sábado, março 10, 2007

Portugal - 12; Uruguai - 5


Introdução:


Depois de uma manhã passada na Tapada da Ajuda, fui a "voar" para o Estádio Universitário de Lisboa para assitir ao grande jogo do dia, Portugal contra o Uruguai. Estava "casa" cheia, muita esperança em uma vitória e em assitir a um bom jogo. Infelizmente cheguei um bocado em cima da hora e como tal não fiquei no melhor sitio para poder ver o jogo, mas mesmo assim valeu a pena e acima de tudo consegui tirar algumas notas interessantes desta partida.

O resultado fala numa "batalha" equilibrada, ao intervalo por exemplo as equipas estavam empatadas com um esclarecedor 0-0. Apesar de tudo os Uruguaios tiveram mais posse de bola e domínio de jogo no meio campo de Portugal, mas os "lusos" defenderam tudo, à excepção do ensaio que infelizmente para nós surgiu mesmo no final da partida. Apesar de tudo abrem-se boas perspectivas para o jogo da 2ª mão, já que Portugal leva uma vantagem de 7 pontos.


Muito se falou das debilidades da 1ª linha de Portugal, que viria a ter muitas dificuldades com o forte "pack" de Avançados Uruguaios (aliás essa discussão levantou-se muito neste blog e queria desde já agradecer aos intervenientes nos cometários pela "acessa" discussão), mas a verdade é que Portugal "bateu-se" muito bem, com uma 1ª linha que apesar de sentir algumas dificuldades na "melee"(perdemos uma bola nos nossos "22" por causa de uma "melee's" ganha com dificuldades") conseguiu melhorar muito em relação a jogos anteriores. Por outro lado defendemos melhor nos "maul's" apesar de termos cometido algumas faltas. A 3ª linha, esteve impecável a defender e estiveram muito seguros nas situações ofensivas. Nas linhas atrasadas faltou, na minha opinião, alguns dos bons movimentos ofensivos que vimos por exemplo contra o Montpellier (principalmente nos primeiros 25 minutos deste jogo), mas por outro lado deparamo-nos com uma defesa muito sólida. Portugal foi sujeito a um grande desgaste físico, pois teve que defender muito, em muitas ocasiões defendeu o ensaio eminente do adversário e o exemplo da sua bravura, são as 10 bolas conquistadas nos seus "22". Ambos os ensaios são magníficos, mas o primeiro deles é de facto fantástico, pois a intercepção de Pedro Carvalho ainda nos "22" de Portugal foi preciosa bem como o seguimento da jogada onde o apoio de David Mateus surgiu de forma bastante bem conseguida. Nalgumas situações vimos jogadores portugueses sozinhos a transportar a bola e nesse capítulo não estivemos tão bem, na minha opinião. Mas a defender estavam lá todos!


O Uruguai é de facto uma boa equipa e tem de facto um "pack" de Avançados muito forte, especialmente na 3ª linha com destaque para o nº8. Por outro lado o "arriere" e os "pontas" estiveram sempre muito seguros e muito bem posicionados no terreno, com especial destaque de facto para um "arriere" muito tranquilo, com boa visão de jogo e com um bom pontapé. Os Uruguaios perderam, na minha opinião, a batalha da 3º linha, pois depararam-se com uma defesa muito bem organizada e sinceramente fiquei com a impressão que não esperavam tantas dificuldades, aliás os sul-americanos iniciaram o jogo a fazer grande pressão no sentido de tentar ganhar vantagem. O Uruguai jogou um pouco às margens da lei e exemplo disso são os dois cartões amarelos mostrados por um árbitro que esteve muito bem. Essa situação permitiu que Portugal conseguisse desequilibrar um pouco a partida. Estiveram bem nas "melee's" e nas "Touches" excepto numa "Touche" (a 3ª e última falhada na contabilidade estatística), nos seus "22" que permitiu o 2º Ensaio dos Portugueses de autoria do recém entrado Diogo Coutinho. Apesar de tudo foi uma equipa com muita posse de bola e que consegui fazer uma forte pressão na saída de bola do adversário.

Esperemos que em Montevideu Portugal consiga aguentar a pressão e que consiga fazer história no Rugby Nacional!


Resumo do Jogo:


O jogo inicia-se com o Uruguai muito pressionante, mas Portugal consegue defender muito bem e aos 10 minutos beneficia de uma penalidade aos postes que Cardoso Pinto não consegue converter. Aos 21 Minutos é a vez dos Uruguaios imitarem Cardoso Pinto e como tal continuava tudo empatado. Aos 31 Minutos o Uruguai tenta novamente uma penalidade aos postes mas felizmente para Portugal o pontapé não foi convertido. Aos 36 Minutos Cardoso Pinto volta a não acertar nos postes (por pouco) e aos 38 Minutos ficamos com a certeza que chegariamos ao intervalo com um 0-0, pois Cardoso Pinto não conseguiu converter novamente uma penalidade.


Fim da 1ª Parte: Portugal - 0; Uruguai - 0


A 2ª parte começa com o domínio dos forasteiros. Aos 44 Minutos é mostrado um cartão amarelo a um jogador do Uruguai e aos 49 minutos o momento do jogo, com uma intercepção de bola por parte de Pedro Carvalho, quando os Uruguaios estavam instalados nos "22" de Portugal. Carvalho consegue fugir à primeira placagem e quando é finalmente derrubado, já perto da linha de ensaio consegue ainda encontrar David Mateus que marcaria o ensaio entre os postes. O pontapé foi facilmente convertido. Portugal galvaniza-se e consegue agora ter mais posse de bola e domínio de jogo, empurrando o Uruguai para o seu meio campo. Aos 63 Minutos é mostrado mais um cartão amarelo a um jogador do Uruguai por efectuar uma "gravata" a um jogador de Portugal. Ambas as equipas fazem algumas substituições, com especial destaque para Diogo Coutinho que viria a marcar o segundo ensaio de Portugal, após o Uruguai perder uma "Touche" nos seus "22" aos 75 minutos. Já com Malheiro em campo o pontapé não foi convertido. O Uruguai "carrega" no jogo e já em descontos após grande insistência nos "22" de Portugal consegue chegar ao ensaio (83 Minutos). O pontapé não foi convertido.


Fim do Jogo: Portugal - 12; Uruguai - 5



Estatística:



Portugal Geral Uruguai
12 Resultado 5
2 Ensaios 1
1 Conversões 0
0 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
0 1ª Parte 0
12 2ª Parte 5

Portugal Situações de Jogo Uruguai
6 "Melee Ganhas" 10
1 "Melee Perdidas" 0
12 "Touches" Ganhas 10
4 "Touches Perdidas" 3
15 Penalidades Concedidas 10
2 Penalidade "à Mão" 3
10 Penalidade "à Touche" 5
3 Penalidade "Postes" 2
2 "Mauls" Ganhos 6
25 Placagens bem sucedidas 20
7 Placagens falhadas 6
78.1% % Placagem 76.9%
3 "Turn Overs" 5
9 Erros 10
8 Vantagem 10
3 Vantagem "progressão" 6
5 Vantagem não aproveitada 2
2 Bola Perdida "22" 1
10 Bola Ganha "22" 2


Ao Minuto:

Inicio do Jogo: 15h33


10 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Portugal
21 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Uruguai
31 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Uruguai
36 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Portugal
38 Minutos - Penalidade Postes não convertida - Portugal


Fim da 1ª Parte: 16h17

Inicio da 2ª Parte: 16h30

44 Minutos - Cartão Amarelo - Uruguai
49 Minutos - Ensaio e Pontapé convertido - Portugal
59 Minutos - Substituição - Portugal
59 Minutos - Substituição - Portugal
62 Minutos - Substituição - Uruguai
63 Minutos - Cartão Amarelo - Uruguai
70 Minutos - Substituição - Portugal
75 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - Portugal
77 Minutos - Substituição - Portugal
77 Minutos - Substituição - Portugal
78 Minutos - Substituição - Uruguai
83 Minutos - Ensaio e Pontapé não convertido - Uruguai
Fim do Jogo: 17h16

19 comentários:

Anónimo disse...

Foi de facto bonito ver uma casa tão cheia para ver um Portugal muito lutador. Só foi pena de facto aquele ensaio dos uruguaios mesmo no final, com culpas para o David Mateus, mas enfim resta termos esperança para dia 24. Parabéns pela análise ao jogo!

Anónimo disse...

bela analise
e os seniores do tecnico belenenses
qual foi o resultado??

Thor disse...

Excelente análise, apenas mais algumas notas:

Grande demonstração de entrega, luta e vontade de vencer por parte dos nossos Lobos. Mais uma vez dignificaram a camisola de Portugal.
Em termos de apreciação ao jogo diria que:
- tivémos as já esperadas dificuldades nas melées, afinal é um dos pontos mais fortes dos Teros;
- continuamos mediocres tecnicamente nas touches, mesmo que ontem por vezes o querer enorme dos nossos avançados tenha permitido algumas recuperações;
- defendemos exemplarmente e mesmo o ensaio concedido, é resultado apenas de termos jogadores na ponta sem capacidade fisica para placar efectivamente (por no chão PORRA!) atacantes contrários embalados no corredor de 5m. A David Mateus apenas se pode apontar não ter nascido com mais 10 ou 15 cm, e não ter mais 20 Kg de peso!
- a nossa velocidade e imprevisibilidade no jogo á mão, sempre agressivo, incisivo e para a frente. Criando enormes problemas á defesa contrária quando alargávamos mais o jogo.

Para além da grande exibição colectiva, importa destacar:
- André Silva, importantissimo na defesa dos mauls dinâmicos;
- Vasco Uva: um jogo de entrega defensiva com placagens quase todas perfeitas;
- João Uva: um leão em todas as bolas, fosse a placar, fosse a perfurar;
- Diogo Coutinho: para mim merecia titular no lugar de Severin mas, entrou ainda a tempo de fazer o que sabe e demonstrar grande qualidade.

Menos conseguidas:
- Pedro Leal: defensivamente não placa ninguém a este nivel de rugby. Correr com a bola em ziguezagues não chega para os XV, isso é "flores" para os 7's;
- Cardoso Pinto: se tem o pé afinado ontem tinhamos dado passo de gigante.

luis sa disse...

Pelos vistos o Técnico Belenenses acabou mesmo por ser adiado, o que foi pena pois acabei por perder o Belenenses-CDUP em Júniores!

Anónimo disse...

Queria aproveitar o facto antes de mais para dar os parabéns pela tua análise ao jogo, visto que está muito bem feita, mas também queria referir um facto que tem a ver com o Técnico Belenenses, como é possível adiarem um jogo desta maneira!?
Alguma coisa vai mal...

luis sa disse...

Bom pelo que vi o facto de o Técnico Belenenses ter sido adiado já gerou alguma polémica. De facto ontem fui até às Olaias para ver o jogo e deparei-me com a porta fechada e disseram que o jogo tinha sido adiado. Pelos vistos foi enviado uma nota aos clubes por parte da Federação que o jogo tinha não se poderia realizar naquele dia.
Sinceramente não conheço os estatutos, mas pelos vistos o prazo não foi cumprido!

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer a hora do jogo no uruguai e se a Sport TV vai transmitir o jogo?

Anónimo disse...

thor um dia...

Thor disse...

Anónimo das 4.00,
... talvez pudéssemos trocar umas ideias sobre rugby? ;)

Anónimo disse...

mas n foi o mateus que marcou o ensaio e sim o gama...

Anónimo disse...

thor és o maior...o teu único problema e seres mesmo do sporting

luis sa disse...

Obrigado pela correcção foi de facto o Gama, eu e os nomes, tenho que claramente começar acertar :)

Thor disse...

Quanto a isso não há nada a fazer. É como aquelas paixões que só nos dão tristezas mas que não conseguimos viver sem elas... ;)

Thor disse...

Pessoal do rugby, preparem-se para assitir a uma exibição demolidora e espectacular da França em casa frente á Escócia e a consequente e MERECIDA conquista do 6 nations deste ano.

Anónimo disse...

THOR

mete mas é o rugby no sporting outra vez!


sim pq as camisolas listadas verde e brancas têm origem na equipa de rugby do sporting.

Volta rugby, ao sporting!

Anónimo disse...

http://xafarica.weblog.com.pt/arquivo/RUGBY%201932-thumb.jpg

Thor disse...

Não podia estar mais de acordo com o regresso do Rugby ao SPORTING! Seria uma enorme alegria e com algum esforço de organização e orçamentação, 2 ou 3 Argentinos no pack, semi-profissionalização de algumas estrelas actuais dos Lobos, tipo Vasco Uva ou Diogo Coutinho e limpávamos tudo cá no nurgo!

Thor disse...

Não é nurgo é burgo! PORRA!

luis sa disse...

Relativamente ao Rugby no Sporting não poderia estar mais de acordo :) :)