segunda-feira, junho 25, 2007

Entrevista Blogue "Máfia Verdíssima" com Francisco Branco


L.S - Que comentário faz à epoca de 2006/2007 no Campeonato Nacional de Honra?

F.B - Esta foi uma época diferente do habitual. Foi o cluminar de um processo que envolveu e apaixonou todo o Portugal Rugbistico. O apuramento para o C.Mundo foi, por estranho que pareça, o mais importante acontecimento do campeonato. Foi um ano para a selecção e os clubes sofreram com isso. Houve jornadas adiadas, jogos disputados sem que ninguem soubesse, tabelas classificativas que não eram actualizadas. Tudo isto em nome de uma selecção que conquistou um grande feito. É obvio que todos achamos que o Campeonato de Honra deve conseguir sobreviver mesmo sem alguns jogadores de cada clube e que a FPR tem de ser suficiente para dinamizar a Selecção e o CN. Tal não aconteceu este ano. Para o ano teremos a mais dourada de todas as oportunidades. Teremos um campeonato a começar após uma inédita presença no C. Mundo! Não a podemos deixar escapar! FPR e, muito importante, os clubes que não podem estar á espera que a FPR faça tudo por eles. Têm de ser parte activa da divulgação da modalidade.
Quanto ao campeonato propriamente dito, penso que não houve grandes surpresas. A agronomia provou que, este ano, esteve sempre um passo á frente de todos os outros. Que trabalha com um rigor que mais ninguem teve este ano e por isso é um justo campeão.
E, penso que merecem destaques o "regresso" do CDUP e CDUL á disputa da Final Four. O CDUP, na época de despedida do grande Joaquim Ferreira e com o treinador Gonçalo Malheiro a conseguir aguntar com as dificuldades que o seu papel de jogador/treinador lhe trazia. E o CDUL que começa a tirar dividendos da aposta que fez há uns anos nas escolas e na formação. Possui, neste momento, uma equipa jovem e cheia de potencial.
Mas, como aliás a generalidade das pessoas, penso que foi um Campeonato com um nível baixo. É urgente recuperar a principal prova de clubes do País.


L.S - Quais foram para si os pontos fortes e os pontos fracos do CDUP esta temporada?

F.B Os nossos pontos fortes mantém-se inalterados há ja alguns anos. Penso que um dos aspectos que nos valoriza mais é o facto de sermos realmente um grupo de amigos. E isso nota-se dentro do campo. Penso também que os nossos avançados são um dos nossos pontos fortes. Quando jogamos em casa somos uma equipa muito dificil.
Quanto a pontos fracos, talvez uma certa dose de indisciplina que nos prejudica nos momentos decisivos. Penso que será este o principal ponto fracto.
Se falarmos de aspectos "extra-jogo" não podemos deixar de referir as péssimas condições em que trabalhamos todos os dias que limitam, sem sombra de dúvida, o trabalho que a equipa técnica quer fazer com a equipa!


L.S - Qual foi o jogo do CDUP que mais gostou de assistir esta época ?

F.B - Houve vários jogos em que jogamos muito bem! O jogo contra o Belenenses fora onde conseguimos ser disciplinados e manter a estratégia de jogo até ao fim e onde acabámos por ganhar por uma margem confortável foi um grande jogo. Os jogos em casa contra o CDUL e Direito foram também muito bons.
Claro que há um que tem de ser sempre especial: A Final da Taça de Portugal. Não porque tenha sido um jogo muito bom de se ver(as finais foram feitas para ganhar...) mas porque, efectivamente a ganhamos. Foi também o jogo de despedida de dois grandes jogadores: Nuno Mourão e Xixa! O último(que espero sinceramente que reconsidere volte atrás com a sua decisão, porque ainda é o melhor pilar portugues!) que é e vai ser, para sempre, um simbolo do nosso clube!


L.S - Prognósticos para a próxima época; em termos globais e em particular o CDUP ?

F.B - Quando se trata do CDUP é sempre muito complicado fazer prognosticos. Somos sempre capazes do optimo e do pessimo! Acho que a nossa meta tem de ser a presença na Final Four e, mais importante, a renovação da equipa. Jogadores como Malheiro, João Abreu Lima, Kico Fontes começam a acusar os longos anos de competição dos séniores. Precisam de ter "malta nova" a jogar com eles. Estando na "Final Four", aí.... qualquer um pode ser campeão!
Mas eu definiria duas metas muito claras: "Renovação da Equipa - Criar condições para que os jogadores da equipa Junior se sintam motivados para jogar nos séniores, NO FUTURO" e "Presença na Final Four".


L.S - Para aqueles que não conhecem o vosso blogue, gostaria que deixassem alguns comentários sobre o mesmo

F.B - O "Máfia Verdíssima" nasceu da falta de um espaço de discussão sobre os problemas do clube. Neste primeiro ano a Isabel Ozorio foi sempre "o motor" do blog. Era ela quem tratava da sua actualização (quase) diária e da moderação das discussões. Com a troca da Isabel pelo Náná (Bernardo Pinto) o blog vai sofrer algumas alterações, com a criação de algumas "rúbricas" novas e um estilo de comunicação diferente. Mas a grande função do blog mantém-se sempre: apróximar as várias gerações de jogadores do clube e dar a conhecer ao exterior o CDUP-Rugby

2 comentários:

Anónimo disse...

Entrevista o VILLAX!

Anónimo disse...

PARABÉNS! O CDUP é um pequeno grande clube, mas isso apenas se deve a força de vontade daqueles que o representam, que jogam e treinam o seu clube, apenas e só com a determinação do Amor a camisola. É pena porque estes atletas que agoram ficaram campeões, de sub 18 já têm muitas provas dadas, e merecem o reconhecimento de todos. Bom pelo menos têm o apoio dos Pais e dos técnicos, que durante toda a epóca se dedicam muito a esta causa!
Um grande abraço para o Miguél e para o Francisco, pela sua competência em fazer destes atletas, uns campeões e isto vai no futuro fazer deles os homens melhores!!!
Um grande beijinho de parabéns .... de uma Mãe muito babada!!!! ....