde o Técnico ganhou por 9 vezes a bola! Jogaram a 1ª Parte contra o vento e portanto esse jogo à mão foi mais visível com jogadas de muito belo efeito. Em termos defensivos estiveram seguros exceptuando nos rucks, onde permitiram ao adversário roubar a bola por algumas vezes. Por outro lado sofreram o primeiro ensaio por um jogador falhar uma placagem. Jogaram os últimos minutos da partida com menos um jogador e aí, apesar do Técnico já estar desgastado fisicamente, defenderam com "unhas e dentes" o resultado, quase sempre no seu meio campo, conseguindo ganhar nesse período quase metade das bolas conquistadas nos seus "22" durante o jogo todo (5 no total). Por fim e ainda no aspecto defensivo estiveram muito bem a defender os pontapés do Joe Gardener, apesar de terem contado com uma tarde pouca inspirada do mesmo, mas não se pode tirar o mérito a uma equipa que colocava 3 jogadores muito recuados, nessas situações.
O Técnico vinha de uma vitória muito moralizante, pois era a sua primeira nesta época. Com a equipa claramente a subir de forma e com as ausências de jogadores do CDUL o Técnico vinha ao Estádio Universitário com a esperança de ganhar mais um jogo e tentar sair do último lugar da classificação. Conseguiu apesar de tudo o ponto de bónus, já que perdeu por uma diferença inferior a 8 pontos. Começou a jogar com o vento a favor e esteve os primeiros minutos instalados nos "22" do adversário em diversas acções ofensivas com os Avançados a trabalharem muito bem o "ruck". Apesar de tudo desorientaram-se logo a seguir com o 1º ensaio do CDUL, pois as suas linhas atrasadas não conseguiram defender as belas movimentações do adversário. Contundo e a partir daí voltariam a pegar no jogo aproveitando o facto de estarem a jogar com o vento a favor, com o destaque para Joe Gardener que teve o seu melhor período. Na segunda parte sentiram mais dificuldades, pois além de estarem a jogar contra o vento, depararam-se com um CDUL mais pressionante e viram-se obrigados a jogar ao pé e com a acção do vento a bola não avançava muito metros. Nas poucas vezes que subiram até aos "22" do adversário conseguiram marcar um ensaio e daí até aos 73 minutos foi defender, e bem, sempre no seu meio campo, com o CDUL a falhar muitas bolas. Ainda nas linhas atrasadas o Técnico sentiu algumas dificuldades aqui já referidas, no sentido em que o 2º centro e o "ponta" do lado aberto não souberam "subir" tanto na defesa como a restante equipa. Nos Avançados apesar de continuarem a sentir dificuldades na "melee" melhoraram em relação a jogos anteriores, mas nas "Touches" estiverem claramente em dia não (7 "Touches perdidas" em 15 "Touches" totais). Mesmo assim de referir que o CDUL só beneficiou de 2 penalidades, o que demonstra bem a forma correcta como o Técnico jogou e neste caso particular defendeu. Já no final da partida e com mais um jogador em campo (cartão amarelo para o jogador do CDUL) o Técnico não teve a frescura física necessária para ir ao Ensaio além de que, Joe falhou uma penalidade aos "postes" a 50 metros e um "drop goal". Apesar de tudo há que dar os parabéns aos jogadores do Técnico pela forma como jogaram!


Resumo do Jogo:

O vento forte que se fazia sentir "beneficiava" a equipa do Técnico. Como tal e após os Avançados das Olaias jogarem bem nos "22" do CDUL o Técnico tem uma penalidade aos "postes" que Joe iria converter. Estavam decorridos 12 minutos. O CDUL responde com o seu jogo ofensivo nas linhas atrasadas e consegue marcar um ensaio de belo efeito aos 14 Minutos. O pontapé foi convertido! O Técnico volta a mandar no jogo e tenta converter uma nova penalidade aos postes quando estavam decorridos 18 minutos mas desta vez o pontapé saiu ao lado. Aos 26 minutos o Técnico beneficia de uma placagem falhada de um jogador do CDUL e consegue chegar ao seu primeiro ensaio. O pontapé não foi convertido. O CDUL acelera o jogo, mas o Técnico consegue defender muito bem excepto no momento do jogo já no final da 1ª parte em que os jogadores do CDUL conseguem transportar a bola dos seus "22" até à linha de validação utilizando acima de tudo o jogo de "linhas atrasadas", para a marcação do ensaio. O pontapé não foi convertido.


Fim da 1ª Parte: CDUL - 12; Técnico - 10


O CDUL iria agora jogar favor do vento e aos 45 Minutos conseguia chegar ao ensaio após o Técnico perder uma "Touche" nos seus "22" com o CDUL a jogar "largo" até à ponta. O pontapé foi convertido. O Técnico sentia grandes dificuldades, mas apesar de tudo aos 49 minutos e após as linhas atrasadas jogarem bem nos "22" do CDUL conseguindo manter a posse de bola, acabariam por marcar um ensaio com o pontapé a ser convertido. A partir daqui e até aos 73 minutos estivemos com a "cabeça virada" para o meio campo do Técnico já que o CDUL esteve sempre instalado aí. Foi precisamente aos 73 minutos que o Técnico tentou mudar o jogo, mas já era tarde, apesar de uma penalidade aos postes não convertida ( a 50 metros dos postes) e uma tentativa de "drop goal" aos 77 Minutos.


Fim da 2ª Parte: CDUL - 7; Técnico - 7


Fim do Jogo: CDUL - 19; Técnico - 7



Estatística:



CDUL Geral Técnico
19 Resultado 17
3 Ensaios 2
2 Conversões 2
0 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
12 1ª Parte 10
7 2ª Parte 7

CDUL Situações de Jogo Técnico
12 "Melee Ganhas" 4
1 "Melee Perdidas" 1
10 "Touches" Ganhas 8
4 "Touches Perdidas" 7
2 Penalidades Concedidas 10
1 Penalidade "à Mão" 2
1 Penalidade "à Touche" 4
0 Penalidade "Postes" 4
8 "Mauls" Ganhos 4
29 Placagens bem sucedidas 24
13 Placagens falhadas 7
69.1% % Placagem 77.4%
3 "Turn Overs" 9
5 Erros 12
5 Vantagem 8
2 Vantagem "progressão" 3
3 Vantagem não aproveitada 5
0 Bola Perdida "22" 1
5 Bola Ganha "22" 9


Ao Minuto:


Inicio do Jogo: 14h00

12 Minutos - Penalidade "Postes" Convertida - Técnico
14 Minutos - Ensaio e Pontapé convertido - CDUL
18 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Técnico
26 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico
40 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - CDUL


Fim da 1ª Parte: 14h42

Inicio da 2ª Parte: 14h48

42 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Técnico
45 Minutos - Ensaio e Pontapé convertido - CDUL
46 Minutos - Substituição - Técnico
46 Minutos - Substituição - Técnico
49 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - Técnico
52 Minutos - Substituição - CDUL
58 Minutos - Substituição - CDUL
59 Minutos - Substituição - Técnico
60 Minutos - Substituição - Técnico
65 Minutos - Substituição - Técnico
67 Minutos - Substituição - CDUL
73 Minutos - Cartão Amarelo - CDUL
73 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - Técnico
77 Minutos - Drop Goal não convertida - Técnico

Fim do Jogo: 15h34


P.S. Foto retirada do blog (www.cdul.blogspot.com) onde pederão ver mais fotos do jogo!







3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo Site, está muito bom! Informação precisa concisa e sem partidos. Ja que a federação nem os jornais o fazem ainda bem que existe quem o faca por gosto.

Continuacao de um bom trabalho!

Anónimo disse...

Apesar de ninguém falar nisso, tem sido notável o trabalho dos novos treinadores do CDUL! Pegaram numa equipa destroçada, e já vão em 3º lugar, com uma equipa altamente competitiva. Tudo isto apesar das ausências dos fundamentais Cabral, Girão e Foro. Parabéns Melo e Castro! Parabéns Cassiano Neves!

Anónimo disse...

De facto o CDUL ganhou com mérito apesar do sofrimento desnecessário no final. O Técnico portou-se muito bem, está de facto a jogar melhor, mas ainda falta muito trabalho para se manter no Campeonato de Honra!