sábado, junho 02, 2007

Entrevista a Miguel Rodrigues do blog www.cdul.blogspot.com


Com o objectivo de divulgar alguns blogues portugueses que falam sobre rugby tomei a iniciativa de entrevistar alguns dos autores.


Como tal fica a "entrevista" com o Miguel Rodrigues e o blogue www.cdul.blogspot.com



LS - Que comentário faz à época de 2006/2007 no Campeonato Nacional de Honra?


M.R - A má coordenação entre o calendário do campeonato e os trabalhos da selecção deram cabo desta competição. Nos dias de hoje, é inaceitável que a FPR não tenha previsto que Portugal podia ter de ir às repescagens, e que não tenha sido logo em Setembro, ou mesmo antes, pensado um plano B para o campeonato e comunicado aos clubes atempadamente. Dá impressão que é tudo feito em cima do joelho e muitas decisões tomadas em função das influências exercidas pelos lobby's dos clubes. A confusão causada pelo adiamento de jogos, por haver equipas que tinham jogadores a trabalharem na selecção, os regulamentos que não foram adaptados às novas designações das competições, com omissões polémicas, a impensável falta de trios de arbitragem em muitos jogos, diversas situações de mau comportamento do público, de jogadores e dirigentes, um Conselho Disciplinar lento nas suas decisões, etc., deram uma péssima imagem de uma modalidade que tem tudo para ter sucesso em Portugal. Os maiores prejudicados por tudo isto foram os jogadores e os adeptos. Creio que se a FPR não sofrer uma profunda reestruturação, corremos o risco de estas situações se repetirem e agravarem, as pessoas que gostam verdadeiramente desta modalidade têm de reagir e acabar de vez com esta anarquia.


L.S. - Quais foram para si os pontos fortes e os pontos fracos do CDUL esta temporada?


M.R - Pontos fortes: um plantel grande, equilibrado, com muitos jovens de valor. Um bom espírito de grupo com uma excelente identificação com a 2ª equipa técnica (Cassi, Melo e Castro, Pedro Gonçalves e Tó Zé Granger). Os reforços neo-zelandeses que eram de bom nível e foram uma mais valia para a equipa. A confirmação do valor de vários jogadores.
Pontos fracos: um mau início de época, por falta de confiança e maturidade (ver as derrotas com o Benfica na Sobreda, com o Cascais no EUL e com a Agronomia na Tapada - 1ªvolta), parecia que ia ser mais uma época à CDUL: grandes promessas mas sem resultados.


L.S - Qual foi o jogo do CDUL que mais gostou de assistir esta época?


M.R - Não vi todos, houve vários que gostei bastante, mas os 2 últimos jogos contra a Agronomia foram excepcionais, o primeiro pela recuperação fantástica, foi galvanizante, e o segundo por tudo: o significado de uma ida às meias finais ao fim de tantos anos, o ambiente na Tapada, a forma como os jogadores viveram e se entregaram, o jogo de resultado incerto quase até ao fim, foi a seguir ao jogo da final o melhor espectáculo deste campeonato. O que gostei menos foi contra o CDUP no EUL.


L.S - Prognósticos para a próxima época; em termos globais e em particular o CDUL?


M.R - A organização do campeonato é uma incógnita e poderá voltar a afectar a prestação de várias equipas, tal como aconteceu este ano, mas esperemos que haja bom senso e que as coisas entrem na normalidade. A Agronomia e o Direito vão continuar a ser as equipas mais fortes e os principais candidatos ao título, não tão fortes mas também candidatos: o CDUL, o CDUP e o Belenenses. Existem factores que poderão baralhar os prognósticos: o abandono de alguns internacionais depois do mundial, o abandono de jogadores mais velhos, a capacidade de afirmação de jogadores jovens, a contratação de estrangeiros e as "aquisições" internas. O CDUL se conseguir acertar nos reforços estrangeiros, tem potencial para disputar o título de campeão nacional.


L.S. - Para aqueles que não conhecem o seu blogue, gostaria que deixassem alguns comentários sobre o mesmo.


M.R - A minha ideia inicial (há 3 anos quando o ISLA contratou o Duarte Cardoso Pinto, como designer) era fazer uma newsletter electrónica semanal, na qual através de correspondentes em todos os clubes, fossem feitos relatos de todos os jogos do campeonato, fossem apresentados os clubes: plantéis, projectos, entrevistas a dirigentes e jogadores, etc. Os patrocinadores também teriam o seu espaço através de entrevistas e publicidade. Era um projecto ambicioso que os afazeres profissionais não deixaram desenvolver. O bichinho ficou porque gosto de rugby, apesar de nunca ter jogado, e porque acho que o rugby é um excelente veículo publicitário, mas ignorado pelos profissionais de marketing e pelas empresas. Quando descobri os blogs de rugby, o único verdadeiramente interessante era o Belenenses XV (continua a ser um dos melhores), do Rui Vasco e do Afonso Nogueira, achei que o CDUL também tinha de ter um espaço dinâmico onde se divulgasse a nossa actividade. Daí ter criado o blog do CDUL que visa também a divulgação do rugby em geral, resultados nacionais nos escalões seniores, juniores, juvenis e iniciados, com muita imagem dos jogos e notícias sobre o que se passa lá fora. É um blog de um clube, no qual todos são bem vindos e podem participar. Os comentários são livres, com todos os riscos que isso acarreta (são apagadas as mensagens ordinárias). Tentamos ser isentos mas nem sempre conseguimos, de vez em quando gostamos de levantar umas polémicas, mesmo com os nossos amigos (ao fim e ao cabo para que é que servem?). O blog dá bastante trabalho, mas é bastante compensador, e tem tido um sucesso muito interessante. Desde a sua criação em 27 de Dezembro de 2006, teve 41.000 visitantes. Acho que os blogs são ferramentas fáceis de utilizar e excelentes meios de divulgação e promoção do rugby. Os meus blogs de referência a nível nacional são: Belenenses XV, Zé do Melão, Coisas de Rugby e Cascalheira, espero que continuem. Também consulto sempre o Máfia Verdíssima (está a mudar) para saber o que se passa lá em cima.


P.S. Brevemente será publicada entrevista ao "Zé do Melão"

9 comentários:

Anónimo disse...

ah ganda rodrigues!! vai buscar!!

Anónimo disse...

o substituto do ze do melao:

http://www.raguebituga-bloguista.blogspot.com/

Anónimo disse...

O blog do Miguel (já sei, já sei que a minha opinião é suspeita...) é o melhor blog (sério) do país.
Para alem da melhor cobertura dada a um clube (fotográfiva e informativa), publica trabalhos sobre outros clubes, é extremamente informativo nacional e internacionalmente, abrange todos os escalões, actualizado ... ...

Parabens Miguel e um abraço

Anónimo disse...

Miguel, não compreendo como diz que o pior jogo do cdul este ano foi contra o Cdup...não houve um jogo qualquer em que levaram 87-0?!!?

Anónimo disse...

Mas o Miguel não diz que o «pior jogo». Diz que foi aquele que gostou menos.

O analfabetismo funcional é uma coisa lixada...

Anónimo disse...

Luis, vais ver algum torneio de sevens?! podias fazer umas cronicas?!

Anónimo disse...

Miguel

Obrigado pela referência ao Belenenses XV, a qual já pouco se justifica. Se há uns meses a actualização era não apenas diária mas feita várias vezes ao dia, hoje o Blog é construído apenas quando ha vontade... No fundo deixou de ser uma «obrigação», o que até é bom... Mas perdeu dinâmica. Paciência.

No fundo, o Belenenses XV foi feito para o interior do Belenenses - chamando sócios ao Rugby - mas acabou por ser encarado por muitos como uma coisa dirigida para fora. Nada mais errado.

Hoje não é carne nem é peixe.

Um abraço e continue o magnífico trabalho. Pessoalmente estou de acordo com o José Mª Caupers.

Rui Vasco

Anónimo disse...

E que tal uma entrevista com o treinador do Belas, que foi suspenso pela federação durante 3 (TRÊS) anos!!!! Deve ter sido mesmo grave... Será que ele nos pode explicar? Desde quando é que a federação castigava assim (três anos!!) um treinador da divisão de honra? Era logo uma chuvada de reclamações!
Mais uma vergonha da dita federação...

Anónimo disse...

O Bralio de Oliveira da Agronomia foi expulso durante os tais 3 anos! Portanto não é novidade!