sábado, maio 05, 2007

CDUP - 10; CDUP - 19 - 3º/4º lugares


Introdução:

Estava um inicio de tarde muito agradável no Estádio Universitário, o vento era por vezes algo intenso o que poderia proporcionar algumas vantagens para quem tivesse a jogar com ele a favor. Estava em disputa o 3º e 4º lugar final do Campeonato, sendo que o CDUP acabou a primeira fase do Campeonato em 3º lugar. Tratou-se de um jogo equilibrado com a vitória a sorrir para os Universitários de Lisboa, que souberam na 2ª Parte jogar de forma mais constante, por outro lado tiveram o vento a favor, mas só nos últimos 20 minutos da partida fizeram uso dele!

O CDUP ainda não tinha perdido nenhum jogo com o CDUL e abriam-se, portanto, boas perspectivas para este encontro. O "ponto forte" do CDUP foram claramente os Avançados que através de diversos "ruck's" conseguiam progredir vários metros no terreno, aliás a maior parte das vezes que os Universitários do Porto ultrapassaram a linha da vantagem, foi graças às acções dos seus Avançados, que colocaram muitas dificuldades à defesa do CDUL. O problema estava mesmo nas linhas atrasadas, onde o jogo era lento e denunciado. Era frequente vermos os homens do Porto com pouco apoio além de que, a bola por vezes era mal direccionada. O CDUP cometeu 16 erros durante o jogo todo, sendo que pelo menos 3 desses erros foram cometidos nos "22" do CDUL (primeiros 20 minutos da 2ª Parte). Contudo há a referir o bom jogo de Gonçalo Malheiro que "sozinho" ainda conseguia fazer alguns estragos, não só no uso do seu bom pontapé bem como em acções ofensivas em jogo à "mão". Teve uma 1ª Parte mais bem conseguida, já que o CDUP jogava com o vento a favor. Apesar de tudo os "Universitários" do Porto cometeram muitas faltas nos primeiros 20 minutos, de registar 4 Penalidades Concedidas (metade das penalidades verificadas durante o jogo todo) dessas 4 o CDUL fez 6 pontos já que aproveitou para "mandar" aos postes! Ainda na 1ª Parte o CDUP conseguiu ter o seu melhor período nos últimos 20 minutos que além de ter coincidido com o ensaio, foi o momento em que a equipa conseguiu impor mais o seu jogo nos Avançados ganhando vários "rucks". Teve igualmente um inicio de 2ª Parte bastante bom, pois deparou-se com mais dificuldades já que estava com o vento contra. Nos primeiros 20 minutos da 2ª Parte teve mais domínio territorial, mas continuava a cometer alguns erros (já aqui referidos), contudo o CDUL estava com dificuldades em sair do seu meio campo já que o CDUP melhorava nos aspectos defensivos especialmente nas placagens. Na 1ª Parte o CDUP registava 59,14% em termos de eficácia na placagem (61.54% nos primeiros 20 minutos e 50% nos últimos 20 minutos). Na 2ª Parte o registo foi francamente melhor, 83.33% ( 85.71% nos primeiros 20 Minutos da 2ª Parte e 80% nos últimos 20 minutos da partida)!
De referir que o CDUP em termos de "Touches" esteve numa tarde muito pouco inspirada já que em 13 "Touches" perdeu 8, ganhando portanto 5! Nas "Melee's" os "Universitários do Porto foram claramente superiores perdendo apenas uma "melee" em 17!!! Perderam por 3 vezes a bola nos seus "22", mas por outro lado ganharam por 6 vezes a bola nessa mesma zona!

O CDUL a par com o Técnico foram as únicas equipas que ganharam à Agronomia na 1ª fase do Campeonato Nacional de Honra. Os Universitários fizeram uma excelente recuperação no Campeonato e queriam acabar da melhor forma possível assegurando o 3º lugar final da competição. O CDUL começou o jogo, a defender muito bem o bom inicio do adversário, já que placaram com grande eficácia e por outro lado souberam ser superiores ao adversário no jogo rápido das linhas atrasadas com boas combinações ofensivas. Apesar de tudo os 3/4 cometeram alguns erros, pois deixavam a bola cair para a frente. Umas vezes o passe não era o melhor, outras vezes a recepção da mesma não era a mais conseguida. Dava a sensação por vezes, que os "médios" estavam muito afastados um do outro e por outro lado havia jogadores mais lentos que outros. Sentiram algumas dificuldades em suster o forte jogo de Avançados do CDUP, mas não cometeram muitas faltas já que o adversário apenas beneficiou de 6 penalidades, a maior parte delas, diga-se de passagem, longe da área dos seus "22". Apesar de tudo souberam ter capacidade de sofrimento nos últimos 20 minutos da 1ª Parte, pois sofreram aí alguma pressão. Souberam defender muito bem os pontapés de Gonçalo Malheiro, já que era frequente vermos vários homens bem recuados. O CDUL soube aproveitar as penalidades obtidas para fazer pontos, já que das 8 penalidades que obteve durante o jogo todo fez 12 pontos graças a 4 penalidades aos "postes". Tarde inspirada do seu médio de abertura, pois se contarmos com o pontapé convertido após o ensaio marcado a eficácia do pontapé do "abertura" é de 100%!!! Na 2ª Parte o CDUL jogou com o vento a favor mas só nos últimos 20 minutos da partida fez partido dele, já que na 1ª metade da 2ª Parte o CDUP foi superior em termos de posse de bola e domínio territorial. Contudo o CDUL estava a ser mais eficaz a defender, embora houve períodos em que o ensaio do adversário esteve perto de acontecer. As linhas atrasadas continuavam a cometer alguns erros e só aos 74 minutos de jogo é que o CDUL viria a marcar o seu único ensaio com os Avançados a trabalharem muito bem no "ruck".
De referir que o CDUL cometeu 15 erros ( 3 nos primeiros 20 minutos, 6 nos últimos 20 minutos da 1ª Parte, 3 nos primeiros 20 minutos da 2ª Parte e 3 nos últimos 20 minutos da partida). Perdeu por duas vezes a bola nos seus "22", uma delas por fazer "avant" e outra por uma "Touche Perdida". Em termos de eficácia de placagem o CDUL foi uma equipa muito regular já que na 1ª Parte a eficácia na placagem foi de 75% e na 2ª Parte foi de 81.25%.

Gostaria ainda de referir um último aspecto e tem a ver com o facto de uma equipa como o CDUP ter feito grande parte dos seus jogos em Lisboa, visto ser a única equipa do Campeonato Nacional de Honra que não é da capital do País. Acho que é unânime entre todos os adeptos da modalidade louvar uma equipa que consegue apesar de tudo ficar em 4º lugar, sendo que na 1ª fase do Campeonato conseguiu ficar em 3º lugar!


Resumo do Jogo:

O CDUP entra melhor no jogo e tem o vento a favor, embora ele não seja muito intenso! Apesar de tudo o CDUL consegue equilibrar a partida e aos 14 minutos beneficia de uma penalidade aos postes que viria a ser convertida. Aos 17 minutos o CDUL volta a beneficiar de mais uma penalidade aos postes. O pontapé foi convertido. Aos 20 minutos o CDUP trabalha bem com os Avançados e consegue uma penalidade aos postes. O pontapé foi convertido. Aos 22 minutos o CDUP cometia mais uma falta e o CDUL aproveitava para fazer mais três pontos graças a mais uma penalidade aos postes com o pontapé a ser convertido. O CDUP responde e consegue ter agora o domínio de jogo. Aos 30 minutos e após os avançados do CDUP trabalharem bem em sucessivos "ruck's", surge finalmente o ensaio. O pontapé foi convertido por Malheiro em local muito complicado. Aos 39 minutos há uma tentativa de Drop Goal por parte de Gonçalo Malheiro.

Fim da 1ª Parte: CDUP - 10; CDUL - 9

A 2ª Parte começa com o CDUL a cometer alguns erros nas linhas atrasadas. O CDUP continua a fazer dos Avançados a sua principal arma. Aos 55 minutos o CDUL ganha uma penalidade aos postes. O pontapé foi convertido. O CDUL começava aproveitar o facto de estar com o vento a favor e como tal o pontapé do seu médio de abertura começava a colocar em dificuldades o adversário. Por outro lado o CDUL começava a instalar-se no meio campo adversário, mas só aos 74 minutos e após os seus Avançados ganharem uma "Touche" perto dos "22" trabalhando em seguida bem nos "ruck's", conseguem um ensaio com as linhas atrasadas finalmente a combinarem com eficácia não deixando cair a bola para a frente. O pontapé foi convertido.

Fim da 2ª Parte: CDUP - 0; CDUL - 10

Fim do Jogo: CDUP - 10; CDUL - 19



Ao Minuto:



Inicio do Jogo: 13h53

14 Minutos - Penalidade "Postes convertida" - CDUL
17 Minutos - Penalidade "Postes convertida" - CDUL
20 Minutos - Penalidade "Postes" convertida - CDUP
22 Minutos - Penalidade "Postes convertida" - CDUL
30 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUP
39 Minutos - Tentativa Drop Goal - CDUP


Fim da 1ª Parte: 14h34

Inicio da 2ª Parte: 14h41

45 Minutos - Penalidade "Postes convertida - CDUL
65 Minutos - Substituição - CDUL
65 Minutos - Substituição - CDUL
70 Minutos - Substituição - CDUP
70 Minutos - Substituição - CDUP
74 Minutos - Ensaio e pontapé convertido - CDUL
75 Minutos - Substituição - CDUP e CDUL
80 Minutos - Substituição - CDUP

Fim do Jogo: 15h28


Estatística:


CDUP Geral CDUL
10 Resultado 19
1 Ensaios 1
1 Conversões 4
1 Penalidades "Postes" 0
0 Drop Goal 0
10 1ª Parte 9
0 2ª Parte 10

TOTAL

CDUP Situações de Jogo CDUL
16 "Melee Ganhas" 10
1 "Melee Perdidas" 1
5 "Touches" Ganhas 8
8 "Touches Perdidas" 2
6 Penalidades Obtidas 8
2 Penalidade "à Mão" 0
3 Penalidade "à Touche" 4
1 Penalidade "Postes" 4
6 "Mauls" Ganhos 4
22 Placagens bem sucedidas 25
10 Placagens falhadas 7
68.75% % Placagem 78.13%
9 "Turn Overs" 5
16 Erros 15
10 Vantagem 10
0 Vantagem "progressão" 1
10 Vantagem não aproveitada 9
20 Linha da Vantagem "ultrapassada" 12
3 Bola Perdida "22" 2
6 Bola Ganha "22" 4


1ª Parte

CDUP Situações de Jogo CDUL
10 "Melee Ganhas" 5
0 "Melee Perdidas" 0
1 "Touches" Ganhas 5
3 "Touches Perdidas" 2
2 Penalidades Obtidas 5
0 Penalidade "à Mão" 0
1 Penalidade "à Touche" 2
1 Penalidade "Postes" 3
2 "Mauls" Ganhos 2
12 Placagens bem sucedidas 12
9 Placagens falhadas 4
57.14% % Placagem 75%
5 "Turn Overs" 4
5 Erros 9
4 Vantagem 4
0 Vantagem "progressão" 0
4 Vantagem não aproveitada 4
8 Linha da Vantagem "ultrapassada" 7
2 Bola Perdida "22" 1
3 Bola Ganha "22" 1


2ª Parte

CDUP Situações de Jogo CDUL
6 "Melee Ganhas" 5
1 "Melee Perdidas" 1
4 "Touches" Ganhas 3
5 "Touches Perdidas" 1
4 Penalidades Obtidas 3
2 Penalidade "à Mão" 0
2 Penalidade "à Touche" 2
0 Penalidade "Postes" 1
4 "Mauls" Ganhos 2
10 Placagens bem sucedidas 13
2 Placagens falhadas 3
83.33% % Placagem 81.25%
4 "Turn Overs" 1
11 Erros 6
6 Vantagem 6
0 Vantagem "progressão" 1
6 Vantagem não aproveitada 5
12 Linha da Vantagem "ultrapassada" 5
1 Bola Perdida "22" 1
3 Bola Ganha "22" 3








3 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo trabalho, o resumo que aqui apresentaste é mais um excelente exemplo do teu trabalho. Rigoroso, isento e com "fluidez" no discurso escrito os meus sinceros parabéns!

Anónimo disse...

Luis,

Com o campeonato no final, apenas uma palavra de agradecimento pelo teu trabalho.

Já se tornou uma Biblia para os treinadores.
Abraço,

Luis Cassiano Neves

luis sa disse...

Obrigado pelo comentário, Luís e já agora parabéns pela excelente campanha do CDUL no Campeonato.

Abraço:

Luís Sá