segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Portugal - 21; Espanha - 18


Ameaça chover, mas felizmente que não passou só disso. Muito pouca gente para ver o jogo contra Espanha, o adversário com quem Portugal na sua história mais vezes defrontou. Gostava de fazer uma proposta aos organizadores destes jogos; eh pá calem-me o "speaker", ou então contratem o tipo para festas de crianças, pois não há paciência!

Propostas à parte, vamos então aos momentos mais importantes do jogo:


O jogo começa com Espanha no ataque. Penalidade para Espanha, após conseguir um bom "maul", Portugal não consegue defender e é obrigado a cometer falta. Espanha tenta os postes e o pontapé é convertido pelo "abertura" aos 2 Minutos. Como tal:

Portugal - 0; Espanha - 3


Tal como contra Marrocos, entramos a perder. A 1ª linha de Portugal passa por dificuldades, o "pack" de Avançados Espanhol parece ser mais pesado. Apesar disso Portugal responde bem com belos movimentos ofensivos nos 3/4 e consegue um ensaio aos 7 Minutos. Boa jogada a sair da "Touche" com algumas culpas do "15" contrário abrindo uma auto-estrada para o ensaio dos lusos. Pontapé convertido por Duarte Cardoso Pinto. Como tal:

Portugal - 7; Espanha - 3


Espanha falha uma penalidade aos postes, estavam decorridos 11 minutos. Dois minutos mais tarde é a vez de Portugal falhar também uma penalidade. o nº8 de Espanha é o melhor da sua equipa a defender. A "Touche" dos Espanhois tem sido sempre a mesma, para o mesmo jogador e com a mesma simulação. Ao "Ponta" nº14 de Espanha, falta-lhe "mãozinhas", pois por duas vezes deixa a bola cair para frente. Portugal pressiona mais nos "22" do adversário e consegue uma penalidade, que tenta os postes, aos 26 Minutos. Cardoso Pinto não falha e são mais 3 pontos para Portugal. Como tal:

Portugal - 10; Espanha - 3


O "abertura" espanhol é o melhor nos 3/4, a defender bem ao pé. Espanha quase que marca ensaio aos 28 minutos mas felizmente para nós, o "último" passe foi "avant". Aos 29 Minutos o nosso "querido" e amigo "ponta" espanhol deixa cair a bola para a frente mais uma vez, perto da linha do ensaio. Mas a pressão dos Espanhois acaba por dar em ensaio aos 32 Minutos, após "Tocuhe" um "maul" dinâmico que só pára na linha de ensaio. Pontapé convertido pelo "abertura". Como tal:

Portugal - 10; Espanha - 10


Passamos por algumas dificuldades e mais uma vez Portugal não consegue defender o "maul" do adversário. Apesar de não estarmos a sentir tantas dificuldades como contra os "maul's" Marroquinos, Portugal tem de melhorar claramente este aspecto. Aos 36 Minutos Portugal sofre mais uma penalidade que os Espanhois aproveitam para atirar aos "postes. Pontapé convertido. Como tal:

Portugal - 10; Espanha - 13


Ainda antes do intervalo Portugal tenta o ensaio, mas de forma inacreditável temos duas perdidas. Primeiro aos 39 Minutos com uma boa jogada nos 3/4 já perto da linha de ensaio, que o 2º Centro deixa a bola cair para a frente e depois aos 40 Minutos com Cardoso Pinto já na área de validação.


Fim da 1ª Parte



A 2ª Parte começa praticamente com uma penalidade para Portugal, que Cardoso Pinto aproveita para atirar aos "postes". Aos 42 Minutos empatamos a partida com um pontapé bem conseguido. Como tal:

Portugal - 13; Espanha - 13


Aos 45 Minutos o Ponta nº14 deixa cair a bola para frente perto da linha do ensaio, o espanhol devem estar a perguntar?! Não, desta vez foi o "luso". Cometemos agora alguns erros. Aos 52 Minutos o 2ª Linha Espanhol, nº5 leva um cartão amarelo. Os Espanhois passam a jogar agora com menos um. Aos 54 Minutos Portugal marca ensaio, após conseguir ganhar uma "Touche" perto da área de validação, mas tivemos alguma sorte no "maul" pois iamos perdendo a bola. Pontapé não foi convertido. Como tal:

Portugal - 18; Espanha - 13


Os Espanhois, correm agora atrás do prejuizo. Instalam-se nos "22" do adversário e fazem grande pressão. comentem alguns erros, nomeadamente jogar a bola no chão, quando está formado o "ruck". Portugal comete também alguns erros, perdendo algumas bolas, nomeadamente aos 63 Minutos com uma perdida de Cardoso Pinto. Aos 71 Minutos Espanha marca ensaio, após "Touche" perto dos "22". Desta vez o "ruck" espanhol foi eficaz. Pontapé não foi convertido. Como tal:

Portugal - 18; Espanha - 18


Portugal responde e ganha uma penalidade aos 77 Minutos que Cardoso Pinto aproveita para atirar aos "postes". São mais 3 pontos para Portugal. Como tal:

Portugal - 21; Espanha - 18


O jogo está quase no fim e Espanha tenta o tudo por tudo. Consegue uma penalidade ainda nos descontos, mas o seu "abertura" já tinha saido por lesão e felizmente para nós a tentativa aos "postes" saiu furada.


Fim do jogo:


Foi um jogo equilibrado e o resultado diz isso mesmo. Nenhuma equipa consegui distanciar-se uma da outra. Houve muitas "perdidas" de parte a parte. Portugal não jogou com muito dos seus titulares e nota-se claramente que a condição fisica de Portugal tem de melhorar. Apesar de tudo foi mais uma vitória sofrida, mas continuamos sem perder.


Pontos Fortes de Portugal:

Bons movimentos ofensivos dos ¾

Espirito de sacrificio

Melhor nos “rucks”

Pontos Fracos de Portugal:

Condição Fisica

1ª Linha

Muitas bolas para a frente e alguma desconcentração

Pontos Fortes de Espanha

Nº8 e “abertura” nº10

Bons Placadores

Melhor a defender ao “pé”

Pontos Fracos de Espanha:

“Ponta” nº14 a defender como atacar

Avançados lentos e denunciados no “maul”

Muitas bolas para a frente

Sem comentários: