sábado, março 10, 2007

Agronomia - 43; CDUP - 7


Introdução:


Depois dos júniores, desloquei-me mesmo ali ao lado para assistir a um dos dois jogos da 9ª Jornada. O líder, a Agronomia, recebia um CDUP que vinha de boas vitórias e de uma excelente recuperação na tabela classificativa. Apesar das ausências de jogadores de ambas as equipas na Selecção, esperava-se um confronto equilibrado. Nada mais enganador, visto que os Agrónomos ganharam o jogo com toda a clareza e domínio da partida.


O jogo teve duas partes distintas, uma 1ª parte onde a Agronomia imprimiu um ritmo muito forte e fez muita pressão, marcando 5 ensaios, ao contrário do CDUP que entrou algo adormecido. Na 2ª parte a Agronomia apenas geriu a vantagem e o CDUP tentou ter mais posse de bola, mas nunca consegui ser eficaz, apesar de ter estado várias vezes no meio campo adversário. O jogo na 2ª parte acabou por ser muito "morno" sem grandes registos de interesse!


A Agronomia é como todos sabemos uma equipa equilibrada, tem um "pack" de Avançados fortíssimo, com especial destaque para a 3ª linha que voltou a estar em evidência hoje. Defenderam muito bem, contra uma equipa que em abono da verdade nunca consegui atacar com eficácia. Desde muito cedo que os Agrónomos se aperceberam que os seus adversários não estavam a placar devidamente e como tal aproveitaram para fazer grande pressão nas linhas atrasadas do CDUP e isso acabou por resultar em vários ensaios. Por outro lado verificaram-se belos movimentos ofensivos com especial destaque para Pedro Lorena e para o nº14 que conseguiram muitas das vezes "baralhar" os 3/4 dos Universitários do Porto. Tiveram uma 1ª parte muito bem conseguida com jogadas de muito apoio, falhando poucas placagens pois não tiveram que defender muito. Apesar de tudo sofreram o único ensaio na partida através de uma placagem falhada (3ª placagem falhada na contabilidade estatística). Na 2ª parte os homens da casa geriram a vantagem e não impuseram tanto ritmo como na 1ª, mas nunca desistiram de tentar fazer combinações de ataque de belo efeito e exemplo disso é o ensaio do nº7 (não tenho a certeza) nos últimos minutos da partida.

O CDUP tal como já foi aqui dito, entrou completamente a "dormir" no jogo, pois aos 15 Minutos já perdia por 17-0. Falharam muitas placagens (20 em 44) e não conseguiam progredir no terreno com ataque apoiado, por outro lado faltou muito o jogo ao "pé" (talvez a ausência de Malheiro, na Selecção, possa explicar essa falha). Foram várias as vezes que vimos as linhas atrasadas do CDUP muito "subidos" no terreno e faltou claramente alguma precisão e organização nos passes, bem como nas jogadas de "avançados". Na 2ª parte e aproveitando um certo "relaxamento" do adversário tentaram pressionar o adversário, mas depararam-se com uma defesa muito segura e por outro lado o jogo nos 3/4 era feito com muitas poucas unidades. Melhoraram nas placagens efectuadas e conseguiram por vezes ganhar a batalha dos "maul´s" e "rucks" mas já era muito tarde para recuperar de uma desvantagem bastante grande. Por outro lado a Agronomia na 1ª Parte já tinha assegurado o ponto de bónus, pois tinha marcado 5 ensaios.

Em suma foi uma muito boa 1ª parte, com a Agronomia a jogar muito bem e um CDUP completamente "adormecido" e foi uma 2ª parte onde o CDUP apesar de uma boa reacção não consegui encurtar a desvantagem.


Resumo do Jogo:


O jogo inicia-se com a Agronomia a fazer grande pressão nos "22" dos Universitários e como tal a Agronomia marca os seus primeiros pontos através de uma penalidade aos postes, estavam decorridos 2 minutos. Aos 5 Minutos o CDUP tenta responder através de uma penalidade aos postes mas o pontapé saí torto. Aos 11 minutos a Agronomia viria a marcar o seu primeiro ensaio com o pontapé a ser convertido. O CDUP falhava muitas placagens e como tal a Agronomia volta a marcar aos 15 minutos mais um ensaio com o pontapé a ser muito bem convertido. O CDUP tenta equilibrar a partida, mas continua a falhar placagens que permitem a progressão natural no terreno dos da casa. Aos 28 Minutos a Agronomia volta a marcar mais um ensaio com o pontapé a ser convertido e aos 31 Minutos após um jogador da casa ter falhado uma placagem o CDUP tenta dar um ar da sua graça marcando um ensaio com o pontapé a ser convertido. Antes do final da partida a Agronomia viria ainda a marcar mais dois ensaios, o primeiro aos 39 Minutos com o pontapé a ser convertido e o segundo já em descontos aos 41 Minutos com o pontapé a não ser convertido.


Fim da 1ª Parte: Agronomia - 36; CDUP - 7


Com o ponto de bónus já assegurado os Agrónomos aproveitam para abrandar o ritmo. Apesar de tudo tem o dominio de jogo e aproveita para fazer algumas substituições. O CDUP consegue apesar de tudo recuperar e consegue ganhar o dominio de jogo, a ter posse de bola e a jogar no meio campo do adversário. Aos 72 minutos surge os únicos pontos marcados na 2ª parte com um ensaio de belo efeito da Agronomia, com o pontapé a ser convertido. O CDUP tentava ir até ao ensaio mas não existiram mais alterações no marcador até ao fim do jogo.


Fim do jogo: Agronomia - 43; CDUP - 7


Estatística:



Agronomia Geral CDUP
43 Resultado 7
6 Ensaios 1
5 Conversões 1
1 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
36 1ª Parte 7
7 2ª Parte 0

Agronomia Situações de Jogo CDUP
5 "Melee Ganhas" 13
0 "Melee Perdidas" 0
7 "Touches" Ganhas 8
4 "Touches Perdidas" 5
11 Penalidades Concedidas 12
3 Penalidade "à Mão" 4
7 Penalidade "à Touche" 7
1 Penalidade "Postes" 1
2 "Mauls" Ganhos 3
26 Placagens bem sucedidas 24
11 Placagens falhadas 20
70.3% % Placagem 54.5%
8 "Turn Overs" 5
15 Erros 9
7 Vantagem 9
5 Vantagem "progressão" 1
2 Vantagem não aproveitada 8
1 Bola Perdida "22" 0
7 Bola Ganha "22" 8


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 13h12

2 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Agronomia
5 Minutos - Penalidade "Postes" não convertida - CDUP
11 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Agronomia
15 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Agronomia
28 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Agronomia
29 Minutos - Substituição - CDUP
31 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - CDUP
39 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Agronomia
41 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - Agronomia

Fim da 1ª Parte: 13h54

Inicio da 2ª Parte: 14h00

49 Minutos - Substituição - Agronomia
53 Minutos - Substituição - Agronomia
53 Minutos - Substituição - Agronomia
67 Minutos - Substituição - Agronomia
72 Minutos - Ensaio e Pontapé Convertido - Agronomia
73 Minutos - Substituição - CDUP
78 Minutos - Substituição - CDUP
Fim do Jogo: 14h44

3 comentários:

Anónimo disse...

Não esqueçer que o CDUP jogou sem 3 jogadores fundamentais, mas mesmo assim reconheço que não tivemos nada bem a defender!

Anónimo disse...

Pois mas também não devem esqueçer que grande parte dos jogadores da Agronomia estava também na Selecção. Mas basta ver na crónica que aqui foi feita (e muito bem feita por sinal) que independentemente de isso tudo a Agronomia foi um justo vencedor, principalmente pelo que fez na 1ª Parte!

Anónimo disse...

A Agronomia foi uma justa vencedora sem duvida alguma !!! Muito mais fortes em todos aspectos do jogo e com uma capacidade fisica extrodinaria.... é tb preciso considerar que o dinheiro é bem "gasto" neste clube : os 2 estrangeiros na 3ªlinha são realmente muito bons e marcam a diferença ( o nº7 , a meu ver é fantastico ).

Aspectos maus a considerar : a marcação do jogo !!! ja não basta o CDUP ter que fazer por Campeonato cerca de 5000 Km , mas marcar jogos para as 13h não é nada facil . Sair do porto ás 7 da manha , não é nada agradavel . Bem sei que havia um jogo da selecção e era de intresse geral ver esse jogo, mas para alem dos jogadores dos 2 clubes envolvidos na selecção , é de não esquecer que o unico treinador do CDUP é o Gonçalo MAlheiro ( que tambem esta na selecção ) .
Em suma , levantar ás 7h , para fazer um jogo a 300 km de distancia com um sol arrasador !!! (mas isso não é culpa de ninguem ) ,sem almoçar, e sem treinador !!

MUITO BEM FEDERAÇÃO!!! MARCAR O JOGO PARA OUTRO DIA ERA COMPLICADO DEMAIS PARA OS VOSSOS NEURONIOS !!! BOA CALENDARIZAÇÃO !!!