domingo, março 22, 2009

Roménia - 21; Portugal - 22


Portugal na frente

JOSÉ RODRIGUES

Os Lobos confirmaram os "receios" da International Rugby Board, publicados na sua página oficial, na qual notava que as estatísticas não ganham jogos, como de facto aconteceu com Portugal, que venceu a Roménia e subiu ao comando do Seis Nações B.
Esta foi a primeira vitória das Quinas em solo romeno e a segunda no historial dos embates entre as duas selecções, fazendo com que Portugal termine a primeira volta no grupo da frente (hoje jogam Rússia e Geórgia e os russos ainda têm de defrontar a Alemanha), o que deixa excelentes perspectivas de apuramento para o Mundial'2011.
Em campo, os portugueses vingaram-se dos rivais da Transilvânia, aplicando-lhes a mesma receita de que sofreram nos últimos três embates - vencer nos últimos minutos.
É certo que Portugal começou muito mal este apuramento para o Mundial da Nova Zelândia, perdendo em casa com a Rússia (14-18), mas a recuperação foi boa e fecha com três vitórias consecutivas.
O embate de Bucareste teve um início comprometedor, com os romenos a marcarem um ensaio aos quatro minutos de jogo.
A reacção dos Lobos foi muito boa e a partida desenrolou-se sob forte equilíbrio e muita combatividade entre blocos e com ambas as defesas muito pressionantes, a não darem espaços aos rivais.
Já perto do intervalo, a Roménia conseguiu algum ascendente e marcou o segundo ensaio, fixando o resultado ao intervalo em 15-6.
O recomeço do jogo voltou a ser marcado pelo equilíbrio e só na cobrança de penalidades o marcador se alterava. Nesta fase, os romenos chegaram aos 21-9, marca que se foi mantendo até aos 76 minutos e que deixava os anfitriões satisfeitos, com a vitória a espreitar ao fim de duas derrotas consecutivas.
Uma penalidade a castigar a Roménia permitiu, a um inspirado e seguro Pedro Cabral, com um pontapé de 40 metros, colocar Portugal sete pontos da vitória (um ensaio transformado) reduzindo para 21-15.
Era o esforço final e a Alcateia mostrou toda a raça, com três minutos finais demolidores.
De uma formação ordenada ainda na área de 22 metros lusa, os portugueses saíram a jogar, fizeram várias fixações até nova falta - estratégica dos romenos -, mas na cobrança, Severino (entrou para substituir Acosta), marcou o ensaio que valeu a Pedro Cabral a transformação da vitória, que coloca os Lobos no rumo do apuramento.
Reacções

"A Roménia jogou bem 70 minutos e nós beneficiámos de uma penalidade que nos permitiu ir à vitória"
Tomaz Morais

"Há três anos que venho perder injustamente, mas hoje apesar de eles terem jogado bem, justificámos a vitória com dez minutos finais fabulosos"
João Correia

"A penalidade era a hipótese de discutirmos o jogo e não podia falhar. Veio o ensaio e enquanto e festejavam eu lutava para dominar os nervos, pois tratava-se de um pontapé decisivo"
Pedro Cabral


Roménia 21 Portugal 22

Local: Arcul de Triumf

Árbitro: Philippe Bonhoure (França)

Catalin Nicolae; Catalin Fercu, Adrian Barbuliceanu, Ionut Dimofte e Stefan Ciuntu (5); Razvan Stanca e Petre Mitu (2+3+3+3); Alexandru Manta (5), Stelian Burcea (cap) e Florin Corodeanu; Cristian Petre e Alin Coste; Ion Paulica, Catalin Beca e Nicolae Nere

Treinador Alexandru Achim

Ao intervalo 15-6

António Aguilar (Pedro Leal); David Mateus (Adérito Esteves), Pedro Silva, Diogo Mateus e Gonçalo Foro; Pedro Cabral (3+3+3+3+3+2) e José Pinto; Tiago Girão (Julian Bardi), João Uva (Salvador Palha)e Vasco Uva; Eduardo Acosta (Juan Severino, 5)e David Penalva; Cristian Spachuck, João Correira e Juan Murré (João Júnior)

Treinador Tomaz Morais


Fonte. Jornal "OJOGO"




4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Portugal!! Cabral: és o maior.

Anónimo disse...

cuidado cabral se alguém de agronomia ler isto ainda és morto

Anónimo disse...

Luis Sá, aqui fica uma sugestão.

Faça traduzir por nº o contributo que o treinador de avançados, Murray Henderson, deu desde que está a trabalhar com a SN, Agosto de 2008, salvo erro.

A**

Anónimo disse...

luis vai às olaias no sábado!

abraço