quinta-feira, janeiro 15, 2009

2 Anos de Coisas de Rugby


Por norma não costumo fazer balanços nem sou muito de comemorar aniversários ainda para mais de projectos como este blogue, já que comentar esse acontecimento, soa sempre a “auto-elogio barato”, mas depois de 169 “Post’s, 761 comentários, o Coisas de Rugby comemora 2 anos no próximo dia 17 de Janeiro de 2009 e como tal urge fazer uma pequena retrospectiva deste espaço informativo.
Joguei este magnífico desporto durante 5 anos, dos 14 aos 19 anos no Técnico, um clube que muito estimo e que muito me ensinou, já que foram mais as vezes que me deram a “cana para pescar” do que propriamente o “peixe”. Depois abandonei o deporto e tornei-me “treinador” (duplas aspas!) aos 23 anos da equipa de Rugby Universitário do ISEG. Este último período foi uma experiencia muito mais interessante do que estava à espera já que aceitei o desafio de forma quase displicente, mas tive a sorte de encontrar um grupo que já não jogava algum tempo e embora me lembre com saudade das vitórias (apesar de ser mau treinador ainda foram algumas, já que ficamos em 5º lugar e quase que nos qualificamos para a disputa do 3º e 4º lugar!!!) o que mais recordo com carinho foi a forma como todos entramos em campo no primeiro treino de grupo. As saudades do cheiro da relva, a “fome” de bola, o ritual do balneário, o desejo de fazer a 1ª placagem. Recordo também ter tido pessoas que nunca tinham jogado Rugby na vida e embora no inicio tenha sido muito confuso para eles, a maior parte adoptou a modalidade quase como desporto principal e surgiram a partir daí jogadores com grande expectativas de futuro, nomeadamente um jovem, pequeno, magro com um ar até meio frágil mas placava tudo o que lhe aparecia na frente, como por exemplo num jogo, um “pilar” enorme do Técnico (equipa Universitária) que avançou para ele com desprezo e que foi surpreendido por tamanha placagem. Lembro-me de entrar em campo, dirigir-me a esse Pilar e dizer-lhe: “é tramado não é” (tramado é um termo alternativo ao que foi dito realmente!!!). No fundo esse rapaz franzino utilizou as leis da física e provou a todos que não interessa a idade, tamanho e largura para jogar Rugby, ele provou que uma boa dose de coragem, loucura e inteligência são um bom inicio para dar os primeiros passos neste desporto.
As vicissitudes da vida levaram-me a um novo afastamento, mas há precisamente 2 anos as saudades eram novamente muitas e como tal resolvi assistir a um Direito vs Benfica. Para não estar de mãos vazias resolvi levar um bloco e fazer um resumo da partida e foi assim que o blogue nasceu, a 17 de Janeiro de 2007 com um resumo detalhado do jogo. (que será postado no próximo Sábado, como forma de celebrar esta data, daí este texto ser publicado hoje). Depois fui falando com algumas pessoas, inclusive o Arquitecto João Paulo Bessa, que me foi enviando alguns dados estatísticos e a partir daí comecei a fazer análises estatísticas de jogos, sendo a primeira de um CDUL vs CDUP no dia 10 de Fevereiro de 2007 (também terá direito a uma postagem no próximo Sábado). A partir daí o “Coisas de Rugby” foi ganhando notoriedade e reconhecimento pela pequena comunidade “rugbistica” portuguesa. Mais uma vez este projecto que começou de forma descontraída e displicente, ganhou maturidade e apesar das dificuldades manteve também alguma regularidade. Infelizmente ela não pode ser maior, já que preciso de ganhar dinheiro para poder sobreviver, pelo menos para a caneta, o caderno e o computador com ligação à Net!
Gostava de celebrar estes 2 anos de actividade, no bonito Estádio do Restelo a assistir ao Belenenses vs Agronomia às 15h e sair depois “disparado” para o Campo da Guia para assistir ao Cascais vs Técnico e no Domingo ir ver o Benfica vs CDUL, com o meu material de recolha de informação, mas estarei mais uma vez ausente de Lisboa e não poderei assistir aos jogos deste fim-de-semana.
Admito que gostaria de poder dedicar-me ao Rugby de forma total, mas não havendo oportunidades para tal, a análise estatística à época 2008/2009 não será tão rigorosa como gostaria.
Não sei se em 2010 estarei a celebrar o 3º aniversário deste blogue, até porque o blogue nasceu como já referi de forma descontraída e portanto resta-me dizer que o caminho faz-se caminhando!

Luís Sá
http://www.coisasderugby.blogspot.com/

P.S. Abraços e Beijinhos especiais a todos aqueles que acompanham e visitam o Coisas de Rugby, bem como a toda a comunidade “blogueira rugbistica”!

12 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo 2º aniversário do teu Blog!

A**

Anónimo disse...

Um abraço do teu tamanho.

Miguel Rodrigues

Anónimo disse...

Parabens Luís e continua o bom trabalho!!!

Artur Conceição

Anónimo disse...

Deixar um forte abraço pelos 2 anos deste blogue.
Tenho pena, e julgo que posso falar por muitos mais, que quem de direito não tenha reconhecido, valorizado e aproveitado o teu trabalho.
CPS:
CDJ

Anónimo disse...

Muitos Parabéns!

Esperamos todos que possas continuar a desenvolver o teu magnifico trabalho!

Anónimo disse...

Parabéns e muito obrigado pelo seu esforço e empenho. è de facto o blog que marca a diferença...pena é que isto seja apenas um hobie, tanto havia a fazer...Força para continuar. Um abraço

Anónimo disse...

Muitos Parabéns, espero que possam ser muitos mais!

Rugby Portugal disse...

Nota prévia: Eu sei que são seis da manhã, portanto caso a moderação estivesse ligada isto só seria aprovado a horas mais correctas.

Vim até aqui mandar-te um abraço, agradecer o enorme trabalho que fizeste até aqui no Coisas de Rugby e dar-te os parabéns, meus e do Rugby Portugal, pelo 2º aniversário.

Fico feliz por admitir que o Coisas de Rugby é motivo de inspiração e de elogio para muitas das pessoas que comigo falam sobre o tema da comunidade portuguesa de 'bloggers' de rugby.

Prova disso, por exemplo, é o facto de serem estas horas e eu, nesta pausa por entre actualizações, ter aproveitado para visitar o teu espaço e deixar aqui esta mensagem.

Um abraço,

Bernardo Rosmaninho

Anónimo disse...

Parabéns! Votos de uma longa vida para este blog

Jorge disse...

Muitos Parabéns caro amigo Luis Sá.
Fazes um trabalho excelente e o teu blog é sem duvida um ponto de paragem à 2f para ler os acontecimentos rugbisticos do fim de semana anterior.
Um grande abraço
Jorge Ponte

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário e por todo o excelente trabalho q tem vindo a ser desenvolvido!abrç

Anónimo disse...

Parabens Sá, lembro-me que ainda fiz um joguinhos por essa equipa do iseg...;)

Continua, está mais que visto que toda a gente gosta de vir visitar o blog à procura de mais informação acerca dos jogos.

Um abraço,

Nina