domingo, maio 06, 2007

AAC - 12; CDUL - 25 - Final da Taça - Júniores


Introdução:

Antes de falar deste jogo, gostava de realçar que me foi completamente impossível assistir ao jogo Belenenses vs CDUL, referente à final da Taça de Portugal em Juvenis. Ganhou o Belenenses (17-0) que consegue assim fazer a "dobradinha", curiosamente o CDUL foi o adversário dessas duas finais. Os jogadores e equipa técnica estão assim de parabéns!

Relativamente a este jogo em concreto, o resultado acabou por traduzir aquilo que se passou dentro do campo com um CDUL mais "maduro" frente a uma Académica com muita garra e com vontade de levar a Taça para casa. Mas seria o CDUL a "sorrir" no final, fazendo assim a "dobradinha" nesta época!

Tinha visto apenas um jogo da Académica em Juniores, foi no jogo contra o Direito, encontro de atribuição do 5 e 6º lugar do Campeonato Nacional de Júniores. A Académica sentiu grandes dificuldades em defender as fortes e boas combinações ofensivas das linhas atrasadas do CDUL e apesar de não falharem muitas placagens essas poucas, foram fatais e permitiram o ensaio do adversário. Por outro lado conseguiam subir no terreno graças às penalidades que iam obtendo, já que o CDUL estava a fazer um jogo muito faltoso! Contudo os Avançados trabalhavam melhor do que as linhas atrasadas, pois os 3/4 além de cometerem alguns erros não estavam a conseguir progredir no terreno de forma constante, com uma tarde pouco inspirada do seu médio de abertura com passes pouco precisos por vezes. Mesmo assim na 1ª Parte ainda conseguiram marcar um ensaio com um bom pormenor do pilar nº3 da Académica a surgir bem no apoio e a "furar" bem entre os jogadores do CDUL. Na 2ª Parte melhoraram em vários aspectos e conseguiram por vezes ter domínio territorial bem como o domínio de posse de bola. Aproveitaram também um certo "relaxamento" do adversário, mas não se pode tirar o mérito a uma equipa que tentou na 2ª Parte correr atrás do "prejuízo" nem sempre com a "cabeça" no sitio já que jogou mais com o "coração". O nº15 da Académica mostrou bons pormenores sendo um jogador rápido e atacava muito bem (o ensaio marcado na 2ª Parte é exemplo disso mesmo) surgindo muito bem entre os "centros". O problema era que depois não havia ninguém para compensar a sua posição e o CDUL através do pontapé do seu abertura conseguia "sacudir" a pressão de forma eficaz.
De referir que a Académica de Coimbra obteve 15 penalidades, das quais jogou por 3 vezes à mão e 13 vezes para a "Touche". Conseguiu por 8 vezes fazer Turn Over's com especial destaque para a 2ª Parte (1 Turn Over na 1ª Parte e 7 Turn Over's na 2ª Parte). Ganhou por 4 vezes a bola nos seus "22".

O CDUL queria aproveitar para fechar a época 2006/2007 com chave de ouro e conseguiu de forma bastante conseguida num muito bom jogo, principalmente na 1ª Parte, já que dos 4 ensaios marcados durante o jogo todo, 3 foram na 1ª Parte. Foi de facto um período em que o CDUL através das suas linhas atrasadas, com destaque para o abertura e os centros a conseguirem combinar muito bem entre si, causou grandes "estragos" na equipa contrária. Mais um bom jogo do médio de formação com a habitual visão de jogo e excelente na transição de bola para os 3/4, embora não tenha estado muito feliz nos pontapés aos postes (em 6 tentativas, contando com os ensaios, apenas converteu 2 pontapés, ou seja 33.3(3)% de eficácia nos pontapés aos postes). Apesar de tudo o CDUL cometia muitas faltas, já que sentia algumas dificuldades nos "ruck's" e essas faltas levaram a equipa do CDUL recuar alguns metros depois de muito terreno conquistado. De destacar também o excelente jogo do nº19 pois além de ter marcado 2 ensaios defendeu muito bem e foi sempre um jogador muito poderoso no ataque. Na 2ª Parte e com um resultado "confortável" o CDUL controlava o jogo pois os seus avançados foram mais eficazes a defender e conseguiram ganhar mais ruck's bem como "maul's, principalmente nas saídas das "Touches". Aliás algumas das vezes que ultrapassaram a linha da vantagem na 2ª Parte, foi através dos seus avançados. Foi também o período em que aproveitaram o facto da Académica fazer um jogo mais faltoso e conseguiram ganhar várias penalidades (10 penalidades no total do jogo, obtendo 7 na 2ª Parte contra 3 obtidas na 1ª Parte).
De referir que o CDUL teve em dia "sim" nas "Touches" já que ganhou-as todas, 11 "Touches Ganhas". Ultrapassou por 20 vezes a linha da vantagem, mostrando grande regularidade em ambas as partes (10 vezes na 1ª Parte e igual número na 2ª Parte). Jogou por 8 vezes a vantagem, tendo "progressão" por 3 vezes (todas na 1ª Parte) e não aproveitou a vantagem por 5 vezes (2 na 1ª Parte e 3 na 2ª Parte)!


Resumo do Jogo:

O CDUL entrava melhor no jogo e apesar de cometer algumas faltas conseguia uma penalidade aos postes aos 6 minutos que não viria a ser convertida pelo seu médio de formação. Aos 13 minutos o CDUL marcaria o seu 1º ensaio com as linhas atrasadas a jogarem de forma rápida, com diversos cruzamentos baralhando por completo os "pretos". O pontapé não foi convertido. O CDUL tinha o dominio territorial mas continuava a cometer algumas faltas, mas mesmo assim aos 27 minutos e após mais um excelente trabalho nas linhas atrasadas o nº19 do CDUL surgiria de forma muito poderosa verificando apesar de tudo duas placagens falhadas dos homens da Académica. O pontapé foi convertido. Aos 31 minutos o CDUL voltaria a marcar ensaio com um arrancada solitária de um jogador do CDUL até à linha de ensaio. O nº15 da Académica apesar de rápido não teve pernas para placar o jogador adversário. O pontapé não foi convertido. A Académica reage já no final da 1ª Parte e consegue chegar ao ensaio depois de jogar uma penalidade à mão nos "22" do CDUL, com o pilar nº3 a surgir muito bem na jogada. O pontapé não foi convertido.

Fim da 1ª Parte: AAC - 5; CDUL - 17

A 2ª Parte trazia uma Académica disposta a mudar o rumo aos acontecimentos, mas seria o CDUL a marcar primeiros depois de uma penalidade aos postes com o pontapé a ser convertido aos 47 Minutos. O CDUL pressionava mais e conseguia aos 53 minutos marcar mais um ensaio após ganhar uma "melee" já nos "22" da Académica com a bola a ser jogada até à ponta com mais um bom pormenor do nº19 a surgir "disparado" a receber a bola como mandam as regras. O pontapé não foi convertido. A Académica tenta responder e já quase no final da partida viria a ser compensada pelo seu esforço com um ensaio muito bem conseguido pelo nº15. Estavam decorridos 66 minutos de jogo. O pontapé foi convertido.


Fim da 2ª Parte: AAC - 7; CDUL - 8


Fim do Jogo: AAC - 12; CDUL - 25



Ao Minuto:




Inicio do Jogo: 16h50

6 Minutos - Penalidade "Postes" não convertido - CDUL
13 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUL
27 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUL
31 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUL
35 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - AAC


Fim da 1ª Parte: 17h26

Inicio da 2ª Parte: 17h32

40 Minutos - Substituição - CDUL
45 Minutos - Substituição - CDUL
47 Minutos - Penalidade "Postes" Convertido - CDUL
53 Minutos - Ensaio e pontapé não convertido - CDUL
54 Minutos - Substituição - AAC
58 Minutos - Substituição - CDUL
60 Minutos - Substituição - CDUL
66 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - AAC

Fim do Jogo: 18h07



Estatística:



AAC Geral CDUL
12 Resultado 25
2 Ensaios 4
1 Conversões 1
0 Penalidades "Postes" 1
0 Drop Goal 0
5 1ª Parte 17
7 2ª Parte 8


TOTAL

AAC Situações de Jogo CDUL
9 "Melee Ganhas" 6
1 "Melee Perdidas" 0
7 "Touches" Ganhas 11
5 "Touches Perdidas" 1
15 Penalidades Obtidas 10
3 Penalidade "à Mão" 2
12 Penalidade "à Touche" 6
0 Penalidade "Postes" 2
2 "Mauls" Ganhos 5
22 Placagens bem sucedidas 18
10 Placagens falhadas 11
68.75% % Placagem 62.19%
8 "Turn Overs" 7
8 Erros 7
8 Vantagem 8
1 Vantagem "progressão" 3
7 Vantagem não aproveitada 5
13 Linha da Vantagem "ultrapassada" 20
0 Bola Perdida "22" 0
4 Bola Ganha "22" 3

1ª Parte

AAC Situações de Jogo CDUL
5 "Melee Ganhas" 4
1 "Melee Perdidas" 0
3 "Touches" Ganhas 0
2 "Touches Perdidas" 1
8 Penalidades Obtidas 3
2 Penalidade "à Mão" 1
6 Penalidade "à Touche" 1
0 Penalidade "Postes" 1
0 "Mauls" Ganhos 0
11 Placagens bem sucedidas 11
5 Placagens falhadas 7
68.75% % Placagem 61.11%
1 "Turn Overs" 5
7 Erros 5
5 Vantagem 5
1 Vantagem "progressão" 3
4 Vantagem não aproveitada 2
6 Linha da Vantagem "ultrapassada" 10
0 Bola Perdida "22" 0
1 Bola Ganha "22" 1


2ª Parte

AAC Situações de Jogo CDUL
4 "Melee Ganhas" 2
0 "Melee Perdidas" 0
4 "Touches" Ganhas 11
3 "Touches Perdidas" 0
7 Penalidades Obtidas 7
1 Penalidade "à Mão" 1
6 Penalidade "à Touche" 5
0 Penalidade "Postes" 1
2 "Mauls" Ganhos 5
11 Placagens bem sucedidas 7
5 Placagens falhadas 4
68.75% % Placagem 63.64%
7 "Turn Overs" 2
1 Erros 2
3 Vantagem 3
0 Vantagem "progressão" 0
3 Vantagem não aproveitada 3
7 Linha da Vantagem "ultrapassada" 10
0 Bola Perdida "22" 0
3 Bola Ganha "22" 2



P.S. Amanhã Crónica da Grande Final Agronomia - 15; Direito - 8

3 comentários:

Anónimo disse...

Kika pela potência jeito e cabedal. Vidigal pela força e altura, nao perdeu uma touche. São jogadores que já deveriam estar a seniores.

Anónimo disse...

Mais um grande jogo do CDUL, com os seus jogadores a mostrar uma qualidade acima da média. Apesar dos azuis serem conhecidos pelas suas linhas atrasadas, referir o excelente jogo dos seus Avançados!

Anónimo disse...

Grande equipa! Ganharam tudo. Parabéns! Se forem devidamente integrados na equipa senior, estou convencido que o CDUL vai ser campeão de seniores a curto prazo.
Parabéns Luis, pelo interessante blog.